Quer saber como planejar sua dissertação? Então, você não pode perder esse post. O básico do básico é saber que sua dissertação deve ter IntroduçãoDesenvolvimento e Conclusão.  No entanto, na hora de colocar em prático, ou seja, na hora de escrever é comum ficar em dúvida quanto a que informações colocar em cada parte.

Introdução:  na introdução você tem que apresentar o tema que vai escrever. Como é o início do texto, é importante que as frases funcionem como um atrativo, para que o leitor se interesse por seu texto, além de dar uma boa impressão para os corretores que vão avaliar sua redação. Não se esqueça de ser claro e objetivo, para que não haja dúvidas quanto à intenção do seu texto.  Em média, 3 ou 4 linhas é o necessário para introduzir o texto.

Redação enem

Desenvolvimento: É a parte central do texto, aqui que você expõe seus argumentos. Para construir um bom argumento, traga para o seu texto exemplos ou citações. Nesta etapa, evite repetições de termos ou orações que tenham o mesmo sentido. Atente-se: escreva apenas sobre o que você tem certeza, pois tentar demonstrar mais do que sabe, pode acabar fazendo com que você erre ou se atrapalhe na construção da ideia.  Tome cuidado para não “encher linguiça”, qualidade é mais importante que quantidade. Para o desenvolvimento, escrever de 18 a 20 linhas é o suficiente!

Conclusão: Nesse parágrafo você deve fazer o arremate final. Não coloque novas ideias, apenas reúna as já levantadas ao longo do texto, contudo, tomando um posicionamento ou lançando uma solução para um problema apresentado.

Confira o esquema:

TÍTULO
1º ParágrafoTESE + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3Introdução
2º ParágrafoDesenvolvimento do argumento 1 

Desenvolvimento

3º ParágrafoDesenvolvimento do argumento 12
4º ParágrafoDesenvolvimento do argumento 3
5º ParágrafoExpressão inicial + reafirmação do TEMA + observação finalConclusão

Se ainda tem dúvidas de como fazer uma boa dissertação, acesse nosso site: http://redacaonline.com.br/blog

Lá você vai encontrar muitas dicas de como escrever bons textos.

Comentários do Facebook