logo redação online

Exploração familiar: sacrifícios emocionais e financeiros enfrentados por jovens no Brasil | Tema de redação

Exploração familiar: sacrifícios emocionais e financeiros enfrentados por jovens no Brasil | Tema de redação

Lamentável o caso da atriz Larissa Manoela: expôs a realidade dos pais que exploram o trabalho dos filhos. Trabalho de menores de idade e, ainda, sob pressão, pura exploração familiar!

Imediatamente, corremos para lhe entregar este tema para o Enem desta semana. Escreva uma redação dissertativa com o tema “Exploração familiar: sacrifícios emocionais e financeiros enfrentados por jovens no Brasil”. É preciso caprichar na argumentação (se você ainda sofre nessa etapa, veja nossas dicas). E não esqueça as propostas de intervenção, sempre com todos os 5 elementos exigidos.

Texto 1 sobre exploração familiar

O que é pressão parental?

Existem dois tipos diferentes de pressão dos pais: negativa e positiva. A pressão negativa é quando os pais usam de abuso verbal, físico ou emocional para que o desempenho dos filhos atenda às suas expectativas. 

Já a pressão positiva dos pais, ocorre quando eles encorajam seus filhos por meio de palavras ou ações estimulantes. 

Em relação à pressão negativa, os pais costumam ser superprotetores com os filhos, principalmente porque querem mantê-los seguros. 

Aliás, é natural que os pais queiram o melhor para os seus filhos. No entanto, às vezes, isso pode levar a uma pressão excessiva, que pode resultar em efeitos negativos na sua saúde física e mental.

Essa situação acontece porque os pais desejam que os filhos vivam de acordo com seus padrões. Além disso, é uma forma de pressão social que força a pessoa a corresponder às expectativas dos pais, e torná-los orgulhosos.
Adaptado de blog abra a sua mente

Texto 2

Pais são presos em RR suspeitos de explorarem filhos para pedir dinheiro em semáforo

Um casal de venezuelanos foi flagrado e preso nesse sábado (25) em Boa Vista suspeito de usar os próprios filhos, um de 5 anos e outro de 3 meses, para pedir dinheiro em um semáforo, caracterizando exploração, segundo a Polícia Militar.

A mãe e o pai, de 20 e 30 anos, colocavam cartazes em volta do pescoço das crianças e ficavam a poucos metros de distância enquanto os filhos pediam esmola. No momento da prisão, por volta das 18h, eles tinham R$ 391 que teriam arrecadado durante todo o dia.
Adaptado de g1 globo

Texto 3

Caso Larissa Manoela: os pais podem usar ou controlar o dinheiro dos filhos menores de idade?

A atriz e cantora Larissa Manoela chocou o país ao revelar, em entrevista exclusiva ao Fantástico, que abriu mão de um patrimônio de R$ 18 milhões para evitar uma briga judicial com os pais, que administravam sua carreira e dinheiro.

A artista, que começou a trabalhar aos quatro anos de idade e já acumula 18 anos de carreira, afirmou que, entre outras questões, só tinha 2% de participação na empresa criada por seus pais para gerenciamento de seus contratos de trabalho e que, mesmo depois da maioridade, precisava pedir dinheiro para pagar contas de valores baixos, como idas para praia.

As declarações de Larissa incendiaram um debate bastante complexo: até que ponto os pais podem utilizar e controlar o dinheiro dos filhos menores de idade?
fonte: g1 globo

Texto 4

Como lidar com a pressão familiar diante dos estudos

Defina a distância entre você e os outros

Nesse sentido, é preciso estabelecer limites para quem mora em família ou mora com os pais e outros membros da família. Você precisa de tempo para suas atividades pessoais – estudar, descansar e descansar. Consequentemente, você precisa priorizar determinadas tarefas em determinados momentos.

Por isso, comunique seus familiares saber que o tempo passarão juntos não será longo, mas existirá. A dica, nesta fase, é sair do ambiente onde há pressão.

Mostre seu planejamento de estudos

Parte da pressão familiar nos seus estudos pode ser evitada contando à família sobre sua rotina e objetivos. Pode haver muitas queixas, como a falta de conhecimento sobre as horas de descanso, metas diárias de estudo e o curso que você deseja.

Afinal, que pais não querem que seus filhos desfrutem de estabilidade financeira e emocional? É essencial demonstrar como todos os seus esforços atuais se traduzirão em benefícios no futuro próximo.
adaptado de: carillon regina

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Exploração familiar: sacrifícios emocionais e financeiros enfrentados por jovens no Brasil”

legislação –

primeiramente, existe um Projeto de Lei que visa a proteger crianças e adolescentes que são fonte de renda para familiares – conheça!

reportagem –

nesse sentido, veja uma lista de atores mirins que foram pressionados e explorados financeiramente pelos pais (alguns você nem imaginaria)

vídeo – sem dúvida, um ótimo repertório para você usar na sua redação: entrevista com uma psicanalista explicando como se resolver a exploração dos pais sobre os filhos.

reportagem – por outro lado, se você vai prestar Enem, pode estar passando por pressão familiar… veja se este caso é familiar (inclua exemplos na sua redação, vale muito a pena!)

legislação –  no caso Larissa Manoela é possível que seja aplicada a Lei Maria da Penha – entenda.

vídeo – sem dúvida, não perca esta entrevista com o psicólogo Leo Fraiman: ele fala com firmeza sobre os pais que criam expectativas acadêmicas sobre os filhos! 

artigo –  além disso, já ouviu falar de “monetização” dos filhos? é quando os pais veem os filhos como fonte de renda; os prejuízos emocionais e psicológicos você pode conhecer aqui.

notícia – ademais, e existe exploração financeira dos pais sobre os filhos em qualquer classe social! veja e cite este caso que aconteceu em BH.

reportagem – em seguida, mais alguns casos de quem sofreu pressão dos pais sobre as escolhas acadêmicas (e algumas deram muito errado…)

Por fim, mesmo com leis que proíbem o trabalho infantil e juvenil, muitos pais exploram os filhos, que passam por sacrifícios emocionais e financeiros no Brasil. 

Pressão para fazer a faculdade que o pai quer, pressão para ser um esportista como a mãe sonhava ser… e ainda servir de fonte de renda aos pais!
Como se pode resolver isso? Estamos curiosos – queremos ver sua redação!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes