logo redação online

Impactos da ganância humana ao meio ambiente | Tema de redação e repertórios

árvores cortadas desmatamento

Você já escreveu uma redação sobre “Impactos da ganância humana ao meio ambiente”? Confira o tema da semana!

 

A ganância humana, sustentada pelo atual sistema econômico, é a causa de muitos impactos negativos ao meio ambiente. Enquanto a crise climática assola o mundo inteiro, grandes empresas e lideranças políticas negligenciam as questões ambientais e a necessidade de tomar ações concretas e urgentes.

Leia os textos motivadores a seguir e, com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Impactos da ganância humana ao meio ambiente”.

Ao final da proposta, você encontrará uma lista de repertórios socioculturais relacionados a ela!

 

TEXTO 1

 

Art. 1º – Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

            I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

            II – as atividades sociais e econômicas;

            III – a biota;

            IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

            V – a qualidade dos recursos ambientais. 

Fonte: Resolução CONAMA nº 1, de 23 de janeiro de 1986. Disponível em: siam mg

 

TEXTO 2

 

“A civilização capitalista contemporânea está em crise. A acumulação ilimitada de capital, a mercantilização de tudo, a exploração implacável do trabalho e da natureza e a catástrofe ecológica daí resultante comprometem as bases de um futuro sustentável, pondo em perigo, assim, a própria sobrevivência da espécie humana.

O sistema capitalista, uma máquina de crescimento econômico movida por combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial, é responsável pelas mudanças climáticas e pela mais ampla crise ecológica do planeta. Sua lógica irracional de expansão e acumulação sem fim leva o planeta à beira do abismo.”

Fonte: racismo ambiental

 

TEXTO 3

 

“Para as cidades brasileiras, morar de frente para o mar é um privilégio caro. Isso para o mercado tem um valor imenso que gera edifícios de alto padrão e de gabarito muito alto. Ao mesmo tempo que você vende aquela paisagem, você a destrói”, afirma o professor Mariz. Para ele, está cada vez mais difícil alinhar o desenvolvimento sustentável de cidades aos interesses do mercado imobiliário.”

Fonte: jornal usp.

 

TEXTO 4

 

O Rio? É doce.

A Vale? Amarga.

Ai, antes fosse

Mais leve a carga.

 

Entre estatais

E multinacionais,

Quantos ais!

 

A dívida interna.

A dívida externa

A dívida eterna.

 

Quantas toneladas exportamos

De ferro?

Quantas lágrimas disfarçamos

Sem berro?

 

Fonte: “Lira Itabirana”, por Carlos Drummond de Andrade (1984). Disponível em: movimento revista

 

Repertórios socioculturais para o tema “Impactos da ganância humana ao meio ambiente”

 

Sabemos que esse tema não é nada fácil de lidar, afinal, envolve mudanças profundas em nossa sociedade. Mas não se desespere, estamos aqui para ajudar você! Selecionamos alguns repertórios socioculturais para o tema “Impactos da ganância humana ao meio ambiente”. Confira!

 

Filme | “Não olhe para cima” (2021)

 

Certamente você já ouviu falar sobre o filme “Não olhe para cima”, não é mesmo? O longa do cineasta Adam McKay foi lançado no final de 2021 e deu o que falar na internet, inspirando discussões sobre a crise climática.

No filme, Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) são dois astrônomos que descobre犀利士 m que em poucos meses um meteorito destruirá o planeta Terra. A partir dessa descoberta, eles alertam as autoridades sobre o perigo que está por vir e enfrentam uma onda de negacionismo.

O filme está disponível na Netflix. Se você não assistiu ainda, prepara a pipoca!

 

 

Livro | “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak (2019)

 

Ailton Krenak é um dos maiores pensadores e líderes do movimento indígena hoje no Brasil. Em seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019), Krenak critica o pensamento colonial que vê a humanidade como algo separado da natureza e faz a seguinte provocação:

“Qual é o mundo que vocês estão agora empacotando para deixar às gerações futuras?”

Com uma linguagem acessível e poética, ele alerta a necessidade da sociedade romper com a relação predatória que ela tem com a Terra e lembra que a ameaça sofrida pelos povos indígenas prejudica não somente a vida deles, mas também de todo o planeta.

Além do livro indicado, você pode encontrar várias entrevistas de Krenak no Youtube, como esta a seguir:

 

 

Animação | “O Lórax: em busca da trúfula perdida” (2012)

 

A animação “O Lórax: em busca da trúfula perdida” (2012) pode servir como um ótimo repertório para a sua redação! A história se passa em uma pequena cidade chamada Thneedville, onde não existem árvores de verdade, pois elas foram extintas, e as únicas que existem são de plástico.

Em consequência disso, o ar que os personagens respiram é artificial e comercializado pela empresa do vilão da história, o Sr. O’hare. Nesse contexto, o menino Ted descobre que o sonho da menina que ele gosta, a Audrey, é ver uma árvore de verdade e embarca em uma aventura para realizar o seu desejo. É aí que ele conhece o Lórax, uma criatura preocupada com o futuro do planeta. Confira o trailer:

 

 

Documentário |“Amazônia em Chamas” (2020)

 

O documentário “Amazônia em Chamas” (2020), do cineasta polonês Michael Siewierski, mostra como os números alarmantes do desmatamento na floresta amazônica são resultado da ganância do agronegócio, da corrupção política e do consumo global da carne.

Para discutir sobre isso, o documentário entrevista vários ativistas, médicos e cientistas brasileiros que alertam sobre os impactos negativos ao meio ambiente causados pela indústria da carne no Brasil, incluindo os agrotóxicos e a questão hídrica.

O documentário está disponível no Telecine Play. Confira o trailer:

 

 

Citação | Greta Thumberg

 

Greta Thumberg é uma ativista ambiental sueca que aos 16 anos ficou conhecida mundialmente pelo seu ativismo e discursos contra as mudanças climáticas. Ela já discursou na Conferência do Clima da ONU, na Cúpula do Clima e no Fórum Econômico Mundial, além de ter sido eleita a “pessoa do ano” da revista Time em 2019.

Greta se tornou uma inspiração para muitos jovens ativistas e uma dor de cabeça para líderes políticos que negligenciam as questões ambientais. Em um famoso discurso, realizado no Encontro de Cúpula sobre Ação Climática de 2019, ela critica a ganância dos líderes internacionais, veja:

“Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam gira em torno de dinheiro e um conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como ousam?”

Para conferir o discurso completo acesse aqui.

 

Agora que você leu a proposta e conhece vários repertórios para o tema “Impactos da ganância humana ao meio ambiente”, escreva a sua redação e envie em nossa plataforma que nós corrigimos em até 3 dias úteis!

 

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes