logo redação online

Redação e atualidades: como se manter bem informado para o Enem 2023

Redação e atualidades: como se manter bem informado para o Enem 2023

Estamos entregando para você, no artigo de hoje, dicas de onde encontrar informações sobre atualidades. Pegue com as duas mãos: são utilíssimas para economizar um bom tempo na sua semana de estudos.

Podemos adivinhar seu pensamento:

“Qual será o portal de notícias mais confiável sobre atualidades para o Enem 2023?”

Os que citamos abaixo são confiáveis, mas já vamos avisando: imparcialidade não existe na imprensa. 

Muitas empresas de comunicação ganham dinheiro que vêm de grupos e pessoas com interesses específicos, e isso afeta o tipo de reportagem que fazem. E sobre os jornalistas… todos têm sua orientação ideológica (eles são pessoas, não é mesmo?).  
Não tem nada de errado nisso. Apenas que você precisa ter acesso a mais de uma fonte de informação – leia mais de uma versão dos fatos para argumentar bem.

Quais são as fontes confiáveis de informação para estudar atualidades?

As fontes mais tradicionais são confiáveis. Mas há outras possíveis. Fontes confiáveis são aquelas formadas por profissionais éticos, com um nome a zelar.

Aproveite também a lista abaixo para fazer um exercício muito bom: perceba como cada mídia tenta fazer você pensar como ela. É a questão da manipulação, que não é constante, mas acontece.

Portal G1

Teve por muitos anos um viés de direita em seus informativos, tendo mudado de orientação recentemente.

Folha de S. Paulo

Mídia das mais atualizadas, com mais de um século de existência. Nesse sentido, uma fonte tão confiável que os próprios vestibulares a usam como fonte de seus textos motivadores.

O Estado de S. Paulo

Chamado popularmente de Estadão, foi criado ainda no Império! Tem viés conservador – isto é, não usa de sensacionalismo, o que é muito bom no seu caso.

Agência Brasil

Este é um portal de notícias oficial do governo brasileiro, criado em 1990. Isso porque é confiável a ponto de outros portais replicarem suas informações. 

Nós o indicamos especialmente para ajudar em sua argumentação sobre problemas socioculturais nacionais. Por outro lado, é uma mídia sediada em Brasília, e também por isso dá mais detalhes sobre decisões governamentais que outros portais. Mas também informa sobre as principais notícias internacionais que têm importância para nós, brasileiros.

Jornal GGN

Sem dúvida, este jornal tem viés de esquerda e apresenta notícias nacionais e internacionais, já que o prestigiado jornalista Luis Nassif atua nele.

Poder360

Nesse sentido, também um portal com tendência de esquerda e que tem um  dos maiores públicos dentre na internet.

El País

Além disso, Esse é um jornal nascido na Europa e de tendência mais esquerdista. Por isso, é bastante confiável, uma vez que é pioneiro, por lá, na busca pela qualidade de seu trabalho.

Jornal da USP

Outrossim, o Jornal da USP dispensa discussão quanto a credibilidade, e tem uma sessão especial de atualidades que você não pode perder – ou seja, clique no link acima para ver!

Correio Braziliense

Jornal criado antes mesmo da nossa Independência, e em Londres (isso explica a escrita “Braziliense” com “z”!

Também, é o preferido entre a classe executiva no Brasil.

Gazeta do Povo

Jornal de tendência conservadora mais conhecido por seu noticiário de política. Mas a surpresa: ele tem uma sessão de atualidades que merece, sobretudo, ser visitada.

Podcast CBN

É impressionante a quantidade de conteúdo de atualidades neste podcast! E sempre com especialistas nas respectivas áreas, por exemplo.

DW Brasil

A DW Brasil é a versão brasileira da empresa de comunicação alemã DW (Deutsche Welle). Isso porque você  pode também conhecer o canal da DW Brasil, recheado de documentários interessantíssimos sobre fatos atuais. Nesse sentido, são vídeos informativos e que vão enriquecer incrivelmente sua redação.

BBC Brasil

Assim como a DW, esta tem origem europeia – inglesa neste caso. Também levanta fatos atuais e os comenta. Sem dúvida, A BBC tem um século de vida e uma longa história de tradição no jornalismo. Desse modo, Seu canal no Youtube é uma opção.

Exame

Você já deve ter ouvido falar da Exame, uma premiada publicação em que se encontram notícias de economia, principalmente. Todavia, apesar de ser especializada desse jeito, muitas informações relacionadas ao mercado de trabalho são muito boas – vale a pena dar uma olhada.

Certamente há outras fontes confiáveis, essas são só algumas sugestões, ok?

Como estudar atualidades para a redação do Enem

Ok, você tem aqui uma lista extensa de fontes onde você pode obter informações sem medo de serem fake news. 

Agora… como fazer para absorver tanto conteúdo?

Prefira ler ou ouvir o que mais te interessa em questão de atualidades

Não tente ler um portal inteiro na esperança de ter mais e mais conteúdo! Isso não funciona assim. 

Além disso, os alunos que seguem nosso blog já leram isso antes: nosso cérebro só absorve o que ele percebe que nos interessa de verdade. Ler conteúdo que não nos interessa é aquilo que você já sabe: tudo desaparecerá como que por encanto em algum lugar do cérebro…

Entretanto, não se preocupe, porque você não estará perdendo tanto quanto pensa, já que você vai descobrir que se interessa por quase tudo que é divulgado!

Aprenda a ler com eficiência sobre atualidades

Importantíssimo, é claro, mas difícil achar quem consiga isso hoje…

Uma forma de fazer isso, se o site permite, é receber por email um resumo semanal das notícias. São as newsletters. É bem prático especialmente se você não sabe nem por onde começar a ler…

Também é útil para evitar que você comece a ler um artigo e passe para outro e mais outro e mais outro… afinal tem tanta coisa que nos atrai na tela, não é?

Vá a fundo nas notícias e nos fatos que chamaram sua atenção para colocar na sua redação como atualidades

Funciona assim: digamos que se você se interessou por uma notícia; busque por ela no Google News. O Google News é um agregador de notícias por temas. 

O resultado disso é que você vai virar quase um especialista no assunto escolhido! 

Fantástico, não?!

Arquive notícias específicas virtualmente

Descobrimos alguns alunos que arquivam notícias específicas em seus dispositivos, numa pastinha. Eles dizem que vão reler semanas antes da prova de redação do Enem para refrescar a memória. É uma ideia a se considerar…

Comente com seus colegas as notícias que chamaram sua atenção

Ao comentá-las com seus colegas, você vai levantar pontos que não tinha percebido antes, vai memorizar o fato de forma vívida e ainda vai ajudar seu colega!

Anote detalhes importantes da notícia sobre atualidades

Tenha um caderninho (de papel mesmo, ok?) do lado, ao ler suas notícias ou o site de atualidades. Anote rapidamente o que chama sua atenção no fato divulgado. Você pode batizar esse seu caderninho de “caderninho de atualidades” – que tal? Assim fica bem fácil de reler quando a prova já estiver perto.

Conclusão sobre atualidades na redação

Depois de tantas fontes de notícias, temos uma última (boa) notícia: não precisamos ser passivos ao ler ou ouvir uma matéria na imprensa. 

Se ficar indignado ou quiser elogiar uma delas, é a hora de falar com quem a publicou!

A maioria dos alunos comenta sob vídeos no Youtube, mas não entendemos por que não fazem o mesmo com portais de notícias…

Envie uma carta ao portal ou ao jornalista e diga o que acha. Será um sensacional treino de redação e você vai ficar emocionado ao ver que eles lhe respondem!
Mantenha-se bem informado para Enem 2023 com atualidades é obrigatório, e para saber se está fazendo a coisa certa, fale com nossos corretores.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes