logo redação online

12 filmes de terror para usar na redação do Enem

mulher assisntindo filme de terror

Está chegando o dia das bruxas e o Redação Online decidiu tocar o terror e trazer filmes de terror!

Então, mostraremos no artigo de hoje 12 filmes de terror para usar na redação do Enem. Assim, apenas aconselhamos que evite assistir com a luz apagada ou sozinho…

Não, não olhe (2022)

Suponhamos que em sua redação você esteja argumentando sobre o medo do desconhecido, e como cada um reage a ele. Este filme pode ser mencionado!

Nele, dois irmãos perdem tragicamente o pai e passam a ser responsáveis por um rancho de criação de cavalos. Então, alguns acontecimentos estranhos começam a ocorrer, e cada um dos irmãos reage de uma forma peculiar. Prometemos: você vai sentir o medo na pele. 

Confira o trailer:

Violência gratuita (2007)

Este é um filme que faz uma autocrítica do mundo em que vivemos. O longa diz que, se o mundo é desse jeito, sádico e violento, é culpa nossa, da nossa inércia. 

Ele levanta a seguinte questão: por que as pessoas são violentas? Seriam problemas mentais ou transtornos de comportamento inatos? Assim, pode ser também que o casal homossexual do filme esteja revoltado por sofrer discriminação…

Para redações sobre violência em geral, especialmente altos índices de violência em geral e violência contra grupos específicos, aproveite para mencionar este filme. 

Amantes eternos (2014)

Gosta de filme de vampiro? Este é um deles e muito elogiado pela crítica. O tema central é a mediocridade cultural dos dias de hoje.

Adam é um vampiro e astro do rock e prefere se isolar porque cansou dos seres humanos. Sua amante Eve decide encontrá-lo e lhe fazer companhia. 

Adam não suporta a cultura atual: tem obsessão por instrumentos musicais antigos, e vive numa casa cheia de livros e discos de outras épocas. 

Então, acreditamos que é um bom repertório para redações sobre a qualidade da produção cultural de hoje

O iluminado (1980)

Neste filme, Jack é um ex-professor que vira zelador de um hotel. Lá ele moraria com a família. Ocorre que ele era alcoólatra e isso o leva a ser cada vez mais agressivo. Daí é que acontecem coisas sobrenaturais. 

Então, se em sua redação você está dissertando sobre os problemas do alcoolismo, pode citar esse filme que vai bem!

Os Pássaros (1963)

Esse é um clássico do terror, que também pode virar repertório do Enem, se sua redação falar sobre o homem e o meio ambiente. 

Melanie Daniels, uma socialite, conhece o advogado Mitch Brenner num pet shop. Após o encontro, ela vai até a cidade onde ele passa finais de semana. É quando milhares de pássaros no local começam a atacar as pessoas! 

A Possessão de Deborah Logan (2014)

Mia Medina decide filmar a senhora Deborah Logan, com mal de Alzheimer, e sua filha, Sarah, para escrever sua tese de doutorado. Entretanto as filmagens revelam algo além da doença, que está tomando posse da mãe. 

Uma argumentação sobre doenças degenerativas, ou velhice na sua redação do Enem pode incluir referências a esse filme. 

O Babadook (2014)

Essa é a história de Amelia que dá à luz seu filho no mesmo dia em que seu marido morre. É um trauma tão grande que dura anos! E adivinha… o filho começa a ficar agressivo quando vê um certo livro intitulado The Babadook

E a vida de Amelia piora ainda mais. Não tem sangue mas é bem apavorante!

Redações sobre a maternidade e seus desafios podem mencionar esse filme. 

Corra (2017)

Suspense eletrizante, este filme pode ser citado em redações que tocam no tema do racismo, e surgiu durante o movimento Black Lives Matter. 

O filme gira em torno de Roman, homem rico e poderoso que consegue criar uma forma de prolongar a vida daqueles que tiverem meios para pagar o processo. Todos são atraídos de forma manipulada, acreditando no processo: a verdade é que há interesses financeiros por trás.   

Os responsáveis pelo processo manipulador acabam vistos como cidadãos exemplares. Enquanto isso, um personagem negro, Rod, que desconfia dos desaparecimentos dessas pessoas atraídas, é visto pela polícia como um caso de paranoia ou de conspiração.

Ou seja, quem está no poder tem toda a liberdade, enquanto quem quer interromper uma injustiça não. Se seu argumento tocar nesses aspectos, aproveite para citar este filme.

Tubarão (1975)

Claro que este filme famosíssimo e clássico criou um retrato exagerado do tubarão branco, como se ele fosse um animal carnívoro. Ficção é assim mesmo. Inclusive diz-se que o tubarão branco foi caçado com mais frequência depois do filme!

Mas mesmo assim é possível citá-lo em sua redação sobre assuntos referentes a animais e meio ambiente, e também como o homem conserva ou não o meio ambiente

Carrie, A Estranha (1976)

Filme que marcou o nicho de terror, Carrie, A Estranha conta a história de uma adolescente que vivia num ambiente sombrio em casa e era rejeitada pelos colegas da escola.

Mas ela se vingou de tudo isso com seus poderes sobrenaturais!

Um filme para citar em redações sobre bullying.

 

Amizade Desfeita (2014)

Os protagonistas deste filme passam por experiências de bullying e participam de bate-papo em vídeo. Em lugar de se assustarem com fenômenos sobrenaturais, tentam descobrir a origem de vírus que chegam pela internet. Muitos medos do mundo online aparecerão na tela!

Uma fonte perfeita de citação para assuntos como cyberbullying, e a ameaça à privacidade na internet

Pedido de Amizade (2016)

Terminamos com outro filme da era da internet. 

Laura é estudante universitária, usuária de redes sociais e decide deletar de uma delas uma garota chamada Marina. O resultado é que Marina, que já tinha problemas pessoais, se suicida e seu espírito passa a assombrar Laura!

Solidão e suicídio entre jovens são temas de redação em que se pode citar este filme.

E aí? Tem coragem de assistir a todos esses 12 filmes de terror para usar na redação do Enem? Então, se sobreviver, lembre-se de que você pode enviar sua redação para receber uma correção completa!

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes