logo redação online

Barreiras para a democratização do acesso à saúde bucal no Brasil | Tema de redação

Barreiras para a democratização do acesso à saúde bucal no Brasil

Vamos concordar sobre saúde bucal/: ir ao dentista não é uma coisa das mais prazerosas… Mas tem brasileiro que até iria ao dentista se pudesse.

Sim, porque nem todos têm acesso a esse serviço. Vem com a gente entender por que acontece isso, e fique preparado se cair esse tema no Enem!

Aqui abaixo você vai encontrar textos motivadores sobre o tema “Barreiras para a democratização do acesso à saúde bucal no Brasil”. Tudo que precisa fazer é lê-los deste jeito aqui, aproveitar o que eles dizem, e escrever uma dissertação argumentativa para o Enem. 

Qual seria sua proposta de intervenção para esse problema social? 

Sobre repertórios, não se preocupe: encontramos vários (estão no fim da página), e ótimos!

Texto 1

Fonte: rede orto – dados sobre a saúde bucal no brasil que você precisa conhecer

Texto 2

Mesmo após concurso, faltarão dentistas em 18 unidades do Médico de Família em Niterói

Com apenas 24 vagas destinadas para dentistas e 21 para agentes de saúde bucal, o concurso público lançado pela Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde) — instituição criada recentemente pela Prefeitura de Niterói — mantém uma lacuna no atendimento básico odontológico do Programa Médico de Família (PMF). Sem criar novas vagas, vai apenas substituir os profissionais temporários por concursados, sendo que com um número ainda menor do que o atual, já que hoje são 26 dentistas contratados temporariamente. A prefeitura diz que não há demanda de atendimento reprimida.


Fonte: oglobo globo – mesmo após concurso faltarão dentistas em 18 unidades do médico de família

Texto 3

No Brasil, a desigualdade social também pode ser medida pelos dentes

MARIA DA LUZ teve sua primeira escova de dentes aos 15 anos. Antes disso, usava folhas para limpar os dentes, como era de praxe em Mulungu do Morro, interior da Bahia, onde nasceu. Aos 14, sentiu uma dor forte no dente da frente e seu avô a levou ao farmacêutico, ordenando que extraísse todos os dentes da frente de uma vez só — sem anestesia — para que não voltasse a incomodar. 

Aos 17 anos, depois de muito trabalhar na roça, ela conseguiu juntar dinheiro para comprar uma dentadura, com a qual nunca se adaptou.

Maria migrou para São Paulo com os três filhos, priorizando dar o melhor de saúde e educação para eles com as suadas economias do salário de auxiliar de serviços gerais. Ela nunca tirava foto. Dizia que era infeliz com sorriso e que seu sonho era fazer um tratamento dentário. Em 2015, conseguiu fazer implantes com a poupança de muitos anos. Hoje, não coloca mais a mão na boca para sorrir.

Fonte: catraca livre – the intercept ricos vão ao dentista e pobres sentem dor

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “Barreiras para a democratização do acesso à saúde bucal no Brasil”

reportagem – aqui você vai encontrar alguns números bons para repertório, mostrando por que os brasileiros não vão ao dentista (e não é por medo do motorzinho!)

vídeo – veja como a ONG Amigos do Bem está levando tratamento odontológico ao sertão nordestino!

informativo –  este é um artigo que revela a relação entre falta de cuidado com a saúde bucal e câncer oral; vale a pena usar como repertório porque o estudo foi feito por um médico. 

vídeo – a TV Bandeirantes entrevistou um dentista e você vai saber como ele eliminaria as barreiras para a democratização do acesso à saúde bucal!

reportagem – você tem ideia dos efeitos da  covid-19 na saúde bucal dos brasileiros? leia aqui os principais problemas que afetam a saúde dos dentes dos brasileiros.

notícia – apesar da situação negativa que envolve o acesso à saúde bucal no Brasil, existem motivos para comemorar – veja aqui como o número de brasileiros que busca tratamento dentário aumentou ultimamente

estudo – aqui está um material bem útil organizado por estudiosos da USP e de universidades do Sul, sobre um programa de saúde bucal em escola do Paraná; dá boas ideias para sua proposta de intervenção!

reportagem – mais números para usar como repertório, desta vez comparando o número de dentistas no Brasil e no resto do mundo; além de comparar as regiões do Brasil quanto a esse número.

tecnologia – por falar em dificuldade para pagar um tratamento dentário, o app NuWay Dental tem facilitado demais as coisas – leia como funciona para saber como citar na redação. 

reportagem – os brasileiros que não têm acesso a tratamento bucal podem ter até doenças no coração! saiba aqui.

vídeo –  ótimo material sobre as dificuldades em garantir a saúde bucal dos indígenas, produzido por profissionais do Acre – repertório original!

filme – A vida secreta dos dentistas é uma produção de 2002, e mostra a vida de um casal de dentistas.

literatura – se você pretende citar algum personagem da nossa literatura, pense em Macabéa, a jovem feia, magra, nordestina e com dor de dentes de A Hora da Estrela.

Projetos que democratizam o acesso à saúde bucal para usar como repertório

Você já tinha percebido que há barreiras para a democratização do acesso à saúde bucal no Brasil? Pois é, elas existem, são um problema social e podem perfeitamente ser o tema escolhido pelo Enem deste ano. 
Nossa função é essa: levantar todos os temas possíveis para você treinar. E se pudermos dar uma olhadinha na sua redação, maiores suas chances de tirar uma nota 1000!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes