logo redação online

Como é a redação do Encceja?

redação encceja

Este artigo é um guia completo para quem passou pelo EJA e agora quer seu certificado de conclusão. Você vai saber tudo sobre como é a redação do Encceja – o exame o qual fornece esse certificado.
Primeiro você precisa saber se o Encceja é para seu caso.

O que é Encceja?

O Encceja é um exame organizado pelo Inep que certifica a conclusão do ensino fundamental e ensino médio para jovens e adultos. Ter um certificado desse tipo é importante, especialmente para quem quer ter melhor qualificação no disputado mercado de trabalho!
Se você passou pelo EJA, então, obterá seu certificado pelo Encceja. Ademais, quem terminou o ensino fundamental pelo EJA, desde que tenha 15 anos ou mais na data do exame, pode fazê-lo. Entretanto, para quem terminou o ensino médio pelo EJA é preciso ter 18 anos ou mais no dia da prova.
Não existe obrigatoriedade de fazer o Encceja – apenas se quiser obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Como é a prova de redação do Encceja?

A prova de redação será aplicada no período da tarde, junto com outras disciplinas. Então, no total, o candidato terá 5 horas para fazê-las. Até o momento em que escrevemos este artigo, as provas têm sido realizadas entre as 14h e as 19h.
Se você vai prestar o Encceja e tem alguma deficiência auditiva, visual ou tem dislexia, é direito seu ter sua redação corrigida de uma forma diferenciada. Para isso, deve fazer uma solicitação antecipadamente.
Além disso, quem está no sistema prisional (PPL) também pode prestar o Encceja. Assim, no dia da prova de redação haverá mais 4 provas objetivas.
Daqui a pouco vamos revelar quais temas já caíram na prova do Encceja. Agora queremos mostrar como você pode fazer uma boa redação para obter seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Como fazer uma boa redação no Encceja?

Na prova, você receberá textos de apoio, que podem ser textos informativos, poemas, estatísticas e infográficos. Eles são uma base para começar a escrever.
A redação do Encceja é do tipo dissertativo-argumentativo, e nosso blog tem as dicas de como fazer uma redação dissertativa, passo a passo. Mesmo assim, vamos resumir os pontos principais para você conseguir a nota mínima na redação.

  1. Divida seu texto em parágrafos; não existe um número correto de parágrafos;
  2. o primeiro parágrafo do seu texto precisa falar do tema central, e mostrar sua opinião sobre ele; cuidado para não fugir do tema!
  3. depois do primeiro parágrafo, tudo que tem a fazer é explicar sua opinião; esse é o desenvolvimento, e você pode fazê-lo em quantos parágrafos achar melhor, mas não aconselhamos que seja apenas um; cite o que viu na mídia, o que aprendeu no fundamental ou médio, ou o que leu em livros – isso enriquece muito sua redação;
  4. assim como no Enem, os alunos devem dar alguma solução para o problema mencionado no tema, então na redação do Encceja você também deverá incluir uma; lembre-se de mostrar os 4 elementos das soluções que o Inep pede:
  • Agente
  • Ação
  • Modo/meio
  • Finalidade

e de detalhar mais algum desses elementos; sua proposta de solução pode vir em qualquer parte do texto, não somente na conclusão como muita gente pensa;

  1. faça o último parágrafo, concluindo; um jeito fácil de concluir é fazer um breve resumo do que foi dito na sua redação, nada mais;
  2. releia sua redação por mais ou menos meia hora para verificar se as palavras que usou são as melhores e ver se tudo está fácil de ler.

Como é calculada a nota de redação Encceja?

A nota da redação será de zero a 10. Ela será a média das notas de dois corretores. Se a diferença entre as notas for superior a 4 pontos, haverá uma nova correção. Essa nota desse terceiro corretor é que valerá.

Quando o Encceja dá zero na redação?

Aqui não há nada muito diferente do que acontece com outras provas de redação. A redação recebe zero se

  • fugir do tema;
  • não corresponder ao tipo de texto esperado (dissertação argumentativa);
  • a folha estiver em branco ou com até 4 linhas escritas;
  • o texto estiver fora do espaço destinado à redação;
  • houver xingamentos, desenhos, ou seja, formas de anulação de  propósito.

O Encceja permite ver a correção da redação?

Sim, você pode ver prova de redação corrigida depois do resultado divulgado (ela fica neste link), mas só para compreender onde falhou. Não haverá possibilidade de recurso para alteração da nota. 
Então, para obter seu certificado, a nota de redação precisa ser 5 ou mais. De qualquer forma, as notas das outras disciplinas também não podem ficar abaixo dos 100 em cada uma (o máximo é 200).

Quais temas já caíram na redação do Encceja?

Analisando os temas abaixo, você vai saber melhor como se preparar para a redação.

2022

nível fundamental: “O papel da tradição oral na preservação da cultura no Brasil”
nível médio: “Desafios da indústria da moda para a preservação do meio ambiente

2021

nível fundamental: “Abandono afetivo do idoso no Brasil
nível médio: “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”

2019

nível fundamental: “Novas formas de consumo consciente”
nível médio: “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”

2018

nível fundamental: “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
nível médio: “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”

2017

nível fundamental: “A importância da vacinação para a saúde pública”
nível médio: “A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil”https://youtu.be/3_gqNHN8EDYComo você vê, são temas de conhecimento geral, tranquilos para quem está antenado com o que acontece no Brasil, acompanha o noticiário da mídia. Portanto, é bom que o candidato tenha uma bagagem mínima de leitura de jornais e revistas, além do que aprendeu no curso regular.
Isso é tudo que você precisava saber sobre como é a redação do Encceja. Então, uma boa ideia é fazer uma busca no nosso blog onde há muitos exemplos de todo tipo de tema que pode cair na sua redação! Além disso, nós também corrigimos redações no modelo ENCCEJA!

QUERO ENVIAR MINHA REDAÇÃO

POSTS RELACIONADOS

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar