TEMA DE REDAÇÃO – Inclusão de autistas no Brasil

Tema - Inclusão de autistas no Brasil

Texto 1

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em sua conta oficial no Twitter, que sancionou a lei que obriga a inclusão, no censos demográficos, de informações específicas sobre pessoas com autismo. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil. “Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE.”, tuitou Bolsonaro. A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Pelo Twitter, Bolsonaro chegou a compartilhar, anteriormente, um vídeo da presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Guerra, em que ela defendia a inclusão dos autistas na PNAD e não no censo demográfico. Os dois levantamentos são organizados pelo IBGE, mas o censo é realizado a cada dez anos e apura a totalidade dos dados demográficos. Nesta quinta-feira pela manhã, no Palácio do Alvorada, o presidente chegou a dizer, a um grupo de pessoas que pediam a sanção do projeto, que seguiria a orientação de sua equipe, favorável ao veto.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-07/bolsonaro-anuncia-inclusao-de-autist as-no-censo-2020

Exemplo Tema – Inclusão de autistas no Brasil

A série “The good doctor”, retrata a trajetória do residente cirurgião -Shaun Murphy- um jovem autista, que diariamente enfrenta desafios para mostrar sua capacidade profissional aos colegas de trabalho e pacientes. Fora da ficção, a realidade é ainda mais desafiadora, visto que a falta de conhecimento na sociedade e o despreparo profissional nas instituições de ensino são entraves consideravéis na inclusão de autistas no Brasil.
Sob esse viés, é importante ressaltar que o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), consiste em variados diagnósticos, desde casos mais leves aos mais graves. E só em 1993, que a sindrome foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde. Em razão disso, a falta de conhecimento sobre o autismo, faz com que  associem o transtorno a casos conhecidos, de modo a gerar estereótipos e dificultar na identificação da doença. Exemplo disso se vê na série, em que Shaun em vários momentos é incompreendido pelos próprios profissionais de saúde e amigos, por falta de informação.
Além disso, as dificuldades de interação social, comunicação e expressão de sentimentos e emoções são os principais sintomas do espectro autista, o que representa um grande desafio no ambiente escolar. A esse respeito, verifica-se que a falta de preparo profissional em escolas regulares ,principalmente pela a ausência de apoio terapêutico e educacional, viola significamente, os direitos sociais garantidos para todos pela Constituição Federal de 1988. Assim, a evasão escolar é muito comum por autistas, como relata dados da “O Globo”, em que no Rio de Janeiro metade dos autistas abandonaram as salas de aula, de modo que poucos chegam a concluir o ensino médio.
Fica claro, portanto, a necessidade de mudanças enérgicas desse cenário preocupante. Logo, o Ministério da Saúde em parceria com a mídia deve criar campanhas, propagandas e novelas que abordem essa temática , a fim de informar a sociedade sobre a existência do autismo, os seus múltiplos diagnósticos e a necessidade de apoio social. É importante também, que as escolas juntamente com o Ministério da Educação reformulem a política educacional do país , mediante reciclagem profissional, com o objetivo de adaptação que atenda todos os tipos de alunos , além de atividades extracurriculares que respeitem a deficiência de cada um , mas também promova a inclusão social. Dessa forma, os direitos garantidos pela Carta Magna será realidade no Brasil.