SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom APROVADO15 em todos os planos!

Dia do Estudante | 11 de Agosto

jovem estudante com livros

O Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto. Assim, essa data celebra um direito básico dos cidadãos e uma fase da vida na qual dedicamos em buscar conhecimento por meio do estudo constante. Ser estudante significa pesquisar, ser curioso em relação aos conhecimentos e estar sempre pronto para aprender mais.

O estudante está sempre em constante pressão da sociedade e da família, para saber como andam os estudos, como estão as notas e quais os planos para o futuro: se já está se preparando para o Enem, vestibulares ou concursos públicos.

Quer saber por que o Dia do Estudante se comemora em 11 de agosto e indicações de frases e outros materiais relacionados aos estudantes? Então, continue lendo este artigo!

Como surgiu o Dia do Estudante?

A história dessa data começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Assim, esses cursos eram ofertados na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Em 11 de agosto de 1927 aconteceu a comemoração dos 100 anos do curso de Direito, quando o advogado Celso Grand Ley solicitou que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante.

Além disso, essa data também possui outro significado importante: em 11 de agosto de 1937 surgiu a União Nacional de Estudantes (UNE), que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

A importância dos estudantes

Os estudantes tem um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade. As escolas, cursinhos e faculdades formam profissionais que tem muita importância para o funcionamento de sistemas e das comunidades.

Afinal, todos nós, em algum momento da vida, iremos precisar de bons médicos, enfermeiros, advogados, professores e outros. Ao se prepararem para se tornarem bons profissionais, os estudantes também contribuem para a movimentação da economia.

Assim, quando ingressam no mercado de trabalho, os estudantes ajudam empresas a ficarem mais fortes para gerarem mais empregos e renda para a população.

Atividades para o Dia do Estudante

As instituições de ensino podem comemorar a data de diferentes maneiras.  Logo, a escola pode, por exemplo, realizar atividades que promovam a união dos alunos e que transmitam a importância de ser estudante para o seu futuro.

Sugestão 1: As escolas podem criar um mural do Dia do Estudante com a participação de todos os estudantes, para eles contarem sobre suas experiencias, o que estão aprendendo no momento e o que mais gostam de estudar.

Sugestão 2: Durante a semana do Dia do Estudante, fazer um dia da semana voltada a jogos e brincadeiras com os alunos para eles se distraírem e se divertirem.

Frases sobre Estudantes

  • É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom.” – Albert Einstein
  • Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda.” – Tom Peters
  • Um bom professor percebe que ele também é um estudante e cujo objetivo não é impor respostas, mas estimular a criatividade.” – Herbie Hancock
  • Quanto mais conhecimento você tem, mais iluminado será o seu caminho.” – Mestre Yoda

Outras celebrações relacionadas ao Dia do Estudante

  • Dia da Escola: 15 de março
  • Dia do Estudante de Direito: 19 de maio
  • Dia do Pedagogo: 20 de maio
  • Dia do Vestibulando: 24 de maio
  • Dia da Educação: 28 de abril
  • Dia do Professor: 15 de outubro
  • Dia Internacional do Estudante: 17 de novembro

Repertórios socioculturais sobre estudantes

Filmes: Ao Mestre, Com Carinho (1967), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Como Estrelas na Terra (2007), D.U.F.F – Você Conhece, Tem ou É (2015), A Barraca do Beijo (2018), After (2019), Deep (2021), Lulli (2021), A Crônica Francesa (2021), Adeus, Professor (2018), A Química Que Há Entre Nós (2020), Palavras nas Paredes dos Banheiros (2020).

Livros: O Estudante (Adelaide Carraro), Este Lado do Paraíso (F. Scott Fitzgerald), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Liberdade (Jonathan Franzen), Laranja Mecânica (Anthony Burgess), O Poder do Hábito (Charles Duhigg), Educar na Esperança em Tempos de Desencanto (Chico Alencar e Pablo Gentili), A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se complementam (Paulo Freire).

Documentários: Maria: Não Esqueça Que Eu Venho dos Trópicos (2017), Lorena, La de Pies Ligeros (2019), The Call to Courage (2019).

Séries: Glee (2009), Elite (2018), Biologia Avançada (2018), #NãoMeJulgue (2018), Euphoria (2019).

É estudante? Então, conheça AGORA a nossa plataforma de correção de redações e torne-se mestre na escrita dos textos cobrados em provas como o Enem, Fuvest, Unicamp, Cebraspe, FGV e muitas outras!

É professor ou educador? Então, implante em sua instituição de ensino a maior plataforma de correção de redações para escolas, faculdades e cursinhos preparatórios. Além de contar com inteligência artificial, detector de plágio e anti-cheating. Assim, aumente a taxa de aprovação dos seus alunos ou otimize a correção de redações em processos seletivos, com a nossa tecnologia!

POSTS RELACIONADOS

Importância da IA na correção de redação

No universo educacional contemporâneo, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta revolucionária, prometendo transformar profundamente a maneira como professores avaliam e otimizam seu tempo.