Dia do Corretor de Redação | 7 de abril

por | abr 4, 2022

Início » Planejamento Escolar » Dia do Corretor de Redação | 7 de abril

Dia do Corretor de Redação é comemorado anualmente em 7 de abril. Nesta data são homenageados os profissionais responsáveis por corrigirem textos voltados para provas como Enem, vestibulares ou concursos específicos.

Quer saber mais sobre este profissional, sua importância e como se tornar um? Continue lendo este artigo!

 

Qual é a importância do corretor de redação?

 

Os corretores possuem formação em letras e se especializam nos editais de algumas provas para revisarem erros de acordo com os critérios avaliativos de um edital em específico. São primordiais, portanto, para a evolução na escrita de estudantes e de outros tipos de candidatos que pleiteam vagas na universidade, cargos públicos, empregos, prêmios, etc.

Mesmo com o desenvolvimento de softwares com inteligência artificial que corrigem redações, a função do corretor de redação continua sendo insubstituível, porque são capazes de identificar erros de coerência que podem passar despercebidos pela tecnologia.

Para estudantes do Enem, por exemplo, o contato com um corretor é primordial, pois possibilita ao aluno receber o feedback de um profissional sobre sua escrita de acordo com as 5 competências avaliativas do Enem. Na plataforma de correção de redação do Redação Online, os alunos recebem suas redações corrigidas por estes profissionais em até 3 dias úteis.

 

Como se tornar um corretor de redação?

 

Os corretores podem atuar de forma autônoma, para escolas, para editais de provas ou para plataformas de correção, como é o caso de Redação Online, startup que está sempre com vagas abertas para corretores.

Para conseguir uma vaga de Corretor de Redação, você deve ser graduado em Letras e receber um treinamento específico. O Redação Online oferece este treinamento e você recebe, inclusive, capacitação constante pela nossa equipe. O melhor é que você pode trabalhar remotamente: em qualquer lugar e horário! Saiba mais:

 

 
 
 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Redação Online (@redacaoparaescolas)

Caso tenha interesse, encaminhe seu currículo para misraely.wolfart@redacaonline.com.br !

 

Diferença entre revisor de textos e corretor de redação

 

O Dia do Revisor de Textos é comemorado em 28 de março. Apesar de terem funções muito próximas, com atividades muito conectadas, o revisor de textos e o corretor de redações atuam de maneiras distintas, trabalhando com materiais diferentes.

A correção está voltada à área educacional da escrita, ou seja, tem como objetivo incentivar os estudantes a melhorarem suas habilidades linguísticas de acordo com critérios avaliativos em uma redação. Já o revisor é responsável por tornar qualquer texto mais qualificado para leitura, sem a exigência de explicações ou justificativas sobre as alterações.

Enquanto o corretor costuma ajudar estudantes que precisam aprender, o revisor auxilia designers, publicitários, mestres, doutores e outros a tornarem seus textos o mais legíveis possível. Isso não quer dizer, entretanto, que um revisor não possa trabalhar como corretor, ou vice-versa.

 

Frases e mensagens para o Dia do Corretor de Redação

 

Atenção, esforço e carinho pelas palavras: 3 características que qualquer corretor de redação tem! Parabéns pelo seu dia!

Parabéns aos profissionais detalhistas que identificam os erros minuciosos de qualquer redação! Feliz Dia do Corretor!

”Um feliz Dia do Corretor aos profissionais que acompanham milhares de estudantes rumo à nota máxima na Redação e, consequentemente, à aprovação!”

”Obrigado por auxiliar na evolução da escrita de tantos estudantes! Você é essencial, corretor!”

 

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM