Tema de Redação para Concursos: O mundo vive uma “desglobalização”?

Tema de Redação: O mundo vive uma “desglobalização”?

Texto 1:

Na década de 1990, qualquer debate político-econômico sempre envolvia uma “palavra mágica”: globalização.

O termo define as políticas seguidas por países e empresas dentro de uma realidade em que as multinacionais podiam mudar de país num piscar de olhos e o dinheiro cruzava fronteiras com a velocidade da internet.

Hoje, o cenário é outro. O comércio mundial e os investimentos internacionais sofrem uma retração. Nas principais economias, florescem discursos e práticas anti-imigração, e a Rodada de Doha, como são conhecidas as negociações promovidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em prol da liberalização de negócios, já dura 13 anos, sem ser concluída.

Simon Evenett, especialista em comércio mundial da Universidade de Saint Gallen, na Suíça, defende que houve uma inegável mudança na tendência de globalização desde a crise financeira global de 2008.

Fonte: bbc – desglobalização economia mundo

redacao-online-enem

Texto 2:

Se para muitos a globalização consolidou-se como o modelo definitivo de integração econômica mundial na era pós-Guerra Fria, a crise financeira de 2007 e recentes guinadas eleitorais no Primeiro Mundo – entre elas, o Brexit, plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia, e a vitória de Donald Trump, um líder populista e protecionista, na eleição americana – fizeram soar o alerta para o seu desgaste.

Ou seja, não só a globalização como dois dos valores fundamentais que a sustentam – a democracia liberal e o capitalismo de livre mercado – estão sob ameaça.

Fonte: exame abril – o pesadelo da desglobalização

Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como Tema de Redação: O mundo vive uma “desglobalização”?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes

⏰ O cupom loucura com 40% de desconto acaba em:

  • 00Dias
  • 00Hrs
  • 00Min
  • 00Seg