logo redação online

Atualidades que podem ser tema da redação do Enem 2024!

Atualidades que podem ser tema

Com a constante evolução da sociedade e a implementação de novas leis, é fundamental ficar atento às atualidades, especialmente aquelas que se tornam tema do Enem.

Ao longo dos anos, diversas legislações recentes coadjuvaram como temas ou subtemas nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio.

Sem dúvida, neste artigo, exploraremos algumas das Atualidades que podem ser tema do Enem 2024, servindo como um guia para os estudos e preparação dos candidatos.

A Lei 4.224/21 marca um passo importante na luta contra o bullying e cyberbullying, classificando-os como crimes hediondos.

Nesse sentido, esse movimento reforça a necessidade de proteger a saúde mental dos jovens e a segurança na internet.

Essa legislação promove a inclusão, estabelecendo atendimento prioritário para pessoas com transtorno do espectro autista.

Combatendo a desigualdade social, essa iniciativa proporciona absorventes gratuitos a pessoas em situação de vulnerabilidade, isto é, abordando temas de saúde menstrual.

Com a Lei 14.806/24, busca-se promover a integridade no esporte através de alertas em rótulos de medicamentos sobre substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidoping.

A transformação do Dia da Consciência Negra em feriado nacional, pela Lei 14.759, ou seja, estimula o debate sobre racismo estrutural e celebra a cultura afro-brasileira.

A Lei 14.624/23 introduz a fita com girassóis para identificar pessoas com deficiências ocultas, já que promove a conscientização e o respeito às diversidades.

A seguir, apresentamos uma tabela com 20 possíveis temas de redação inspirados nas leis e atualidades discutidas, preparando você para o Enem e outros vestibulares.

Tema de Redação
1A criminalização do bullying e seu impacto na sociedade
2Inclusão social e acessibilidade: avanços e desafios
3Saúde menstrual como questão de saúde pública
4A ética no esporte frente ao doping
5Reflexões sobre o Dia da Consciência Negra
6A invisibilidade das deficiências ocultas
7O papel da legislação na proteção da saúde mental
8Desigualdades sociais e a importância do acesso a insumos básicos
9O impacto do bullying virtual na saúde dos jovens
10A importância da inclusão do autista na sociedade
11Direitos e desafios das pessoas com mobilidade reduzida
12A importância da doação de sangue na sociedade
13Discussão sobre a acessibilidade em serviços públicos
14Políticas públicas para a saúde da mulher
15A luta contra o racismo estrutural no Brasil
16A importância da representatividade negra na sociedade
17Discussões sobre a identidade e cultura afro-brasileira
18Acessibilidade e reconhecimento das deficiências ocultas
19O papel do esporte na promoção da ética e saúde
20A legislação como ferramenta de mudança social

Incorporar as leis recentes como suporte argumentativo na redação do Enem pode enriquecer seu texto, oferecendo embasamento sólido para suas ideias.

Desse modo, seja introduzindo o assunto na introdução ou utilizando-o como comprovação no desenvolvimento, é crucial articular esses conhecimentos de forma coesa e pertinente ao tema proposto.

Por fim, estar por dentro das atualidades que podem ser tema do Enem 2024, principalmente das leis recentes.

Esses temas não só refletem questões relevantes da nossa sociedade, como também podem ser utilizados para construir argumentações fortes e consistentes.

Então, e lembre-se, se você deseja treinar e aprimorar suas habilidades de escrita, nossa plataforma oferece mais de 400 temas para você praticar e alcançar excelentes resultados. Não deixe de acessar e preparar-se para o Enem 2024!

POSTS RELACIONADOS