logo redação online

Tema de Redação: O consumismo e seus impactos ambientais

impactos-ambientais-consumismo-tema-de-redacao-redacao-online

Texto 1

O consumismo é o ato de comprar algo que você de fato não precisa somente para mostrar status ou por influência de comerciais.

Essa lógica consumista traz sérios problemas para o meio ambiente, porque quanto mais se consome, mais se produz e essa produção é feita a partir dos recursos naturais. 

Os recursos naturais não são renováveis. O petróleo é um exemplo de um recurso natural muito utilizado e que cada vez mais está se esvaindo. Guerras já foram travadas por causa do petróleo. 

Outro grande problema do consumismo é o lixo eletrônico. O lixo eletrônico é o nome que se dá para o descarte de qualquer produto eletroeletrônico. A cada ano consumimos mais produtos eletrônicos e o descarte incorreto desses produtos traz problemas para o meio ambiente. 

Fonte: blog portal educacao- o consumismo e seus impactos ambientais

Texto 2

Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, de acordo com a ONU. Se o mundo continuar produzindo tanto lixo plástico, em 2050 é possível que os mares já tenham mais plástico do que peixes, segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres.

É preciso repensar a forma como consumimos e o impacto dos nossos hábitos sobre o meio ambiente. Você já parou para pensar em quantas coisas você já comprou apenas por impulso e acabou nem usando depois? Ou sobre como evitar copos descartáveis no dia a dia pode contribuir de forma concreta para a conservação do meio ambiente?

Fonte: observatorio 3 setor – consumismo e seus impactos ambientais

Texto 3

Fonte: Nanquim

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O consumismo e seus impactos ambientais”.


Leia também:

Tema de Redação: O agronegócio como ameaça ao meio ambiente

Tema de Redação: Demarcação de terras e impactos na cultura indígena

Tema de Redação: Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

Tema de Redação: Responsabilidade Ambiental

POSTS RELACIONADOS

Como usar a nota do Enem?

As tão esperadas notas do Enem 2023 finalmente saíram e, com elas, surgem muitas dúvidas, não é mesmo? Se você está se perguntando como utilizar