O Brasil é o 2o maior transplantador de órgãos do mundo quando falamos sobre doação de órgãos! Um orgulho, não é mesmo!? Só está faltando resolver um desafio para chegarmos ao primeiro lugar: ter mais doadores de órgãos.
O que impede que os brasileiros doem mais órgãos? Você vai descobrir hoje! Afinal, esse é um tema “quente” para o Enem deste ano.
Você sabe que escrever uma redação semanalmente é o que todo aluno nota 1000 faz… não saia desta página antes de pegar papel e lápis! Escreva uma dissertação-argumentativa para o tema “Os desafios para ampliar a conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil contemporâneo”. Tome cuidado com a coesão (competência 4!) e inclua proposta de intervenção (aqui estão ideias para os agentes).
Texto 1 sobre doação de órgãos
Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos
A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo e pode ser decisiva para determinar a sobrevivência de uma pessoa. Muitos não sabem, mas, no Brasil, existem milhares de pessoas na fila de espera para receber um órgão, sendo esse gesto de doação sua única esperança. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil é referência na área de transplantes, sendo em números absolutos o segundo maior transplantador do mundo. Vale destacar, no entanto, que esse número pode ser ainda maior caso as pessoas se conscientizem da importância da doação de órgãos.
(…)
Quais órgãos podem ser doados?
Quase todos os órgãos do corpo podem ser doados, mas alguns podem ser doados apenas após a morte do doador. São órgãos que podem ser transplantados:
- coração;
- fígado;
- pâncreas;
- pulmões;
- rins;
- córneas;
- vasos sanguíneos;
- ossos;
- cartilagens;
- tendões;
- pele;
- estômago;
- intestino.
Após serem retirados, os órgãos devem ser rapidamente levados ao seu receptor. Denomina-se de tempo de isquemia o prazo de retirada de um órgão e o transplante deste para outra pessoa. Veja a seguir o tempo de isquemia aceitável de alguns órgãos de acordo com o Ministério da Saúde.
Coração: 4 horas.
Pulmão: de 4 a 6 horas.
Rim: 48 horas.
Fígado: 12 horas.
Pâncreas: 12 horas.
fonte: https://www.redeprimavera.com.br/leitura/2023/setembro-verde-reforca-importancia-da-doacao-de-orgaos.htm
Texto 2
Texto 3
Por que Faustão recebeu coração 19 dias após entrar para fila de transplante?O apresentador Faustão ocupava o 2º lugar na lista de espera do SUS por transplante de coração. Equipe médica do 1º na fila lugar recusou o órgãoO apresentador consagrado Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, transplantou o coração neste último domingo, 27 de agosto, apenas sete dias depois de anunciar que, após avaliação médica, precisaria passar pelo procedimento cirúrgico. Sua inscrição, porém, foi feita em 8 de agosto. Conforme o Ministério da Saúde, Faustão recebeu prioridade na fila de espera pelo órgão devido seu estado de saúde, considerado grave.(…)Faustão teve preferência em fila de espera por transplante?A resposta é sim. Faustão teve preferência, pois atendia aos requisitos de prioridade na fila de espera por transplante de coração. Em estado grave e necessitando de internação, além de recorrer ao uso de medicamentos intravenosos e máquinas de suporte à circulação sanguínea, o apresentador tem prioridade, por exemplo, em relação aos pacientes que também necessitam do transplante, mas segue em tratamento em casa.Os requisitosApós cadastro feito pelo médico responsável na lista única de transplantes, gerida pela Secretaria Nacional de Transplantes, braço do Ministério da Saúde, outros critérios também são considerados, como a ordem de chegada na fila, o tipo sanguíneo do paciente, que deve ter o mesmo tipo sanguíneo do doador, no caso de Faustão, B, e porte físico semelhante.A distância entre doador e receptor também entra para a lista de prioridades. A equipe médica tem quatro horas para retirar o coração do doador e transportar o órgão até o paciente. Este período delicado é chamado de tempo de isquemia, ou seja, a duração deste órgão fora do corpo humano.
Texto 4
França declara todos os seus cidadãos doadores de órgãos
Desde o dia 1º de janeiro de 2016, todos os franceses são considerados doadores de órgãos até que declarem o contrário em um registro oficial. A decisão foi tomada pelo governo após um número grande de mortes na fila de transplantes em 2015.
A Agência de Biomedicina do país organizou propagandas em massa na TV para informar a população sobre as novas regras de doação durante um mês inteiro. Só em 2015, cerca de 553 pacientes morreram na fila de transplantes, segundo o jornal francês L’express.
Espanha e Bélgica são os outros países da Europa que adotam o mesmo modelo de doação de órgãos, ocupando o 1º e 3º lugar, respectivamente, no ranking do Registro Internacional de Doação e Transplante de Órgãos, em 2015.
Para ser um doador, a pessoa deve preencher um registro na internet ou deixar uma declaração escrita e assinada por parentes antes da morte. A vontade da família de não doar os órgãos só será respeitada caso ela apresente alguma prova de que o morto recusava ter os órgãos doados.
fonte: https://razoesparaacreditar.com/franca-declara-todos-os-seus-cidadaos-doadores-de-orgaos/amp/?__cf_chl_tk=IG.yW.TonEEUIA7HdN9xAIfZAxLRBODLraLxXsC_yBE-1694455080-0-gaNycGzNDNA
Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Os desafios para ampliar a conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil contemporâneo”
informativo – é importante que você leia este artigo do Governo Federal, com sugestões para conversar sobre doação de órgãos com a família.
vídeo – não poderíamos deixar de fora a polêmica criada pelo caso do Faustão: será que houve favorecimento dele ou a fila de transplantes foi respeitada? aproveite como repertório, porque um médico é o entrevistado.
estatística – não deixe de ver todos estes gráficos sobre como vai a doação de órgãos no Brasil, inclusive para cada tipo de órgão – a fonte é garantida: o Governo Federal!
artigo – será que idosos ou pessoas que já tenham tido alguma doença não podem ser doadores? será que é preciso deixar escrito o interesse de ser doador de órgãos? veja aqui os mitos e as verdades sobre doação de órgãos!
filme – “Tudo sobre minha mãe”, é um filme de 1999, em que uma enfermeira, que atua numa equipe de transplantes de órgãos em Madri, vê seu filho morrer tragicamente, e autoriza o transplante do coração dele.
vídeo – outro relato de quem recebeu a chance de viver graças à doação de um órgão, desta vez de um rim (exemplos deixam sua redação rica!).
depoimento – e este caso de sucesso é o da doação de medula óssea, que pode ser feita entre vivos – aproveite para citar o TMO, associação beneficente que apoia o transplante de medula óssea.
vídeo – conheça a jovem que teve a mesma doença cardíaca do Faustão – hoje ela tem uma vida normal (e até ganhou competição esportiva!), depois de receber um coração novo.
Quais desafios para ampliar a conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil contemporâneo você pretende mostrar em sua redação?
Está aí tudo que você precisa – fatos, números e repertório variado. Mas a gente não fica só na organização de temas para a prova do Enem: temos um serviço de correção de primeira linha – já conhece?