Conheça 10 livros que ajudam na redação do ENEM

por | jul 8, 2022

Início » Dicas de Redação » Conheça 10 livros que ajudam na redação do ENEM

O Enem é uma prova que exige muita leitura e interpretação de texto do estudante. Isso porque muitas questões trazem instruções e cabeçalhos longos, que exigem muita atenção. Dessa forma, leia com o máximo de cuidado.

Portanto, manter hábitos de leitura é uma ótima tática para se dar bem no exame. Entretanto, para escrever uma boa redação do ENEM, é fundamental desenvolver uma relação mais próxima tanto com o hábito de leitura, quanto de escrita.

O objetivo é entender melhor o mundo e saber relacionar esses conhecimentos em um texto. Mas, como se preparar para escrever um texto dissertativo-argumentativo no ENEM? Confira aqui 10 livros que podem te ajudar a sair do lugar comum e dos argumentos vazios.

A Revolução do Bichos – George Orwell

A Revolução dos Bichos, do escritor inglês George Orwell, é um clássico da literatura mundial que poderia respaldar questões de prova em exame de qualquer país do mundo. Ou seja, é uma obra universal que representa a condição humana frente ao autoritarismo ditatorial e totalitarista.

Na obra, os animais se rebelam contra os mandos e desmandos dos homens. Cansado da exploração pelos humanos, proclamam-se independentes e autônomos. Entretanto, a tirania reaparece, mas agora encarnada na figura de um animal, o que ilustra um círculo vicioso onde dominado se transforma em dominador.

Como a Revolução dos Bichos ajuda a fazer a redação do ENEM? A obra pode ajudar a sustentar argumentos em temáticas como opressão, ditadura, luta de classes e liberdade política, por exemplo.

E, se você tem dúvidas sobre como relacionar dados, fatos e informações no seu texto, confira esses três modelos de redação do ENEM que alcançaram nota 1000 no exame.

A Peste – Albert Camus

A Peste retrata a disseminação da peste bubônica durante o século XIV. A doença acometia cidades inteiras, devido às suas péssimas condições de higiene. Porém, ele foi escrito logo depois da Segunda Guerra Mundial, como uma alegoria ao nazismo.

Por isso, A Peste é um livro muito atual, podendo ser visto com uma metáfora do surgimento de pandemias e graves surtos epidemiológicos. Por outro lado, serve para ilustrar revoltas políticas, protestos e manifestações mais acaloradas.

Ele funciona bem em assuntos como emergência epidemiológica, políticas sanitárias, saneamento básico e outros temas ligados às condições sanitárias. Por outro lado, ajuda a problematizar o surgimento de ideologias totalitárias e ditatoriais.

A Metamorfose – Franz Kafka

Franz Kafka escreveu A Metamorfose em 1915, sendo classificada como uma das grandes obras literárias de todos os tempos. A temática circula em torno de relações de trabalho, rejeição familiar e convivência social.

Entretanto, A Metamorfose dá possibilidades para diversos tipos de interpretação. Ou seja, mais de um século depois de ter sido redigido e editado, dialoga fortemente com o século XXI.

No ENEM, ele pode ser utilizado para problematizar as relações de trabalho e a convivência familiar. Além disso, pode ilustrar temáticas de saúde mental e de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Homem Invisível – Ralph Ellison

Ralph Ellison trata da questão racial americana em O Homem Invisível. Ele narra a vida de um homem negro americano que se sente invisível frente a hegemonia no poder, que pertence aos brancos.

A obra toma conta ainda de diversos temas enfrentados pela comunidade negra nos Estados Unidos, em meados do século XX. O Homem Invisível entrega ainda um tocante retrato da solidão e da representação e construção da identidade de um povo.

Se a redação do ENEM tratar de políticas raciais, racismo, representação da identidade negra, solidão, desigualdades entre classes sociais, o livro de Ellison é sem dúvida uma ótima fonte de inspiração. Então, beba dela abundantemente!

Quarto do Despejo – Carolina Maria de Jesus

O Quarto do Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, é considerado um marco na literatura feminina brasileira. A autora nasceu no interior de Minas Gerais, indo morar em São Paulo por volta dos 30 anos de idade. Sem instrução concluída, a escritora demonstra um rico arcabouço crítico em um texto repleto de marcas de oralidade.

O livro é, na verdade, parte do diário escrito por Carolina, enquanto vivia nas favelas de São Paulo, mais especificamente, na Favela do Canindé. São registros sobre a rotina diária dela, mas também sobre a dor, a fome e a miséria que cercam esses lugares, principalmente nas grandes capitais brasileiras.

Como o Quarto do Despejo pode ajudar você a tirar 100 na redação do ENEM? Em temáticas como política habitacional brasileira, favelas, exclusão social e geográfica, desigualdade social e políticas sociais contra fome e miséria no Brasil.

O Povo Brasileiro – Darcy Ribeiro

Considerado um dos maiores antropólogos e sociólogos da história do Brasil, Darcy Ribeiro traça em O Povo Brasileiro como se deu a formação e construção da identidade da população do país.

Segundo ele, a partir do século XVII, a cultura europeia dominou o país, acabando de vez com a primazia cultural dos povos nativos. Com isso, foram originados os povos novos, resultado da miscigenação entre várias culturas e etnias. Mas, não só europeias, mas de povos vindos de várias partes do mundo.

O Povo Brasileiro pode ser utilizado na redação do ENEM? Se um dos temas da redação do ENEM 2022 for colonização, migrações, miscigenação, identidade do povo brasileiro entre outros.

A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade – Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu

Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu escreveram um livro de filosofia breve, simples e fácil de ler. Em A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade, o leitor vai encontrar um debate de ideias sobre moral, ética e comportamento humano.

Para fazer a redação do ENEM, esse material pode ajudar a solidificar argumentos sobre as grandes questões que rondam o homem na atualidade, por exemplo, as implicações éticas de uma guerra internacional, discussão sobre o aborto ou legalização do uso de maconha.

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari leva o estudante a um passeio pela a história da humanidade, pontuando os fatos históricos mais importantes e também a formação das diversas sociedades.

Desse modo, o autor entrega uma visão antropológica ampla sobre a história do homem até aqui. Para a redação do ENEM, é um conteúdo muito rico para debates sobre o futuro da humanidade, o futuro das relações de consumo, da relação do homem com a fé e adjacentes.

A Civilização do Espetáculo – Mario Vargas Llosa

O escritor peruano Mario Vargas Llosa entrega uma bela reflexão sobre o século XXI em A Civilização do Espetáculo. Para ele, a relação das pessoas é cada vez mais difícil devido ao sensacionalismo jornalístico e a banalização da arte e da Literatura, colocando a cultura como mero elemento de distração e, não mais de despertar de consciência.

Além disso, o autor aponta que a esfera política deixou de ser um campo de debate de ideias, para ser um lugar de confronto de sentimentos e paixões.

Assim, se temas contemporâneos como fake news, democratização dos meios de comunicação, manipulação jornalística, cultura nas redes sociais, debate política ou lugar de fala estiverem presentes na redação do ENEM, coloque seus argumentos nas mesmas bases de Llosa.

Vidas Secas – Graciliano Ramos

Nessa magnífica obra da literatura brasileira, Graciliano Ramos expõe a condição do povo nordestino, que circula em cenário de injustiça social e abandono frente ao flagelo da seca.

Em Vidas Secas, acompanhamos a fuga de uma família de retirantes, pela paisagem castigante da caatinga, em busca de condições de vida melhores. Tendo como foco o personagem de Fabiano, vaqueiro sem instrução que não tinha habilidade com as palavras. Mesmo dentro da adversidade, mantinha um orgulho inabalável. Entretanto, por dentro, às vezes se sentia mais bicho do que homem.

O livro aborda o descaso e a exploração por qual passam as famílias que vivem no sertão nordestino até hoje, chegando a impactar até na formação de suas identidades e na dificuldade de reconhecimento da própria voz.

Como Vidas Secas pode ajudar a escrever uma boa redação no ENEM: pode subsidiar argumentos e discussões em temas como injustiça social, povos oprimidos, classes sociais e êxodo rural.

Nesse texto, você conferiu 10 indicações de literaturas que podem ajudar você a apresentar argumentos ou contextualizar melhor sua redação no Exame Nacional do Ensino Médio.

Agora você sabe como melhorar e justificar seus argumentos na hora da prova, descubra como organizar as ideias na redação do ENEM, e com isso apresentar um texto coeso e conciso.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM