logo redação online

As dificuldades para a implementação de medidas preventivas contra alagamentos no contexto urbano brasileiro | Tema de redação

As dificuldades para a implementação de medidas preventivas contra alagamentos no contexto urbano brasileiro

Se nunca aconteceu onde você mora, pelo menos na TV você já viu: alagamentos. E como causam transtornos, não é mesmo? 

Será que tem jeito de evitar? E será que pode cair esse assunto na redação Enem deste ano?! 

Nesse sentido, se cair, os seguidores do blog Redação Online estão tranquilos: é o tema desta semana. Desse modo, queremos que você escreva uma dissertação argumentativa sobre “As dificuldades para a implementação de medidas preventivas contra alagamentos no contexto urbano brasileiro”. 

Logo, é preciso criar uma argumentação convincente, explicando por que as medidas de prevenção encontram obstáculos para serem aplicadas. Incluir repertório também. Portanto, comece já – o tempo está passando!

Texto 1 sobre alagamentos

Alagamentos nas cidades brasileiras são problemas urgentes — e têm solução

Em países como Bangkok, com problemas climáticos muito parecidos com o Brasil, projetos como rooftops verdes e parques urbanos que absorvem as águas vem fazendo sucesso sobretudo nos projetos da arquiteta tailandesa Kotchakorn Voraakhom, cuja fazenda urbana da Universidade de Thamasaat com 22mil m2 é o maior telhado urbano da Ásia.

(…)

Estes rooftops são telhados ecológicos que consistem em dispor camadas de vegetação, substrato, filtro e drenagem sob uma cobertura convencional ou lajes impermeabilizadas. Tais estratégias permitem a captação e reutilização da água da chuva em áreas urbanas. A ideia é contribuir para deixar as cidades mais “estáveis” climaticamente, essa estratégia funciona para alagamentos e secas: servindo como um buffer para tempestades e reduz o estresse térmico no período seco. Assim, essa técnica também contribui para a redução da vazão d’água no sistema de drenagem urbana por causar o atraso do volume hídrico na tubulação (ou até evitando-o) reduzindo assim a probabilidade e intensidade de alagamento superficial.

fonte: Arch Daily

Texto 2

Motorista fica ilhada durante alagamento e se abriga em cima de veículo em avenida de Sorocaba

Caso ocorreu na Avenida Dom Aguirre. Transtornos também foram registrados em vários bairros da cidade. Um terminal de ônibus e ao menos uma escola foram afetados.

Uma motorista ficou ilhada durante uma forte chuva registrada na tarde desta sexta-feira (10) e precisou se abrigar em cima de um carro na Avenida Dom Aguirre, na região central de Sorocaba (SP).

Desse modo, a avenida teve vários trechos alagados durante o temporal. Conforme apurado pela TV TEM, a mulher se arriscou a passar pela marginal e ficou com o veículo parado. Ela teve que se abrigar em cima do carro até o resgate chegar.

fonte: G1 – Globo

Texto 3

alagamentos

fonte: G1- Globo

Texto 4

Enchentes e alagamentos podem causar doenças transmitidas pela água

Leptospirose: doença infecciosa grave causada pela bactéria Leptospira, eliminada principalmente pela urina dos ratos. A transmissão acontece por meio de contato com água ou lama contaminada. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor na panturrilha, fraqueza, sangramentos na pele e mucosa e insuficiência renal. Em 2011 houve 115 casos e em 2012, 103. Neste ano, há 17 registros até o momento.

Diarreia: pode ser causada por vírus ou bactérias. Ingestão de água ou alimentos contaminados são os maiores vilões. Além disso, Fezes moles, aumento do número de evacuações, dor de barriga, vômito, náuseas e febre podem indicar a doença.

Febre tifoide: causada por bactéria e está relacionada a condições ruins de saneamento básico e higiene pessoal. É transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas com a doença. Por outo lado, Febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, intestino preso ou diarreia estão entre os principais sintomas.

Hepatite A: é uma doença que atinge o fígado, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. São sintomas da hepatite A: perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.

fonte: Ipea – Gov

Texto 5

Enchente, inundação e alagamento

Enchente (ou Cheia) – é o transbordamento natural do nível de água de rios e canais devido a chuvas muito intensas.

Inundação – A inundação é o transbordamento de água num determinado território. As inundações são subdivididas em 3 tipos:

– Inundação fluvial: quando ocorrem fortes chuvas que causam o transbordamento da água de rios e lagos;

– marítima: originada por grandes ondas e ressacas;

– Inundação artificial: causada por falhas humanas, por exemplo rompimento de barragens, acidentes na operação de comportas etc.

Alagamento – Acúmulo de água em regiões urbanas.

fonte: Jovem Explorador – Iag USP

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “As dificuldades para a implementação de medidas preventivas contra alagamentos no contexto urbano brasileiro”

vídeo – sem dúvida, este é um conteúdo criado por arquiteto mostrando como resolver os alagamentos (e fazer uma proposta de intervenção criativa).

reportagem – ademais, veja como várias cidades pelo mundo conseguiram contornar o problema dos alagamentos.

projeto – outrossim, o aplicativo Pedágua, da prefeitura de São Paulo, é uma ideia que ajuda os munícipes a evitarem riscos quando há alagamento; conheça-o e mencione-o em sua redação.

informativo –  por exemplo, a prefeitura de Macaé, RJ,  fez uma lista de dicas para reduzir alagamentos e evitar riscos com eles – é bem útil e pode ser usada em sua argumentação.

vídeo – em seguida, outro material muito bom para sua proposta de intervenção, desta vez sobre as cidades-esponja! venha ver o que é isso.

reportagem – afinal, saiba o que fazer se uma pessoa entra em contato com água de alagamento, e entenda quais doenças ela pode vir a ter.

notícia – sem dúvida, esta matéria sobre alagamentos no sul da BA confirma a relação entre eles e doenças.

informativo – nesse sentido, a Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou alguma soluções para reduzir alagamentos – compare com suas ideias de proposta de intervenção.
notícia – portanto, veja um caso de alagamento que não é causado por chuvas.

Por fim, gostou do tema? A maior parte dos brasileiros hoje vive em meios urbanos, então as dificuldades para a implementação de medidas preventivas contra alagamentos no contexto urbano brasileiro é um tema possível no Enem. 

Assim que terminar sua redação, peça uma correção para nossa equipe!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes