logo redação online

Dia da Escola | 15 de Março

sala-de-aula-carteira-escola-alunos-divulgacao-2-1024x576

O Dia da Escola é comemorado anualmente em 15 de março. A data foi instituída pelo Governo Federal e incluída no calendário brasileiro de comemorações,  tendo como objetivo de homenagear as instituições de ensino, pois elas tem uma grande importância para a sociedade.

A escola é o local que as pessoas frequentam para aprender a ler, escrever, promover a socialização e se aprofundar nas principais áreas do conhecimento.

Quer saber por que o Dia da Escola se comemora 15 de março e indicações de de citações e repertórios relacionados à escola? Continue lendo este artigo!

Como as escolas surgiram no Brasil?

As escolas começaram a surgir no Brasil em 1549, que foi quando os jesuítas chegaram ao Brasil com a Companhia de Jesus e tinham o objetivo de difundir a fé católica, com a missão de catequização dos índios. Os padres jesuítas ensinavam ensinavam a escrita, leitura, matemática e doutrina religiosa.

Conhecido como Padre Anchieta, ele desembarcou aqui no Brasil em 1553 e decidiu aprender a língua dos nativos, isso era essencial para consolidar o projeto inicial de evangelizar os indígenas, já que os seus textos e apresentações eram produzidos na língua nativa para facilitar a conversão ao cristianismo.

Os jesuítas foram expulsos do Brasil em 1759, sendo instituído o ensino laico com as Aulas Régias. A partir disso, o ensino religioso continuou sendo mantido nas aulas das escolas públicas.

Educação para Adultos

Infelizmente, existem muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola enquanto crianças ou de poder finalizar seus estudos, mas, para isso existem sistemas no país para para auxiliá-los na formação escolar, como a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Ademais, a modalidade EJA é para pessoas acima de 18 anos que não chegaram a concluir o período de estudos na escola. Cada módulo, representa uma série, com a duração de 6 meses cada, e a formação deve durar cerca de um ano e meio.

Por que a escola é tão importante?

A escola ajuda no desenvolvimento do aluno, como na sua capacidade de raciocínio lógico, interpretação textual e de desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, é na escola que se forma o cidadão, ou seja, a pessoa consciente de seu papel na sociedade, defender seus interesses e de suas responsabilidades e de seus direitos.

Ademais, na escola também se permite o desenvolvimento profissional de uma pessoa. Estamos num mundo cada vez mais competitivo, então, existe a importância de uma  boa formação escolar para ajudar nisso.

Atividades para o Dia da Escola

As instituições de ensino podem comemorar a data de diferentes formas. As escolas, podem, por exemplo, organizar atividades que promovam a reunião dos alunos e que transmitam a importância da escola para a vida de todos.

Sugestão 1: As escolas podem promover que os professores e alunos participem e façam um memorial da escola, com fatos históricos marcantes da escola.

Sugestão 2: Propor aos alunos fazerem uma redação com o tema sobre a importância da escola na sociedade, para fazerem refletir sobre isso.

Frases sobre Escola

  • Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.” – Cora Coraline
  • Na escola, alunos aprendem a ser cidadãos e conviver com as pessoas de forma amigável e respeitosa.” – Marianna Moreno
  • Mais que um ambiente de ensino, a escola é uma ferramenta socializadora.” – Marianna Moreno
  • A escola cria cidadãos e líderes, não pessoas dispostas a seguir regras a qualquer custo.” – Marianna Moreno
  • A escola infantil possibilita a criança se desenvolver enquanto brinca e se diverte.” – Marianna Moreno

Outras celebrações relacionadas à escola

Repertórios socioculturais sobre escola

Filmes: Ao Mestre, Com Carinho (1967), Clube dos Cincos (1985), O Preço do Desafio (1988), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Meu Mestre, Minha Vida (1989), Meninas Malvadas (2004), Matilda (1996), Gênio Indomável (1997), High School Musical (2006), O Menino do Pijama Listrado (2008), A Mentira (2010), As Vantagens de Ser Invisível (2012), A Teoria de Tudo (2014), Operação Supletivo – Agora Vai! (2018).

Livros: Diário de Anne Frank (Anne Frank), Letramento Literário: teoria e prática (Rildo Cosson), Educação não violenta: Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças (Elisama Santos), A Criança Montessori: Guia para educar crianças curiosas e responsáveis (Simone Davies), Deixem que Leiam (Geneviève Patte), A deseducação do negro – Com prefácio de Emicida (Carter Godwin Woodson), As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky).

Documentários: Ser e Ter (2002), Nunca Me Sonharam (2004), Pro Dia Nascer Feliz (2007), Corrida Para Lugar Nenhum (2009), Carregadoras de Sonhos (2010), Sementes do Nosso Quintal (2012), A Educação Proibida (2012), Quando Sinto Que Já Sei (2014), Tarja Branca (2014).

Séries: Glee: Em Busca da Fama (2009), Control Z (2020), Atypical (2017), Greenhouse Academy (2017), Sangue e Água (2020), Eu Nunca… (2020), AlRawabi School for Girls (2021).

É educador ou gestor educacional? O Redação Online é a maior plataforma de correção de redações para escolas e cursinhos preparatórios. Ademais, nosso sistema de correção é o mais completo do mercado, contando, inclusive, com detector de plágio, anti-cheating e inteligência artificial. Então, quer aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos e otimizar a correção de redações feita pelos seus professores? Conte com a nossa tecnologia!

IMPLANTE O REDAÇÃO ONLINE EM SUA ESCOLA

POSTS RELACIONADOS