Como começar a se preparar para a redação do ENEM 2022?

por | dez 23, 2021

Início » Enem » Como começar a se preparar para a redação do ENEM 2022?

Você vai fazer o ENEM 2022? Comece a se preparar para a redação agora! Confira as dicas que preparamos para você neste post.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova muito importante para quem sonha entrar na universidade, pois tirar uma boa nota na prova pode ser uma porta de entrada para aquele curso super concorrido. Você vai fazer o exame no próximo ano? Então, comece a se preparar para a redação do ENEM 2022 agora! Afinal, essa etapa da prova possui um grande peso na nota final e, por isso, deve ser estudada com atenção e antecedência.

Confira a seguir as dicas que preparamos para você organizar os seus estudos e se sair bem na redação do ENEM 2022. Siga a leitura!

 

Conheça as competências avaliadas

 

Antes de tudo, é essencial que você se informe sobre como é avaliada a redação do ENEM e a estrutura cobrada. Em suma, os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo de acordo com o tema proposto pela banca, que somente é revelado no dia da prova. Nesse texto, você deverá:

Segundo a Cartilha do Participante, a redação deve obedecer algumas competências que são exigidas e avaliadas pela banca avaliadora, são elas: 

  • demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para entender mais a fundo como a redação do ENEM 2022 vai funcionar, leia a Cartilha do Participante disponibilizada pelo Inep e fique de olho no edital do ENEM que sempre é publicado alguns meses antes da prova.

 

Faça um cronograma de estudos

 

A nossa segunda dica é: planeje os seus estudos! Para se dar bem na redação do ENEM é necessário investir em uma preparação antecipada e muito treinamento. Isso quer dizer que não adianta deixar para estudar em cima da hora, viu? É estudando um pouco a cada semana que você irá assimilar o aprendizado, desenvolver a sua habilidade para a escrita e alcançar a nota máxima.

Nós indicamos que você treine a redação pelo menos uma vez por semana. Para isso, defina um dia para estudar a redação e escolha um tema diferente a cada semana para treinar. Anote todas as dúvidas que surgirem durante a escrita em um caderninho e, depois, reserve um tempo para dar atenção a esses pontos que devem ser melhorados.

Você percebeu que tem mais dificuldade em formular a proposta de intervenção? Ou a sua maior dificuldade é a gramática? Reserve uma hora para estudar essas competências!

 

Amplie o seu repertório

 

Os repertórios socioculturais fazem parte dos critérios avaliados pela banca e se referem ao conhecimento de mundo do participante sobre o tema. Trata-se de referências como filmes, citações, livros, séries, notícias, pesquisas ou até mesmo uma música daquele artista que você tanto gosta!

É muito comum que os participantes tenham dificuldades de lembrar de um repertório relacionado ao tema no dia do exame. Por isso, uma dica prática que irá te ajudar é anotar em um caderno tudo o que você consumir durante o ano e achar que pode ser usado na redação.

Assistiu a um filme que aborda um assunto pertinente para o ENEM? Leu uma manchete de jornal ou uma pesquisa atual? Anote em seu caderno! Ao tomar notas, você exercita a sua memorização e consegue lembrar mais facilmente dos repertórios no dia da prova.

 

Acompanhe as notícias atuais

 

Estar por dentro das atualidades é essencial para se sair bem na prova do ENEM, tanto na redação quanto nas questões. Portanto, tenha o hábito de ler sites de notícias confiáveis e/ou acompanhar os noticiários e podcasts.

Nós sabemos que, muitas vezes, com a correria do dia a dia é difícil acompanhar tudo o que acontece no mundo. Por isso, o ideal é reservar pelo menos uma horinha do dia para se informar sobre as notícias que estão rolando no momento. Isso fará com que o seu repertório e conhecimento de mundo aumentem muito!

 

Leia redações anteriores

 

Uma ótima forma de se preparar para a redação do ENEM 2022 é ler as redações nota mil das edições anteriores. Você consegue acessar alguns exemplos de redações no final da própria Cartilha do Participante. Ao ler uma redação nota 1000, observe a forma como as ideias foram construídas e articuladas aos repertórios e proposta de intervenção.

 

Pratique a redação

 

Lembre-se dessa dica como um mantra: só se aprende a escrever bem, escrevendo! A escrita é uma habilidade que só se adquire com muito treino, por isso é importante que você inclua em sua rotina de estudos a prática de redação.

Porém, não basta colocar apenas a mão na massa. Neste momento, é fundamental que você tenha uma ajuda profissional para corrigir a sua redação e direcionar você sobre como melhorá-la. Afinal, muitas vezes não conseguimos identificar os nossos pontos fracos sozinhos. Inclusive, discutimos sobre isso no oitavo episódio do Papo Redação, o nosso podcast, dá uma olhada:

 

https://open.spotify.com/episode/2Zr9Qz3KSw5aF8pGUYQia5?si=X5ogUqvCRKOS_31xIwAUZg

É aí que a plataforma do Redação Online pode ajudar você nessa jornada! Nossa equipe de corretores especializados em redação pode ajudar você a aperfeiçoar a sua escrita e alcançar a tão sonhada nota máxima no ENEM!

Funciona assim: ao assinar um dos nossos planos, você tem acesso à plataforma e pode escolher um tema de redação para praticar – toda semana nós postamos aqui no blog e na plataforma um tema novo! Em apenas três dias, um corretor irá corrigir a sua redação, dar uma pontuação e dicas para aperfeiçoá-la!

Que tal começar o ano com a gente? Confira os nossos planos e comece a se preparar agora para a redação do ENEM 2022!

 

 

Quer conferir mais dicas de como se preparar para a redação do ENEM 2022? Confira o vídeo que a professora Chay preparou:

 

https://www.youtube.com/watch?v=VgnPjaHwf9M
Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM