Oi, pessoal! Hoje, pra descontrair um pouquinho, trouxemos uma lista com alguns documentários disponíveis na Netflix que poderão ser citados por você na hora de escrever a sua redação. Então, sem demora nenhuma, vamos descobrir quais são eles e caprichar em melhores redações?

1. Feministas: O que elas estavam pensando?

Resultado de imagem para Feministas: O que elas estavam pensando?
Um álbum de fotos da década de 1970 captura o despertar de algumas mulheres, deixando para trás restrições culturais impostas sobre elas desde sua infância e abraçando a si mesmas por inteiro. A diretora Johanna Demetrakas revisita essas fotos e as histórias de vida das mulheres retratadas nelas, refletindo sobre as mudanças culturais que aconteceram desde então e que exigem uma ainda presente necessidade de mudança.

O documentário nada mais é do que uma entrevista com diversas mulheres que falam sobre as grandes mulheres da segunda onda do feminismo nos EUA. Vale a pena assistir para se inspirar para escrever melhores redações. O documentário pode ser citado ao se abordar diversos temas, como igualdade de gênero, busca de direitos, direitos humanos, etc.

2. The True Cost

Resultado de imagem para the true cost
Documentário de 2015 que explora o impacto da moda nas pessoas e no planeta. Mostra passo a passo a produção de moda e como isso afeta o planeta, seja pela mão de obra (uma escravidão moderna) ou pelo impacto da moda ‘Ready-to-wear’, que é uma crescente nas lojas de departamentos. Para onde vão essas roupas quando muda-se a coleção?

Aqui temos um panorama completo daquilo que não vemos nos shoppings e que, no nosso subconsciente, está nos servindo de alerta constantemente. Pode ser abordado ao se falar sobre temas como consumismo, moda, escravidão moderna, direitos humanos.

3. What The Health
Resultado de imagem para What The Health

Anunciado como “O filme de saúde que as organizações de saúde não querem que você veja”, essa produção explora as preocupações com a saúde relacionadas com as indústrias de carne e lácteos, a indústria farmacêutica e várias organizações de saúde. Os problemas são consequências do consumo de produtos lácteos e de carne. Isso fica evidente quando o documentário demonstra os bilhões de dólares em jogo nas indústrias de saúde e relacionadas.

O documentário tem como objetivo educar as pessoas sobre o impacto dos alimentos transgênicos sobre a saúde pessoal. Essa produção pode ser abordada ao se falar sobre saúde, alimentação saudável, sustentabilidade, obesidade, etc.

4. A Máscara em que Você Vive

Resultado de imagem para a máscara em que você vive

O documentário, de 2015, explora como a nossa formação cultural, que apresenta uma definição limitada de masculinidade, está fazendo mal aos nossos meninos, homens e sociedade em geral, e questiona sobre o que podemos fazer sobre isso. Fala sobre a “crise dos meninos” nos EUA; explica como criar uma geração de homens mais saudáveis e apresenta entrevistas com especialistas acadêmicos.

Só a ideia de alguém escutar a fala de que as coisas podem ser diferentes e os homens não precisam seguir exatamente um tipo de masculinidade é algo muito bom e que não se escuta por aí. O caso é que qualquer demonstração masculina de fraqueza na sociedade brasileira é uma abertura para questionarem a capacidade dos homens, sua masculinidade, orientação sexual, atratividade e outras coisas.

De uma forma geral, o filme apresenta ideias que, com um pouco de reflexão simples e sem a necessidade de doutrina, muitos chegariam até lá. Pode ser citado ao falar sobre temas como machismo, igualdade de gêneros, homofobia e saúde emocional.

5. A Verdade Sobre o Álcool

Imagem relacionada

O médico de pronto-socorro Javid Abdelmonein explora a ciência do álcool para descobrir a verdade sobre os riscos e benefícios da bebida. Não é um documentário extremista, mas é bastante realista. O filme prova que não apenas álcool em excesso faz mal, mas mesmo em pequenas quantidades ele continua sendo maléfico.

Essa produção busca desmistificar também os supostos “benefícios” do álcool, como o mito das duas taças de vinho por dia, que melhora a saúde e evita riscos de ataque cardíaco. Porém, mesmo com toda essa exposição, não é um documentário que busca convencer as pessoas a largar a bebida e muito menos condenar o consumo de álcool. Ele apenas busca trazer informações pertinentes para que o consumidor seja mais consciente de suas escolhas. Pode ser citado ao abordar temas como alcoolismo, consumismo, saúde, etc.

E aí, curtiu a nossa lista? Que tal assistir aos documentários e começar a praticar a escrita em nosso site? =)

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


Leia também:

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

Canais do youtube para escrever melhores redações

Documentários para escrever melhores redações

10 alusões literárias para você usar nas suas redações

11 alusões históricas para usar em suas redações

Comentários do Facebook