logo redação online

Dia do Professor | 15 de Outubro

professora em sala de aula

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, e foi oficializada essa data em em 1963 por meio de um decreto do João Goulart. Tendo como objetivo ressaltar a importância desse profissional em nossa sociedade. Ademais, a nível internacional, celebre-se anualmente o Dia Mundial dos Professores em 5 de outubro.

O professor é muito importante na educação de todos, afinal, ele incentiva as crianças, adolescentes e adultos a tomarem decisões juntos, favorecendo o debate e o senso de democracia. Além disso, o professor viabiliza a discussão, o compartilhamento de ideias, experiências e o trabalho em grupo dentro da sala de aula.

Quer saber por que o Dia do Professor se comemora em 15 de outubro, sua importância e indicações de citações e repertórios relacionados à professor? Então, continue lendo este artigo!

Como surgiu o Dia do Professor?

Essa data foi escolhida para ser o Dia do Professor por ser o dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, uma santa católica do século XVI, que foi importante por suas obras sobre a vida contemplativa por meio da oração mental e por sua atuação na Contrarreforma.

Também faz referência ao dia em que D. Pedro I baixou um decreto imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil. A primeira grande contribuição da lei foi a determinação que obrigava as Escolas de Primeiras Letras (conhecida hoje como Ensino Fundamental) a ensinarem para os alunos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Nessas escolas, também ensinavam noções gerais de geometria prática para os meninos, e para as meninas tinham aulas de corte e costura, bordado e culinária. Graças a esse decreto as primeiras escolas primárias do país chegaram a todas as vilas, cidades e lugares mais populosos do Brasil.

Em 1947, o professor Salomão Becker, sugeriu que, em 15 de outubro, os professores receberiam um dia de folga, já que o segundo semestre escolar era extenso e os profissionais teriam apenas 10 dias de folga.

Além de amenizar o cansaço dos professores, nesta data eles se reuniam para para analisar os rumos do restante do ano letivo. Essa celebração foi realizada todos os anos em São Paulo, até ficar famosa em todo o país e foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto federal nº 52.682.

Dia dos Professores em outros países

Existem também o Dia Mundial dos Professores, que é comemorada internacionalmente e é conhecida como World Teachers’ Day, foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1994. Essa data é comemorada em 5 de outubro e aconteceu em referência a um documento importante emitido em 1966.

O documento é conhecido como “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores”, e foi emitido em 5 de outubro de 1966. Ele abordou ações para garantir melhorias à educação e ao trabalho dos docentes em todo o mundo.

Além disso, alguns países decidiram adotar a comemoração em 5 de outubro, como: Azerbaijão, Bélgica, Bahrein, Bulgária, Canadá, Croácia, Alemanha, Lituânia, Paquistão e Portugal.

A importância do professor

O professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual. Além disso, ele auxilia na aprendizagem de competências socioemocionais, que inclui aspectos comportamentais e relacionais, fundamentais para as relações humanas em geral.

As atividades escolares feitas pelo professor também proporcionam o contato com as habilidades e competências exigidas para a vida profissional.

Ademais, o papel do professor nos processos de elaboração do conhecimento é essencial para que a educação evolua e sirva ao seu propósito social.

Atividades para o Dia do Professor

As instituições de ensino podem comemorar essa data de diversas maneiras.

Sugestão 1: Organizar na semana do Dia do Professor um dia para apresentar aos alunos o mundo das profissões e os professores mostram a eles como os professores auxiliam os cidadãos a chegarem em seus objetivos profissionais.

Sugestão 2: Além disso, apresentar para os alunos como cada disciplina é importante para o seu futuro e o porquê de cada professor ter escolhido aquela profissão e curso.

Frases sobre professor

  • Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” – D. Pedro II
  • A educação, sozinha, não faz as coisas todas, mas, sem ela, as coisas todas não podem ser feitas. O bem do trabalho da educadora, do educador, é exatamente saber que pode fazer alguma coisa e insistir, não deixar que a educação descanse, fustigar, catucar a educação para que ela possa possibilitar o cumprimento de alguns dos nossos deveres.” – Paulo Freire
  • Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.” – Paulo Freire
  • Se não morre aquele que escreve um livro e planta uma árvore, com mais razão não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma.” – Bertold Brecht

Outras celebrações relacionadas à Professor

Repertórios socioculturais sobre professores

Filmes: Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Educação (2009), A Mentira (2010), Professora Sem Classe (2011), As Vantagens de Ser Invisível (2012), A Menina Que Roubava Livros (2013), A Seleção (2013), A Teacher (2013), Escola do Rock (2013), Lady Bird: A Hora de Voar (2017), Te Pego na Saída (2017), Extraordinário (2017), Operação Supletivo – Agora Vai (2018), Um Garoto Como Jake (2018), Booksmart (2019), Luce (2019), Bons Meninos (2019), A Música da Minha Vida (2019), CODA (2021).

Livros: Pais Brilhantes, Professores Fascinantes (Augustu Cury), Pedagogia da Anatomia (Paulo Freire), O Valor do Professor (Gabriel Perissé), Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar (Paulo Freire), O Professor: Ele Vai Ensinar, Ela Vai Aprender (Tatiana Amaral), A Prática Educativa: como ensinar (Antoni Zabala Vidiella), Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos (Içami Tiba), Conversas Com Um Jovem Professor (Leandro Kamal), Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire).

Documentários: Pro Dia Nascer Feliz (2005), Paulo Freire Contemporâneo (2006), Quando Sinto Que Já Sei (2016).

Séries: Breaking Bad – A Química do Mal (2008), Glee: Em Busca da Fama (2009), Rita (2012), Quando o Coração Chama (2014), Escolinha do Professor Raimundo (2015), Merlí. Sapere Aude (2019), Segunda Chamada (2019), Professor Iglesias (2019).

É educador ou gestor educacional? Conheça a plataforma do Redação Online! É a maior plataforma de correção de redações para escolas, faculdades e cursinhos preparatórios, além de contar com inteligência artificial, detector de plágio e anti-cheating. Então, se você quer aumentar a taxa de aprovação dos seus alunos e otimizar a correção de redações em processos seletivos, seu lugar é aqui!  Conte com a nossa tecnologia!

TESTE NOSSA PLATAFORMA POR 2 MESES GRÁTIS

POSTS RELACIONADOS