logo redação online

Infográfico: Esquema da Redação Enem

Técnicas de escrita para redação do Enem

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das partes mais importantes da prova, pois desempenha um papel fundamental na avaliação dos candidatos. A seguir, vou explicar cada parte da redação do Enem e discutir a importância dessa atividade.

Tema

A redação do Enem é baseada em um tema atual e relevante, geralmente relacionado a questões sociais, políticas, culturais ou científicas. O tema proposto busca avaliar a capacidade dos estudantes de refletir sobre problemas contemporâneos, analisar diferentes perspectivas e apresentar propostas de solução.

Texto dissertativo-argumentativo

O estilo de redação exigido é o dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve apresentar uma tese sobre o tema proposto e sustentá-la por meio de argumentos consistentes. É importante desenvolver uma linha de raciocínio clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem estruturados.

Competências avaliadas na redação do Enem:

A redação do Enem é avaliada de acordo com cinco competências, que são:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreensão e organização das informações;
  • Construção de argumentação consistente;
  • Conhecimento e aplicação de diferentes perspectivas sobre o tema;
  • Proposta de intervenção social para o problema abordado.

Pontuação:

Cada competência recebe uma pontuação que varia de 0 a 200 pontos, totalizando 1000 pontos no total. Os avaliadores consideram a coerência, coesão, originalidade e adequação ao tema na atribuição das notas.

Confira agora um infográfico sobre a redação do Enem para te ajudar nos estudos:

esquema red

A importância da redação do Enem está relacionada a diversos fatores:

Acesso à educação superior:

A nota obtida na redação pode ser utilizada para ingresso em universidades e programas educacionais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Uma boa pontuação pode abrir portas para diferentes oportunidades educacionais.

Desenvolvimento de habilidades:

A redação do Enem promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a capacidade de argumentação, análise crítica, organização das ideias e expressão escrita. Essas competências são importantes tanto para a vida acadêmica quanto para a vida profissional.

Reflexão sobre temas sociais:

Ao abordar temas contemporâneos, a redação do Enem estimula os estudantes a refletirem sobre questões relevantes para a sociedade. Isso contribui para a formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de compreender o mundo ao seu redor e propor soluções para os problemas enfrentados.

Expressão da individualidade:

A redação do Enem permite que os candidatos expressem sua visão de mundo e sua personalidade por meio da escrita. É uma oportunidade para mostrar originalidade, criatividade e capacidade de argumentação, destacando-se entre os demais concorrentes.

Conferiu que dicas incríveis para você fazer a sua redação do Enem? Não esqueça de agora treinar até o dia da prova e mandar as redações para corretores especializados no assunto!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes