logo redação online

Melhore a argumentação – Estratégias comprovadas na redação do Enem

Melhore a argumentação - Estratégias comprovadas na redação do Enem

Se a argumentação é a parte mais importante da redação do Enem por causa da dissertação, este artigo é precioso! Role a tela e descubra o que vai dentro de uma argumentação forte de verdade. 

Para melhorar a argumentação que você usa na sua redação hoje, comece pelo começo. 

Pelo projeto de texto! É o que o Enem chama de “autoria”.

O que a autoria tem a ver com a argumentação na redação do Enem

Se um aluno tem o cuidado de pensar na ordem das ideias… na ordem dos parágrafos… na ligação entre as ideias… e nas ideias em si… ele está mostrando autoria.

Então: cada pessoa argumenta de um jeito, e isso é uma marca registrada dela. (Não é normal que todos argumentem do mesmo jeito). 

Pense em como você falaria o que deseja falar, se estivesse frente a frente com o corretor. Qual sua intenção? A partir daí, faça o projeto do seu texto – esquematize as ideias em que quer dar destaque, antes de iniciar o rascunho. 

Siga a estrutura da dissertação e distribua nela suas ideias principais – seu esquema.

Assim você garante autoria e sua redação será uma redação diferenciada.

Saiba que o corretor percebe que existe um caminho definido, que as ideias não aparecem “do nada”. 

Portanto cuidado com trechos, ideias, ou citações que não têm nada a ver com sua sequência de pensamento. Isso pode parecer inofensivo mas o corretor percebe que foi usado sem uma finalidade. Isso é o oposto de autoria.

O que a argumentação tem a ver com a competência III da redação do Enem?

Tem tudo a ver. É na competência III que sua argumentação vai ganhar (ou perder) pontos. 

Uma dica valiosa que nossos corretores pediram para incluir neste artigo é a seguinte: sempre recupere o tema em si, e principalmente o recorte temático, durante a argumentação! 

Recuperar o recorte temático é simplesmente repetir em todos os parágrafos esse recorte. 

Você pode fazer isso repetindo os termos (é o mais indicado) ou substituindo-os por sinônimos. Apenas tenha muito cuidado porque não existem sinônimos perfeitos, e se você usar sinônimos que não são perfeitos… é quebra de coesão na certa.

Primeiro, a tese contém menção ao tema e ao recorte temático:

(…) Atualmente, em pleno século XXI, a imigração para o Brasil mantém-se crescente, desafiando não somente nossa sociedade como também nossa economia.

Depois, no início de cada um dos parágrafos, até a conclusão, você pode ver como o tema ou o recorte temático se repetem: 

Assim como os antigos imigrantes, os indivíduos que hoje se instalam em território brasileiro anseiam por melhores e mais dignas condições de vida. (…)

Como se não bastasse, a economia brasileira também tem sofrido com a chegada dos imigrantes. (…)

Assim, com a finalidade de preparar a sociedade e a economia brasileiras para a chegada dos novos imigrantes, medidas devem ser tomadas. (…)

Não é fácil entender a argumentação nesta redação? Um dos motivos é essa repetição do tema. 
Não custa lembrar que a argumentação só existe se existir uma tese. A tese é sua opinião ou posição sobre o assunto. Só a partir dela você poderia dar justificativas, portanto tenha certeza de que você escreveu uma tese mesmo (não um fato apenas).

Do que é feita uma argumentação convincente para a redação do Enem?

De explicações. De justificativas. 

E você pode usar, para isso, as formas mais comuns de se argumentar. Vamos a elas.

Definição

O candidato que escreveu esta redação usou uma definição dada por um filósofo (Pierre Bordieu). Mas você pode dar definições sem uma autoria definida, como esta:

O termo política é derivado do grego e poderia significar tanto sociedade, quanto comunidade, coletividade e outros aspectos da urbanização. É essa visão que falta hoje entre a classe política. 

Ambas são perfeitamente válidas porque são indiscutíveis. 
Assim sendo, definições ideais são as extraídas de Áreas do Conhecimento, quer dizer, de matérias que você aprendeu na escola. Elas vêm de autoridades, de estudiosos, ou de consenso geral.

Comparação de redação do Enem

O candidato comparou o filme com nosso contexto sobre mecanismos tecnológicos que nos alienam. A intenção era dar força à explicação dele sobre a alienação pela tecnologia – e deu. 

O detalhe aqui é que esta é a introdução de uma redação, e não aconselhamos que você dedique seu tempo a criar argumentações na introdução. A introdução serve apenas para introduzir o assunto. Guarde sua argumentação para a parte central da redação.  

Comparar tem um incrível efeito – você não precisa dizer muito, a comparação é auto-explicável!.

Explicação

Localize a explicação que o candidato dá para argumentar, no trecho abaixo de redação 1000 do Enem:

Quando o candidato escreve “pois em pleno século XXI as mulheres ainda são alvo de violência”, ele está explicando do jeito mais simples possível. 

E é uma explicação convincente, porque se baseia em fatos – difícil de ser refutada.

Causa-consequência

O trecho é de redação 1000 – ele usou causa ou consequência para reforçar a argumentação?

Foi uma consequência!

A consequência, que é a gentrificação, reforça o contexto exploratório, que o candidato estava afirmando existir na nossa sociedade. O que dizer?! Com uma consequência, é difícil discutir, não é mesmo?

A relação de causa-consequência talvez seja a forma de argumentar mais usada pelos candidatos, a primeira que vem à mente. Ainda  mais em se tratando de problemas sociais, que é o padrão do Enem. (Aliás, já demos temas que pedem exatamente causa e consequência, você viu?)

Além do que causas e consequências são bem convincentes.

Exemplo

O exemplo aqui é o trecho que começa com “Bom exemplo disso são os índices que indicam…”

Mesmo que o leitor não tenha entendido a explicação anterior, sobre discriminação no Brasil, o exemplo é inequívoco. 

Nada mais ilustrativo que exemplos! Todo mundo gosta deles! Quando dizemos ilustrativo, queremos dizer que o leitor é capaz de imaginar a cena na cabeça dele. Os exemplos são praticamente imagens, e são muito esclarecedores. 

Você mesmo não fica esperando o professor dar um exemplo do que ele explica na sala de aula?

Enumeração

A enumeração nada mais é que uma lista, e, geralmente, os alunos deixam cada elemento da enumeração num parágrafo.

Este é o desenvolvimento de uma redação 1000 do Enem – nela você vê que cada parágrafo faz parte de uma enumeração. 

Entretanto, não é nada obrigatório que cada parágrafo seja um item da enumeração: pode fazer listas (enumerações) dentro de um único parágrafo. 

Sobre o trecho de redação acima, só queríamos ressaltar que, ao fazer enumerações entre parágrafos, é bom repetir os termos. Assim:

“Um primeiro fator/Um segundo fator”

“Em primeiro plano/em segundo plano”

“Um aspecto/outro aspecto”
Isso garante o paralelismo fundamental para não quebrar a coesão.

O que argumentação tem a ver com  repertório

Não teria como encerrarmos essas técnicas de argumentação sem citar o repertório do Enem. 

É que o repertório mais valorizado pelo Enem é um argumento forte, convincente. Esse é o chamado repertório legitimado, quer dizer, obtido de fonte de autoridade. Se você obtiver argumentos estudados nas matérias da escola, maravilha! São argumentos de autoridade!

Sendo você ainda um estudante sem uma formação numa área específica, é mais seguro usar justificativas de quem é estudioso, certo? É mais seguro citar o que você aprende nas várias Áreas do Conhecimento. 

Argumentos que se baseiam nas Áreas do Conhecimento são argumentos de autoridade.

Conclusão

Escrevemos este artigo completo para que você melhore a argumentação com estratégias. E ainda fizemos questão de comprovar cada uma delas com redações 1000 do Enem. 
Só estamos preocupados com uma coisa: você já enviou sua redação para nossa equipe corrigir? Não deixe para a última hora – tem mais falhas aí do que você pode imaginar!

POSTS RELACIONADOS