logo redação online

Dia Nacional do Livro | 29 de Outubro

livro aberto

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro. Foi escolhido essa data por ser uma homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro.

O livro tem uma grande importância em nossas vidas, afinal, eles possuem benefícios que nos ajudam de diversas maneiras: estímulo da criatividade, melhora no vocabulário e o enriquecimento da leitura.

Quer saber a história e a origem do Dia Nacional do Livro, além de indicações de citações e repertórios relacionados aos livros nacionais? Continue lendo este artigo!

Como surgiu o Dia Nacional do Livro?

Essa data surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Nesta época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa e assim se formou o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1810.

O Brasil começou a editar seus próprios livros em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, e o primeiro livro a ser editado foi “Marília de Dirceu”, do escritor Tomás Antônio Gonzaga.

História do livro

Os primeiros registros gráficos dos livros eram feitos em papiro, uma espécie de lâmina retirada do caule de uma planta e que possibilitava a escrita. Tempos depois o papiro foi substituído pelo pergaminho, que podia ser costurado, já que era feito de pele de animal.

O papel chegou na Idade Média e os livros começaram a substituir os pergaminhos. No ano de 1455, o alemão Johannes Gutenberg criou uma técnica de prensa com uma impressora que reproduzia letras e símbolos com relevo esculpidos em metal, isso se espalhou rapidamente pela Europa e em seguida pelo mundo.

No século XX, começaram a surgir as bibliotecas organizadas e coleção de livros. Já no século seguinte, as bibliotecas passaram a ser construídas para a frequentação de leitores.

Com o avanço da tecnologia, surgiram os livros digitais, eles podem trazer novas publicções em meios digitais e também reproduzir as mais antigas publicações da história.

Como criar o hábito de leitura?

Algumas pessoas não possuem com tanta facilidade este hábito, mas gostariam de ter. Existem várias formas para começar a ler livros em sua rotina:

  • Evite cobranças: leitura deve ser um ato de prazer e não uma pressão, sempre se lembre disso, por isso, siga o seu ritmo.
  • Entregue-se à leitura: escolha um local tranquilo para ler, de preferência sem barulhos que possam tirar a sua atenção.
  • Carregue o livro com você: é comum durante a rotina passar muito tempo em um ônibus, metrô, consultório médico, entre outros, enquanto aguarda leia o seu livro.
  • Estabeleça um tempo diário: você pode colocar um objetivo de 15 a 30 minutos diários, ou a quantidade de páginas ou capítulos diariamente.
  • Troque o livro: se você começou a ler um livro e não gostou, não pare por causa disso, troque de livro, algum deles irá despertar o seu interesse.

Qual é a importância da leitura?

Ela é muito importante para a saúde mental das pessoas. Além disso, ela é relaxante, um ótimo exercício da memória e também é um estimulante da sua imaginação.

Por meio da leitura conseguimos aumentar o nosso conhecimento, melhorar o vocabulário e facilita na interpretação das palavras. Praticar a leitura ajuda a construir um raciocínio textual e a sua comunicação no dia a dia.

Para os estudantes que estão se preparando para o vestibular e Enem, a leitura ajuda na interpretação de texto, e nos repertórios para a prova de redação.

Atividades para o Dia Nacional do Livro

As instituições de ensino e escolas podem comemorar a data de diferentes formas, como, por exemplo, organizar atividades que promovam a reunião de alunos e professores e dialoguem sobre a importância da leitura e o que estão lendo no momento.

Sugestão 1: Organizar uma feira do livro na escola, na qual cada aluno terá um tempo para ler o livro que desejar e após isso elaborar um resumo nas aulas de português.

Sugestão 2: Apresentar nas aulas de português quais livros são importantes para o Enem e também quais são as leituras obrigatórias de alguns vestibulares.

Frases sobre livros

  • “A memória é o essencial, visto que a literatura é feita de sonhos e os sonhos fazem-se combinando recordações.” – Jorge Luís Borges
  • “Agarra num livro, ele é uma arma.” – José Martí
  • “Os melhores livros são aqueles que os leitores gostariam de ter escrito.” – Blaise Pascal
  • “A leitura é para a inteligência o que o exercício é para o corpo.” – Richard Steele
  • “A tarefa da literatura é ajudar o homem a compreender-se a si próprio.” – Máximo Gorki
  • “As leis morrem, mas os livros não.” – Edward Bulwer-Lytton
  • ”O livro – uma referência do mundo dos símbolos, da representação, do sonho alternado com a vigília.” – Jorge Semprún
  • “A leitura de todos os bons livros é como uma conversa com os mais ilustres homens dos séculos passados.” – René Descartes

Outras celebrações relacionadas à Livro

Repertórios socioculturais relacionados à livros e leitura

Filmes: A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (2018), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), A Menina Que Roubava Livros (2013), O Mestre dos Gênios (2016), Um Sonho de Liberdade (1994), Garota Exemplar (2014), A Cabana (2017), A Última Carta de Amor (2021), As Palavras (2012), Extraordinário (2017), Diário de um Banana: Dias de Cão (2012).

Livros:  O Nome da Rosa (Umberto Eco), A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak), O Encantador de Livros (Lucas Sousa), O Mundo da Escrita: Como a literatura transformou a civilização (Martin Puchner), Farmácia Literária (Susan Elderkin), O Clube de Leitura de Jane Austen (Karen Joy Fowler), No Mundo dos Livros (José Mindlin), A Louca da Casa (Rosa Montero), O Livro no Brasil: Sua História (Laurence Hallewell), Diária das Coincidências (João Anzanello Carrascoza).

Séries: Anne com E (2017), The Witcher (2019), Bridgerton (2020).

É educador ou gestor educacional? O Redação Online é a maior plataforma de correção de redações para escolas, faculdades e cursinhos preparatórios. Ademais, nosso sistema de inteligência artificial é o mais completo do mercado, contando, inclusive, com detector de plágio e anti-cheating. Então, quer aumentar aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos ou otimizar a correção de redações em processos seletivos? Conte com a nossa tecnologia!

É vestibulando(a)? Então, envie agora suas redações em nossa plataforma e receba a correção para melhorar sua escrita para Enem e vestibulares.

POSTS RELACIONADOS

Dia do Leitor | 7 de Janeiro

Dia do Leitor é comemorado anualmente em 7 de janeiro. Esta data é dedicada às pessoas que são apaixonadas pelos livros e também nos lembra