28 de Abril | Dia da Educação

por | abr 26, 2022

Início » Atualidades » 28 de Abril | Dia da Educação

Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril. A data tem como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação para o desenvolvimento dos valores mais importantes para o convívio em sociedade.

A “educação” não está associada apenas ao ambiente escolar, uma vez que não é o único local onde acontece o ato de educar uma criança ou jovem. A família, por exemplo, fornece o fundamento educacional de qualquer pessoa, logo, os pais ou responsáveis participam também da formação e desenvolvimento de crianças e jovens.

Quer saber por que o Dia Mundial da Educação se comemora em 28 de abril e indicações de citações e repertórios relacionados à educação? Continue lendo este artigo!

 

Como surgiu o Dia da Educação?

 

Essa data comemorativa surgiu no Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, em 2000. Líderes de 164 países, inclusive do Brasil, decidiram definir um dia para um movimento pela educação mundial. Estabeleceu-se o compromisso de levar a educação básica a todas as crianças e jovens do mundo até 2030.

Neste fórum, foi criado um documento intitulado “Marco de ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”. Este marco institui seis metas que deveriam ser seguidas pelos países concordantes:

  1. Expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente das crianças mais vulneráveis e menos privilegiadas;
  2. Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial às meninas e crianças em condições difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;
  3. Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania;
  4. Alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos até 2015, especialmente de mulheres, e acesso equitativo à educação básica e continuada para todos os adultos;
  5. Eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade;
  6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhecidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática e em habilidades essenciais à vida.

Muitas pessoas associaram o Fórum Mundial de Educação de Dakar ao Dia da Educação. Entretanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera 24 de janeiro como Dia da Educação. Por costume, 28 de abril continua sendo celebrado anualmente por educadores de todo o mundo.

Por que a educação é tão importante?

 

A educação é um direito essencial que tem impacto em todas as áreas da nossa vida. Por meio da educação, é possível promover o desenvolvimento social, econômico e cultural, além de assegurar o cumprimento de outros direitos. A educação dignifica os cidadãos, que aprendem sobre valores sociais e seus direitos.

Alguns exemplos dos impactos sociais causados pela educação: fortalecimento da cidadania e da democracia, acesso a direitos, melhora na compreensão e na integração com as pessoas e com o mundo, auxílio na proteção e preservação do meio ambiente, diminuição da violência, ajuda na construção de valores sociais e culturais, promoção da saúde, diminuição da pobreza, crescimento na economia, auxílio no mercado de trabalho, etc.

Atividades para o Dia da Educação

 

As instituições de ensino podem comemorar a data de diferentes formas. A escola, pode, por exemplo, organizar atividades que promovam a reunião comunidade escolar e que transmitam a importância da educação para a formação dos indivíduos.

Sugestão: O professor entrega para cada aluno uma folha de papel colorido com a palavra “Educação” e eles deve escrever nela tudo o que conseguem relacionar à educação e à sua importância. Após isso, os alunos se juntam em círculo para discutir sobre as respostas de cada um.

 

Frases sobre Educação

 

  • A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui” – Rousseau
  • O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” – Immanuel Kant
  • Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância” – Derek Bok
  • A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela
  • Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é solução” – Malala
  • Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” – Paulo Freire
  • A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” – Aristóteles
  • Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo” – Paulo Freire
  • Educai as crianças e não será preciso punir os homens” – Pitágoras

 

Outras celebrações relacionadas à Educação

 

  • Dia da Escola: 15 de março
  • Dia do Pedagogo: 20 de maio
  • Dia do Estudante: 11 de agosto
  • Dia do Professor: 15 de outubro
  • Dia dos Estudantes: 17 de novembro

 

Repertórios socioculturais sobre educação

 

Filmes: Ao Mestre, com Carinho (1967), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Como Estrelas na Terra (2007), Escritores da Liberdade (2007), A Onda (2008), Entre os Muros da Escola (2008), Preciosa (2009), Além da Sala de Aula (2011), O Substituto (2011), A Língua das Mariposas (1999), Matilda (1996), Uma lição de Vida (2010)

Livros: Caindo no Brasil (Caio Dib), Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire), Quem ama, Educa! (Içami Tiba), Eu sou Malala (Malala), Educação como prática da liberdade (Paulo Freire), Educar na esperança em tempos de desencanto (Chico Alencar e Pablo Gentili)

Documentários: Filhas do Destino (2017), Nunca me Sonharam (2017), O começo da vida (2016), Carregadoras de Sonhos (2010), Sementes do Nosso Quintal (2012), A Educação Proibida (2012), Quando Sinto que Já Sei (2014), Esperando pelo Super Homem (2010), Ser e Ter (2002), Girl Rising (2013)

Séries: Anne com E, Merlí

 

É educador ou gestor educacional? O Redação Online é a maior plataforma de correção de redações para escolas, faculdades e cursinhos preparatórios. Nosso sistema de inteligência artificial é o mais completo do mercado, contando, inclusive, com detector de plágio e anti-cheating. Quer aumentar aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos ou otimizar a correção de redações em processos seletivos? Conte com a nossa tecnologia!

 

Dara Zimermann

Bacharela em Cinema e Mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Criadora de conteúdos para a área da Educação desde 2018. Atualmente, é Coordenadora de Marketing do Redação Online.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM