logo redação online

Como usar a série YOU em suas redações?

Como usar a série YOU em suas redações?

Oi, galera! Tudo bem?

O Lucas Felpi, que tirou nota 1000 na redação do ENEM 2018, preparou uma dica sensacional para quem assistiu à série YOU, da Netflix! Ela pode ser usada na redação, dependendo do tema, sabia? Bora pegar o caderno e anotar tudinho!

SÉRIE: YOU

2018 • 1 temporada • 45 min • 16+

“Guinevere Beck é uma aspirante a escritora, que vê sua vida mudar completamente ao entrar em uma livraria, onde conhece o charmoso gerente, Joe Goldberg. Assim que a conhece, Joe tem certeza de que ela é a garota dos seus sonhos, e fará de tudo para conquistá-la — usando a internet e as redes sociais para descobrir tudo sobre Beck. O que poderia ser visto como paixão se transforma em uma obsessão perigosa, uma vez que Joe não vai medir esforços para tirar de seu caminho tudo e todos que podem ameaçar seus objetivos.”

STALKING

Uma das primeiras temáticas vistas já no trailer da série, o stalking se tornou um fenômeno do século XXI. De fato, hoje é comum conhecer uma pessoa antes por sua personalidade virtual do que pela real. Na série, Joe, assim que conhece Beck na livraria, corre para procurar seu nome em sites como Facebook, Instagram e Twitter, e rapidamente descobre tudo sobre ela.

SUPEREXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

O stalking é facilitado ainda mais quando o alvo se expõe na internet e produz uma vitrine de sua vida no perfil digital: um requisito que Beck, e a maioria dos internautas atuais, infelizmente cumprem todos os dias. Assim, Joe consegue, com alguns cliques, encontrar toda a vida pessoal de Beck, suas amigas, seus interesses, e até mesmo o endereço de sua casa. Nas palavras do protagonista: “Você quer ser vista, Beck”. Como consequência, ele passa a vigiá-lá não somente online, mas pessoalmente por sua janela.

As redes sociais são um assunto super em alta, confere esse conteúdo também: Tema de redação: redes sociais e o novo conceito de felicidade

MACHISMO ESTRUTURAL

O que começa como um reconhecimento digital se torna um teatro para conquistar a garota. Semelhante a um predador e sua presa, Joe ferozmente trilha o caminho para sua fantasia amorosa, e faz de tudo (t-u-d-o) para conquistá-la, sob a desculpa de que “ele sabia o que era melhor para ela”; “ele iria corrigir sua vida”. Desde quando as mulheres precisam dos homens para corrigir suas vidas?

RELACIONAMENTOS ABUSIVOS

Obviamente, quando o relacionamento se inicia, vemos o quão abusivo é. Joe têm ciúmes de tudo e todos, desde as amigas de Beck até o seu terapeuta, e segue os passos da namorada obsessivamente todos os dias.

Esse assunto gera polêmicas e é comum no Brasil, leia: Tema de redação: os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

FAVORES SEXUAIS

Em um episódio, Beck se encontra em um conflito no trabalho de escritora, pois seu chefe dá em cima dela frequentemente. Por um lado, com repulsa do homem, e por outro, com medo de perder o emprego se não satisfazer o desejo sexual dele, ela se vê sem saída. Afinal, o homem tinha olhos apenas para seu corpo, e desprezava seu talento artístico.

DETERMINISMO

É muito visível a análise que “Você (You)” faz sobre a influência comportamental de um indivíduo a outro. Semelhante ao que disse na dica de “Sex Education”, mas mais próximo a um determinismo: como se o meio (ambiente/pessoas/fatores) em que alguém vive defina, ao menos em parte, a sua personalidade.

Joe é descrito como um psicopata impulsivo e, aos poucos, é revelada a origem de seu caráter: foi herdado do senhor que o apadrinhou, o falecido dono da livraria Sr. Mooney. Assim como Joe prende uma vítima no porão da livraria, Sr. Mooney costumava prender o jovem Joe na cela.

Da mesma forma, como um ciclo, vê-se que Joe passa adiante sua frieza e violência à Paco, o garoto vizinho que passa bastante tempo com o protagonista. Talvez isso nunca tenha um fim.

EXEMPLO DE TEMA DE REDAÇÃO:

“As consequências da superexposição nas redes sociais”

Na série norte-americana “Você”, o gerente de livraria e psicopata Joe Goldberg conhece uma garota e se apaixona à primeira vista. Ao descobrir seu nome, recorre à internet para encontrar tudo sobre a vida e personalidade da chamada Guinevere Beck – e encontra. Afinal, todos os perfis de suas redes sociais são públicos e todas as postagens e fotos pessoais, inclusive o endereço de sua residência, disponíveis a qualquer um. Nesse sentido, Joe passa a observá-la não somente por sua atividade online, mas pela janela de sua casa. Fora da televisão, fica claro que a superexposição nas redes sociais traz efeitos imprevisíveis à privacidade e à integridade humana dos cidadãos do século XXI.

Gostou desta super dica? Não deixe de seguir estes perfis no instagram (é só clicar em cada um):

@redacaonline

@lfelpi


LEIA MAIS:

Como usar a série SEX EDUCATION em suas redações

Tema de redação: as novas configurações da família contemporânea no Brasil

Tema de redação: ações para alcançar a igualdade de gênero no Brasil

Dicas do Redação: temas através de filmes e séries

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes