A redação precisa ter título? O que é considerado fuga do tema? Existe muitas dúvidas sobre a redação do Enem!
A Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2022 é uma das ferramentas mais importantes para os estudantes inscritos no exame. É nela que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reúne as principais orientações para a prova e dá, afinal, o caminho das pedras para a nota mil.
Para completar, a cartilha reúne ainda exemplos de redações que alcançaram a nota máxima na última edição do exame, comentadas pelo Inep.
Veja abaixo algumas das principais informações trazidas pelo manual.
Redação do Enem precisa de título?
É verdade que o Enem não exige um título para a redação. Isso não significa, no entanto, que o aluno não possa colocar um. A regra é clara, segundo o edital do exame: o título é opcional.
Mas atenção: embora você não vá ganhar pontos por colocar um título, você pode perder caso escolha um inadequado. Segundo o Inep, se o seu título apresentar desenhos, sinais gráficos sem função evidente, impropérios e outros elementos passíveis de eliminação, sua redação pode levar nota zero.
O que é considerado desvio da norma padrão?
A competência um da redação do Enem pede que o candidato demonstre domínio da modalidade de escrita formal da Língua Portuguesa. Mas o que isso significa na prática? A Cartilha do Participante alerta que os estudantes precisam estar atento aos seguintes aspectos:
- Convenções da escrita: acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação);
- Gramaticais: regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, tempos e modos verbais, pontuação, paralelismo sintático, emprego de pronomes e crase;
- Escolha de registro: adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade;
- Escolha vocabular: emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras selecionadas são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em que aparecem.
O que significa fugir do tema?
O Inep é direto: “Considera-se que uma redação tenha fugido ao tema quando nem o assunto mais amplo nem o tema específico proposto são desenvolvidos”.
Quer um exemplo mais prático? O tema da redação do Enem 2022 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. O assunto mais amplo, neste caso, era o registro civil, e o mais específico era a relação dele com a cidadania.
Se o candidato dissertasse sobre um tema completamente alheio, como a violência contra a mulher, por exemplo, estaria fugindo do tema proposto.
E o que significa tangenciar o tema?
Já o tangenciamento do tema acontece quando o candidato até fala de algo relacionado à frase tema proposta, mas não a aborda globalmente. É o que ocorreria caso o candidato falasse no Enem 2021 sobre o déficit de registro civil, mas não estabelecesse uma relação disso com a dificuldade de acesso à cidadania.
Como escrever um texto coeso?
Antes de tudo, vamos esclarecer: texto coeso é aquele que apresenta “marcas linguísticas que ajudam o leitor a chegar à compreensão profunda do texto”. O Inep elenca algumas dicas para garantir a coesão textual:
- Substitua termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;
- Substitua termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas;
- Substitua verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que retomem o que foi dito;
- Aposte na elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente identificáveis.
Para baixar o manual da redação basta clicar aqui. A aplicação do Enem 2022 será nos dias 13 e 20 de novembro.
Este texto é fruto de uma parceria entre o Guia do Estudante e o Redação Online, plataforma de correção de redações. Clicando aqui é possível acessar os planos de correção disponíveis. Utilize o cupom GUIADOESTUDANTE20 e ganhe 20% de desconto.