Dia do Vestibulando | 24 de Maio

por | maio 17, 2022

Início » Vestibulares » Dia do Vestibulando | 24 de Maio

O Dia do Vestibulando é comemorado em 24 de maio, tendo como objetivo ser uma forma de homenagear a dedicação dos estudantes que estão se preparando para vestibulares e Enem. “Vestibulando” é um termo que significa que a pessoa está em preparação para o vestibular, algumas provas que servem como medição para a admissão nas universidades brasileiras.

A origem da palavra vestibular vem de origem latim, vestibulum, que quer dizer “entrada”. O uso oficial desse termo foi instituído em 1915, pelo Decreto 11.530, que teve como finalidade reestabelecer a responsabilidade do Estado e do governo federal como os gestores principais e reguladores de projetos educacionais no Brasil.

A vida de um vestibulando não é nada fácil, pois é cercada pela alta carga de estudos e pela pressão dos pais, amigos, escola e de si mesmo, já que o seu futuro pode depender de um bom desempenho no vestibular. Quer saber mais sobre a história do vestibular no Brasil e algumas indicações de estudos que podem ajudar no vestibular? Continue lendo esse artigo!

 

História do vestibular no Brasil

 

O vestibular se estabeleceu no Brasil como forma de seleção de estudantes no começo do século XX. As primeiras instituições voltadas para o ensino superior, por exemplo a Escola de Medicina de Salvador, foram criadas apenas no século XIX, quando a família real portuguesa fugiu para o Brasil.

Uma das primeiras universidades brasileiras criadas foi a Universidade do Rio de Janeiro, em 1920 por meio do Decreto nº 14.343, e a primeira universidade que de fato surgiu no Brasil foi a Universidade Federal do Paraná. Já existiam algumas instituições do tipo em nosso país que realizavam vestibulares para seleção de alunos desde 1911, quando se viu a necessidade de se estabelecer um método de seleção.

Por meio do Decreto nº 11.530 no ano de 1915 o governo repôs algumas responsabilidades do Estado nas questões que se referiam aos ensinos secundário e superior. No documento foi usado, pela primeira vez, o uso da palavra “vestibular” para referir-se aos exames de seleção para o ensino superior.

Os critérios estabelecidos neste decreto para determinar quem seria aceito em uma instituição de ensino superior foram:

° Ter a idade mínima de 16 anos;

° Idoneidade moral;

° Aprovação no exame vestibular.

Um momento de crise foi na década de 1960, quando o acesso da população à educação secundária aumentou e não houve melhorias nas universidades, gerando superlotação nesses espaços e dificultando o acesso a eles. Após isso, os exames de seleção se tornaram populares em todas as universidades do país, públicas e privadas.

Em muitas instituições públicas, os exames eram divididos em duas fases: uma com questões de múltipla escolha e outra com questões discursivas mais a redação. Hoje em dia, ainda existem vestibulares nesse modelo, como o da Fuvest. Mas o vestibular mais comum no Brasil é o Enem! Saiba mais sobre ele a seguir!

 

O ENEM e sua importância

 

Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como principal ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Com o passar dos anos, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se também ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares, através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

E não para por aí. O Enem é também o método utilizado para que estudantes obtenham os financiamentos disponibilizados pelo governo federal: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O exame contempla ainda estudantes de cursos técnicos por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Todos os anos milhares de estudantes realizam a avaliação.

Fazendo o Enem você pode ter a chance de ingressar no tão sonhado curso superior por meio de diferentes processos seletivos ou por processos próprios de universidades que utilizam a nota obtida no exame. O Exame Nacional do Ensino Médio é dividido em 2 domingos consecutivos. Saiba o que cai em cada dia de prova:

1º dia: são aplicadas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), Ciências Humanas suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e a redação,  totalizando 5 horas e 30 minutos.

2º dia: são aplicadas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia) e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas de prova.

 

Atividades para o Dia do Vestibulando

 

As escolas de ensino médio podem, por exemplo, fazer atividades extracurriculares para ajudar os alunos a se desempenharem com mais assertividade na hora de fazer um vestibular ou o Enem.

Sugestão 1: Oferecimento de aulas especiais sanando as dúvidas sobre o funcionamento do Enem e dos principais vestibulares do país.

Sugestão 2: Realização de simulado de vestibular ou Enem, testando as competências dos alunos e analisando o que deve ser ajustado e melhorado nas aulas e nos estudos dos alunos.

Sugestão 3: Palestra com profissionais de diferentes áreas para sanar as dúvidas dos alunos acerca de suas escolhas profissionais.

 

Frases sobre Vestibulando

 

  • Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” – Leonardo da Vinci
  • “Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare” – Confúcio
  • “Comece onde está. Use o que você tem. Faça o que puder” – Arthur Ashe
  • “Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” – Winston Churchill
  • “O estudo para o vestibular deve estar conforme o ensinamento de Gandhi: viva esse ano como se fosse o último, mas aprenda como se fosse viver para sempre” – Félix Tuyama
  • “O aluno, ao iniciar a escola primária, e tão somente por isso, já está habilitado a ingressar um dia na universidade” – Álvaro Vieira Pinto
  • “Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: Calar, ouvir, lembrar, sair, estudar” – Provérbio Árabe

 

Outras celebrações relacionadas ao Dia do Vestibulando

 

  • Dia do Revisor: 28 de março
  • Dia do Corretor de Redação: 7 de abril
  • Dia Nacional da Biblioteca: 9 de abril
  • Dia da Literatura Brasileira: 1 de maio
  • Dia da Língua Portuguesa: 5 de maio
  • Dia do Escritor: 25 de julho

 

Repertórios para ajudar os vestibulandos nos estudos

 

Filmes: O Nome da Rosa (1986), A Lista de Schindler (1993), Amistad (1997), O Homem da Máscara de Ferro (1998), Shakespeare Apaixonado (1998), Olga (2004), O Menino do Pijama Listrado (2008), Cruzada (2005), Wall-E (2008), A Onda (2008), Preciosa (2009), O Amante da Rainha (2012), Ele Está de Volta (2015).

Livros: O que é isso, companheirismo? (Fernando Gabeira), Dom Casmurro (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio Azevedo), Capitães de Areia (Jorge Amado), Sagarana (Guimarães Rosa), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa), A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo), Laços de Família (Clarice Lispector), Iracema (José de Alencar), Vidas Secas (Graciliano Ramos).

Documentários: Jango (1984), Brasil: uma história inconveniente (2000), Ônibus 174 (2002), Auschwitz: Inside the Nazi State (2005), A Conspiração da Lâmpada (2010), Quebrando o Tabu (2011), O Dia que Durou 21 Anos (2012), Cowspiracy (2014), Hiroshima: The Aftermath (2015), Imagens do Estado Novo (2016), Holocausto Brasileiro (2016).

Séries: Cosmos (1980), Roma (2005), Os Tudors (2007), Big Bang: A Teoria (2007), Vikings (2013), Nossa Guerra Mundial (2014), Merlí (2015), The Crown (2016), Guerras do Brasil.doc (2019).

 

É vestibulando e precisa estudar redação para Enem e outras provas? Conte com as correções feitas em até 3 dias úteis por nossos professores especialistas! Receba comentários detalhados de acordo com o edital da prova para a qual você está se preparando!

 

Nathalia da Silva

Estudante de Marketing e estagiária no Redação Online.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM