Aulas online, atualidades, conhecimentos gerais: tudo o que você precisa para fazer um bom texto

Quem está estudando por conta própria, ou quer dar uma boa reforçada nos conteúdos estudando em casa, pode encontrar bons aliados no youtube. Existem milhares de canais com videoaulas, dicas de quem já prestou vestibulares e Enem, canais sobre conhecimentos socioeconômicos e culturais, filosofia, entre outros.

Muitos canais indicados nessa lista vão reforçar seu repertório cultural, ou seja, podem te ajudar a ampliar conhecimentos sobre os mais variados temas e ter milhares de referências na manga quando for escrever uma redação.

Se até Sherlock usa o youtube pra estudar, quem é você para não fazer o mesmo, meu caro aluno?

via GIPHY

Muitos outros tem informações que garantem um bom domínio da língua, pra que você consiga construir uma linha de pensamento sem grandes dificuldades- e sem achar que o português e seu maior inimigo.

Primeiro, vamos aos canais para quem quer dicas como essas: como iniciar uma redação; como construir um desenvolvimento; como se faz uma conclusão; dicas de coesão, e dicas de gramática, pode começar a seguir esses canais:

Redação Online:

O bom filho a casa indica! As professoras Josi e Mali dão um baile sobre redação no nosso próprio canal do youtube, que conta com diversos vídeos sobre redação e outros sobre as principais dúvidas de português. Nesse aqui, a professora Josi apresenta várias citações que você pode usar para fazer aquele texto bacanão.

Professor Noslen:

Um canal super organizado e muito bem segmentado nos assuntos da gramática, o terror de 9 entre cada 10 alunos. A didática do Noslen é notável e ele é muito divertido. Acho que nem precisamos dizer o quanto é importante tem boas noções de gramática pra se expressar com clareza, e por isso, indicamos o vídeo em que ele explica a cabeluda regência verbal, da qual, até hoje não se tem notícia de uma regra que não tenha exceção.

Agora, se o seu interesse é ficar por dentro de tema de atualidades, sugerimos os seguintes canais:

TEDx TALKS:

Esse é o canal onde ficam organizadas as palestrar de vários TEDx mundo à fora. Por isso, tem vídeos dos mais variados tópicos, de ciência, educação, inovações, música, psicologia, etc. Só tem que filtrar um pouco para achar conteúdo em português, já que as palestras do mundo todo ficam nesse mesmo canal. Enfim, é muito completo de conteúdo e profundidade. Por isso, os vídeos são mais longos, mas juramos de dedinho que vale a pena. Indicamos esse vídeo do Clóvis de Barros Filho sobre felicidade, que é um ótimo soco no estômago das certezas que temos.

Leitura ObrigaHISTÓRIA:

Ótimo para quem está focado não só em redação, mas também no Enem ou em provas multidisciplinares, pois ele aborda história, atualidades, sociologia, filosofia, entre outros tópicos. O mais interessante do canal é a discussão sobre conceitos políticos e históricos dos quais muitos alunos tem dúvidas sobre, ou ideias erradas. Esse vídeo explica o conceito de direita e esquerda, por exemplo, sendo muito sensato e cuidadoso nas classificações e determinações.

The School of Life:

É o equivalente a ter um melhor amigo psicólogo, historiador, filósofo e sociólogo. Criado por Alain de Botton, a primazia desse canal é falar sobre educação emocional e como essa discussão é essencial para que um mundo melhor e uma população mais feliz. O vídeos abordam desde questões bem cotidianas a tópicos mais filosóficos, o que, com toda certeza, vai mudar o jeito com que você vê o mundo, se sente nele, e, claro, escreve redação. Nem todos os vídeos estão legendados em português (nenhum deles é dublado, mas nem pense em reclamar, estamos de olho). Pra você que é bonzinho, esse vídeo é feito de conselhos do Maquiavel, aquele mesmo, o autor do “O Príncipe”. Um show de retórica, aquela que vai fazer você tirar a tão sonhada nota 1000.

Casa do Saber

Brazuca, a casa do saber oferece conteúdo em português feito para brasileiros. Dá um baile de conteúdo rico e sensível, em que tudo é confortavelmente gravado em preto em branco. Aqui você vai ouvir sobre filmes, livros, filosofia, psicologia e até economia doméstica, sempre de quem entende. Esse vídeo fala sobre a alteridade, ego e distanciamento.

Claro, além desses canais do youtube, ficar atento aos telejornais e portais de notícias faz toda a diferença! Escolha seu jeito preferido de ficar por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mantenha-se bem atualizado e deixa aquele D.I.Y e o vídeo de gatinho pra outro dia.

QUERO MELHORAR MINHA ESCRITA!

Comentários do Facebook