Falando de redação Enem, qual agente você cita na competência 5? Em vez de citar sempre “o governo”, que tal conhecer alguns ministérios para usar na proposta de intervenção?! Citando ministérios, sua intervenção fica bem melhor, porque há ministérios para todo tipo de problema que você queira resolver!
Este artigo tem a lista completa dos ministérios de um jeito fácil de memorizar. Apenas fique atento, porque o número de ministérios e seus nomes podem mudar conforme o governo que estiver no poder.
Ministérios na redação: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Como você pode imaginar, este ministério cuida de atividades ligadas aos produtores e aos produtos rurais. Se sua proposta de intervenção tem a ver com controle de pragas na agricultura, doenças do gado e preservação do meio ambiente concomitantemente com a atividade agrícola, é este ministério que vai cuidar de tudo.
Ministério das Cidades
Para soluções ligadas a saneamento básico, transportes públicos e mobilidade urbana, moradia e habitação e trânsito, este é o ministério que você deve citar. E temas relacionados a esses tópicos são bem comuns na redação do Enem. O Ministério das Cidades é que cuida do Minha Casa Minha Vida, sabia?
Ministérios na redação: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Suponhamos que sua proposta de intervenção exija atuação em uma área mais tecnológica, mais científica. Aqui está o ministério que vai cuidar disso. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é responsável pela biossegurança, pelas telecomunicações e até pelos serviços postais.
Ministério da Cultura
Sabe aqueles temas que envolvem acesso à cultura ou preservação de patrimônio histórico? Então, este Ministério é que atende a esse propósito, e também incentiva a economia criativa e os eventos culturais.
Ministério da Defesa
O Ministério da Defesa garante a Defesa Nacional, que protege a nossa soberania. Ele inclui Exército, Marinha e Aeronáutica. Dessa forma, este ministério você pode citar quando sua proposta envolver defesa de nossos interesses nacionais, contra ameaças externas.
Ademais, ele também é o responsável pela implantação de programas sociais em áreas distantes de grandes centros – você já deve ter visto na mídia as Forças Armadas atuando em locais afastados ajudando a levar serviços de saúde e até educação a eles.
Ministérios na redação: Ministério do Desenvolvimento Social
Este ministério desenvolve políticas voltadas ao combate à pobreza e à fome no país. Desse modo, você pode citá-lo como agente se sua proposta de intervenção disser respeito a diminuição de índices de pobreza e melhora da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. O INSS está ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social.
Ministério dos Direitos Humanos
O Enem deixa claro que não aceita sugestões que desrespeitem os direitos humanos na redação, e temos um ministério exatamente para esses assuntos! Por exemplo, para soluções que envolvam igualdade racial, direitos LGBT, proteção aos moradores de rua, direitos de PCD (pessoas portadoras de deficiência), direitos de crianças e adolescentes, e direitos de mulheres, mencione o ministério dos direitos humanos.
Ministério da Educação
Um dos ministérios mais citados pelos alunos, este é o responsável pelas decisões sobre educação, que inclui desde a educação infantil até o ensino universitário, o profissionalizante e o técnico.
Desse modo, incentivo ao estudo e produtividade do ensino do país ficam a cargo dele, assim como ações da educação especial, do incentivo à pesquisa e da ajuda financeira para estudantes.
Ministérios na redação: Ministério do Esporte
Se sua proposta de intervenção fala de políticas ligadas à prática do esporte, cite este ministério como agente. Ademais, ele também cria incentivos aos atletas do país. Já ouviu falar do Programa Bolsa Atleta? É um desses incentivos. Tem também o programa Atleta na Escola, que realiza jogos escolares, e o Praça da Juventude, que instala equipamentos esportivos em praças públicas para a população usar.
Ministério da Fazenda
O Ministério da Fazenda é que cuida da política econômica do país, da circulação de moeda e da arrecadação de impostos. Assim, se você estiver tocando no assunto da prevenção à corrupção, esse é um ministério que pode cuidar do assunto: ele cria medidas para evitar corrupção e lavagem de dinheiro.
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
É este ministério que ajuda micro e pequenas empresas (através do SEBRAE) e que controla pesos e medidas (pelo INMETRO). Assim, se sua proposta se referir a essas áreas utilize-o.
Ministérios na redação: Ministério da Segurança Pública
Propostas de intervenção que toquem no planejamento e nas políticas que visem a garantir a segurança no país podem usar este ministério como agente.
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde é outro muito citado pelos alunos como agente. É responsável pelo SUS, pelos atendimentos médicos, e pela saúde no sistema prisional. Além disso, vacinação e saúde indígena também fazem parte da pasta do ministério da Saúde.
Ministério do Trabalho
A função do Ministério do Trabalho é proteger os direitos dos trabalhadores, o que envolve controle de condições de trabalho, definição de jornada de trabalho e horas extras, assinatura da carteira de trabalho, etc. Trabalho análogo à escravidão? É com ele mesmo!
Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União
Este ministério não é muito familiar aos alunos. Foi criado para garantir que o governo aja com transparência e ética: implementa ações para prevenir e eliminar a corrupção.
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Este Ministério pode ser citado para soluções relacionadas ao controle de atividades de transporte no país. Além disso, ele cuida de planejamento e execução de melhorias nas estruturas rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias…
E se você já ouviu falar do Programa Passe Livre, conhece uma das ações deste ministério: esse programa concede transporte gratuito aos cidadãos carentes ou aos portadores de alguma deficiência física.
Ministério do Turismo
Chegamos ao último ministério da lista: o Ministério do Turismo obviamente promove o turismo brasileiro no país e fora dele. Além disso, ele é que investe na melhoria da estrutura e dos serviços em locais de potencial turístico no país e treina pessoal para recepção de turistas.