Dia do Escritor | 25 de Julho

por | jul 12, 2022

Início » Datas Comemorativas » Dia do Escritor | 25 de Julho

O Dia do Escritor é comemorado em 25 de julho, e tem como objetivo lembrar da importância do trabalho desses profissionais, que têm o poder de transmitir conhecimento, cultura, contar histórias, criar personagens marcantes e transformar as pessoas e o mundo por meio da escrita

Sejam livros didáticos, de ficção, histórias fantásticas, narrativas breves, crônicas, análises não ficcionais do passado ou do presente, todas têm em comum uma característica: foram escritas por alguém.

Afinal, começamos a aprender a escrever ainda na infância, fazendo despertar nosso interesse pela leitura, estimulando a fala, a criatividade e a capacidade de raciocínio. Ler e escrever são hábitos que serão levados para a vida toda!

Quer saber mais sobre o Dia do Escritor e indicações de citações e atividades relacionadas a este dia? Continue lendo este artigo!

 

Como surgiu o Dia do Escritor?

 

Dia Nacional do Escritor surgiu por meio de uma portaria de 23 de julho de 1960, assinada pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido (1904-1967).

Essa data foi escolhida porque em 1960 seria realizado o I Festival do Escritor Brasileiro, no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira de Escritores (UBE), cujo vice-presidente era o escritor Jorge Amado.

 

A importância da escrita

 

A importância da escrita está no desenvolvimento de novas habilidades, como redigir textos de diversos gêneros e saber a ortografia da língua portuguesa. Além, de assim poder ter o registro de informações importantes que ficarão acessíveis para as próximas gerações. Saber escrever é algo fundamental para a formação escolar do estudante e nossa vida no cotidiano!

 

Dicas para desenvolver uma boa escrita

 

  • Pratique bastante: já ouviu falar que “a prática leva a perfeição”? Na escrita isso não é diferente, você precisa ler, colocar em prática e tirar alguns minutos do seu dia para escrever.
  • Tenha referências literárias: para escrever bem, você precisa ler bastante, e nada melhor do que revisar textos para encontrar o estilo de escrita ideal para você. Além de que, observando outras obras literárias, a sua originalidade começa a aparecer, fazendo você se tornar um ótimo escritor.
  • Estude a nossa língua portuguesa: é preciso estudar ela para dominá-la e assim fazer um texto sem erros de pontuação, conjunção verbal, plural, para não distorcer a interpretação do leitor.
  • Sempre mantenha a coesão e coerência: ter a coesão e coerência é essencial para uma melhor compreensão textual e para ter uma escrita melhor de redação em qualquer área.
  • Pense no objetivo final do texto: um bom escritor precisa conseguir transmitir uma objetividade clara em sua obra. Quando finalizar o texto, não se esqueça de avaliar se o objetivo final foi alcançado. Peça para alguém ler e responder o que a pessoa entendeu.

 

Atividades para o Dia do Escritor

 

As escolas de Ensino Fundamental (I e II) e a de Ensino Médio podem, por exemplo, fazer atividades na aula de Português para incentivar os alunos a sua escrita e explicar sobre a importância da escrita, que será fundamental na redação do Enem e vestibulares – provas responsáveis por definir o futuro dos estudantres -, concursos públicos, ambiente de trabalho e até mesmo no cotidiano.

Sugestão 1: Na semana do Dia do Escritor pedir que os alunos elaborem uma autobiografia, o professor avaliar na plataforma do Redação Online e expor em sala o que mais lhe chamou a atenção durante a leitura dos textos.

Sugestão 2: Fazer no Dia do Escritor uma roda de conversa sobre os escritores favoritos dos alunos e quais tipo de textos eles escrevem, para ampliar o leque de obras que os colegas conhecem.

Sugestão 3: Criar um evento nesta data com os pais dos alunos. Os estudantes deverão apresentar os textos elaborados por eles.

 

Frases sobre Escrita

 

  • Escrever é estar no extremo de si mesmo.” – João Cabral de Melo Neto
  • Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.” – Carlos Drummond de Andrade
  • Quando os escritores morrem, eles se transformam nos seus livros. O que, pensando bem, não deixa de ser uma forma interessante de reencarnação.” – Jorge Luis Borges
  • O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar. – Eugène Delacroix
  • Na minha opinião, ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção.” – José Saramago
  • O papel de um escritor não é dizer aquilo que todos somos capazes de dizer, mas sim aquilo que não somos capazes de dizer.” – Anaïs Nin
  • Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.” – Pablo Neruda

 

Outras celebrações relacionadas à escrita

 

 

Repertórios socioculturais sobre escritores

Filmes: Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Shakespeare Apaixonado (1998), Mens@gem Para Você (1998), As Horas (2002), Janela Secreta (2004), Desejo e Reparação (2007), Escritores da Liberdade (2007), Sem Limites (2011), Meia-Noite em Paris (2011), Histórias Cruzadas (2011), Diário de Um Jornalista Bêbado (2011), As Palavras (2012), A Menina Que Roubava Livros (2013), Versos de Um Crime (2013), O Mestre dos Gênios (2016), Mary Shelley (2017), Let Them All Talk (2020).

Livros: On Writing (Stephen King), A Jornada do Escritor: Estrutura mítica para escritores (Christopher Vogler), Para ler como um escritor: Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los (Francine Prose), Escrever para não enlouquecer (Charles Bukowski), A arte da ficção (David Lodge), Como escrever bem: O clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção (Willian Zinsser), A Arte de Escrever (Arthur Schopennhauer), Para ser escritor (Charles Kiefer), Zen na arte da escrita (Ray Bradbury), Como se encontrar na escrita: O caminho para despertar a escrita afetuosa em você (Ana Holanda), Sem Trama E Sem Final – 99 Conselhos de Escrita (Anton Tchekhov), Os segredos da ficção: um guia da arte de escrever narrativas (Raimundo Carrero).

Documentários: Ferreira Gullar: o canto e a fúria (1994), Poeta de Sete Faces (2002), O Engenho de Zé Lins (2007), Só Dez Por Cento é Mentira (2008), Edgar Allan Poe: amor, morte e mulheres (2010).

Séries: Men In Trees (2006), Californication (2007), A Vida de Erica (2009), Castle (2009), Jane: A Virgem (2019), Isabel (2021), Dickinson (2019), Valéria (2020), Elas no Singular (2020), A Hora Íntima da Escritora Isabel Allende (2021), The Boy Type (2020).

 

É educador ou gestor educacional? O Redação Online é a maior plataforma de correção de redações para escolas e cursinhos preparatórios. Nosso sistema de correção é o mais completo do mercado, contando, inclusive, com detector de plágio, anti-cheating e inteligência artificial. Quer aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos e otimizar a correção de redações feita pelos seus professores? Conte com a nossa tecnologia!

 

IMPLANTE O REDAÇÃO ONLINE EM SUA ESCOLA POR R$497,90/mês

 

Nathalia da Silva

Estudante de Marketing e estagiária no Redação Online.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM