logo redação online

12 novos documentários disponíveis na NETFLIX para escrever melhores redações

No ano passado nós já tínhamos elencado alguns documentários para aprimorarem a sua redação, lembra? Você pode conferir aqui. Mas agora, trouxemos novos documentários disponíveis que podem aumentar e muito a sua nota na redação.

Eles podem ser uma ótima forma de adquirir conhecimento sobre um assunto de forma veloz e dinâmica, além do mais, para que uma produção seja considerada um documentário (ou série documental), é fundamental que ela seja baseada em pesquisas, opiniões de especialistas, fatos concretos, o que confere grande confiabilidade e veracidade ao material.

bob esponja televisão

Abaixo, temos algumas sugestões de documentários disponíveis atualmente na plataforma Netflix que podem te auxiliar no processo de estudo.

Investigação Criminal

Série de 2018 que traz à tona os crimes mais chocantes dos últimos tempos no Brasil e conta como as investigações foram feitas até que se chegasse à conclusão dos casos. É uma ótima série se você está precisando saber mais sobre atualidades.

Com relação aos possíveis temas das redações de 2019, o seriado documental está relacionado à questão da violência, criminalidade, relações familiares e distúrbios mentais.

Ainda sobre estes possíveis temas, já comentamos sobre assuntos semelhantes aqui no blog, confere!

Nosso Planeta

Essa minissérie, rica em imagens belíssimas, é de 2019 e trata principalmente das mudanças climáticas, revelando o que, de fato, tem acontecido mundo afora e mostrando o impacto, muitas vezes irreversível, de tais mudanças na vida de diversas criaturas. É uma produção que compara a beleza natural à ação destrutiva do homem.

A série mantém relação com assuntos sobre meio ambiente, mudanças climáticas, preservação da natureza e dos recursos naturais e ação do homem nos meios naturais.

Meio ambiente é um assunto certo no ENEM, seja na redação ou nas questões objetivas. Pensando nisso, produzimos alguns conteúdos sobre o tema:

Guerras do Brasil.doc

Documentário de 2018 que aborda principalmente a forma brutal por meio da qual o Brasil foi formado.

Fazendo um paralelo desde a época da colonização até os dias atuais, o material é potente no retrato da violência em suas mais variadas formas, contando-nos que o agir violento muda apenas de figura, mas está sempre presente ao longo da história brasileira.

Repleta de depoimentos, Guerras do Brasil.doc pode compor produções textuais sobre violência, marginalidade, aumento de crimes e valorização da vida.

Conteúdo é o que não falta, sobre acontecimentos históricos, também temos algumas sugestões pra você:

O Começo da Vida

Cheia de informações dos campos da neurociência e da tecnologia, O Começo da Vida (2016) procura avaliar como os avanços tecnológicos em altíssima velocidade impactam o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem das crianças e, num segundo plano, como esse possível impacto afetaria o indivíduo em si e a sociedade como um todo.

Precisa escrever sobre o desenvolvimento tecnológico, seus impactos positivos e negativos, as mudanças nas formas de aprendizagem, a relação entre aparelhos eletrônicos e aprendizagem? Essa série vai te fornecer diversos dados extremamente úteis.

Everyday Miracles

O cientista Mark Miodownik nos conta, por meio de fatos e evidências, como nossa vida moderna tornou-se mais ágil, cômoda e confortável com os objetos a que temos acesso ultimamente. É feito também um paralelo entra a forma de vida de nossos ancestrais e a nossa.

O documentário pode te ajudar a ter argumentos com relação à evolução – positiva – da sociedade e das formas de comunicação, às facilidades da vida moderna, o acesso quase imediato a informações, além de te munir de dados sobre diversas criações do mundo antigo e atual.

Tanques de Guerra. Mobilidade Mortal

De 2017, a série documental, volumosa em detalhes, aborda o assunto da história dos tanques de guerra militares. Parece estranho à primeira vista, mas ela é rica em apontar fatos históricos relacionados a guerras, violência e armamento. Como um dos temas previstos para as provas deste ano é justamente a questão da proposta de liberação de armas de fogo para a população, Tanques de Guerra pode dar subsídios quanto a isso, além, claro, de ajudar na revisão dos acontecimentos das guerras históricas.

Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo

Você já deve ter visto que vários especialistas apostam no tema situação prisional/ sistema carcerário para a redação 2019. Caso eles estejam certos, assistir a esse documentário é uma obrigação para qualquer um que quiser alcançar nota máxima.

Datado de 2018, a série trata sobre a experiência de jornalistas que se tornaram detentos voluntários tiveram nas prisões mais perigosas ao redor do mundo. Não é a visão de alguém que está alheio à situação, mas sim de pessoas que viveram tudo o que um detento real vive nessas prisões.

Por Dentro da Mente do Criminoso

Criminalidade, doenças psicológicas e mentais, tudo isso numa mesma produção.

Sabemos o quanto as doenças psicológicas e mentais têm crescido nos últimos anos e quantos criminosos são diagnosticados como portadores de uma (ou mais) delas. Por Dentro da Mente do Criminoso trata exatamente do que o título sugere: o estudo da forma de pensar de diversos criminosos e como essa forma de pensamento está relacionada a doenças diversas.

documentário por dentro da mente do criminoso

Tales by Light

As cenas foram feitas por fotógrafos e cinegrafistas que viajaram pelo mundo e retrataram neste documentário a diversidade de lugares, pessoas, culturas e costumes, sem qualquer tipo de juízo de valor, apenas mesmo com o objetivo de expressão. As imagens são simplesmente incríveis e despertam o interesse facilmente nesta produção de 2018.

Saber mais sobre diversidade cultural é sempre uma atitude bastante inteligente para aqueles que passarão por algum teste, pois o assunto, de uma forma ou outra, é constantemente cobrado nas avaliações oficiais.

Terra Brasil

Juntam-se aqui um botânico, um engenheiro agrônomo e uma chef de cozinha que exploram a fauna e a flora do Brasil, mostrando como nosso país é rico em recursos naturais e como podemos aproveitá-los da melhor forma possível.

A cada episódio desta série documental, o trio conhece uma nova região, portanto, é possível revisar conteúdos sobre as características específicas dos territórios, além de aprofundar seus conhecimentos sobre a riqueza natural do país e como isso pode ser utilizado para melhorar a alimentação, o estilo de vida e o turismo nacional, trazendo inúmeros benefícios para o homem enquanto indivíduo e para a sociedade como um todo.

terra brasil

Losers

O título “Perdedores”, em português, não parece muito atraente, mas esse documentário dividido em episódios traz uma análise extremamente pertinente sobre como nos comportamos quando perdemos, uma vez que estamos inseridos numa sociedade em que só vencer é o que realmente importa.

Se o tema da redação for algo relacionado a comportamento humano e relações pessoais, imagina quantas informações podem ser adquiridas por meio desta produção? Até porque ela é super atualizada – 2019.

Na Rota do Dinheiro Sujo

Produzido em 2018, a série documental demonstra por meio de seus episódios como algumas corporações são corruptas e gananciosas, burlando leis de regulação de automóveis ou concedendo empréstimos com juros exploratórios à população.

A corrupção é assunto sempre recorrente quando tratamos de temas de redação, por isso, vale a pena assistir para saber mais.

na rota do dinheiro sujo documentário

LEIA MAIS:

8 temas de filosofia para inserir em suas redações

Tema de redação: as novas configurações da família contemporânea no Brasil

5 formas de melhorar seu repertório sociocultural para a redação

Tema de redação: ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes