O tema da redação é um assunto que gera preocupação por parte dos candidatos e especulações por parte dos especialistas no assunto. Isso porque, mesmo sabendo que as temáticas giram em torno de algo relevante socialmente e que abre possibilidades de debate, as opções são muitas.

Dessa maneira, quando estamos nos preparando para resolver as provas do ENEM, dos vestibulares e concursos, sempre dedicamos uma grande fatia do nosso cronograma de estudos para a redação e é ao estudarmos e treinarmos que percebemos o quanto o repertório sociocultural é essencial para conseguirmos desenvolver adequadamente o tema.

Sabemos que visitas a museus, exposições, eventos culturais diversos são uma grande fonte de conhecimento e absorção de cultura, por isso, nunca perca a oportunidade de frequentar atrações assim. Entretanto, além das formas tradicionais de contato com a cultura, há outras maneiras às quais acabamos não dando tanta atenção inicialmente, mas que são extremamente válidas. Venha com a gente conhecê-las!

Séries

Pode até parecer estranho que aquela série que você assiste antes de dormir possa ser usada numa redação, mas, a depender do tema, elas são muito úteis. Já percebeu como várias delas têm personagens que enfrentam dramas pessoais, problemas psicológicos, conflitos familiares ou sociais? Fora aquelas que são ambientadas em uma época histórica específica e que te ajudam a conhecer mais sobre os costumes e comportamentos de uma sociedade num determinado contexto. Analise quais seriados têm feito mais sucesso atualmente e pense: por que essa série tem feito tanto sucesso? O que faz com que tantas pessoas se interessem por essa história? Quais são o ambiente e o tempo do enredo? Quais são as principais características dos personagens centrais? Lembre-se de que personagens protagonistas e antagonistas frequentemente representam tipos sociais reais, então é interessante buscar encontrar qual tipo social aquele personagem representa e por que isso chama a atenção do público.

Para te ajudar, analisamos algumas séries que podem ser muito úteis na sua redação:

Filmes

Assim como as séries, é essencial analisar os personagens e a trama principal da história, mas no caso da produção cinematográfica, por se tratar de um enredo que precisa se desenrolar completamente num período curto de tempo, a atenção e a interpretação precisam ser mais aprofundadas. Quantos e quantos filmes não foram feitos representando guerras e conflitos reais ou contando sobre a vida de uma personalidade? Inúmeros enredos demonstram, por meio de suas cenas, o comportamento de uma sociedade, com destaque positivo ou negativo. Imagine então quantas informações podem ser retiradas? Só tenha o cuidado de confirmar a veracidade dos fatos, pois as histórias contadas podem ser modificadas a fim de captar o interesse do público. Outra alternativa interessante é fazer comparações usando dois filmes ou mais. As comparações podem ser com relação à forma como o conflito foi resolvido em cada uma das produções, ao comportamento dos personagens principais, ao contexto social e histórico e até mesmo ao desfecho, o fim da história. Qual seria o motivo para as produções serem tão semelhantes ou tão diferentes, mesmo diante de uma lacuna temporal?

Fizemos uma análise de como usar o filme VINGADORES: ULTIMATO na sua redação, vale a pena conferir!

 

 

Livros

Usar livros como alusão a um tema da redação não é novidade. Esse tem sido um recurso amplamente utilizado e já aqui cabe uma reflexão: por que, com tantas outras formas existentes, os livros continuam sendo uma grande fonte de contato sociocultural? Nos últimos anos, temos sofrido uma enorme crise no setor editorial, com livrarias de renome baixando as portas, mas mesmo assim ainda recorremos aos livros como estratégia de conhecimento, por qual razão? E o que é possível dizer sobre a literatura clássica? Como explicar que livros com meio século de existência ainda sejam lidos e sejam relevantes até os dias atuais? O que tem a literatura de tão especial que resiste às mudanças temporais e sociais? Se o tema permitir, citar algum livro (da literatura clássica ou não, desde que a produção seja de amplo conhecimento) como referência é uma ótima estratégia. E o melhor: reconhecidamente bem aceita, já que a literatura é uma das principais representações artísticas universais. Tem um personagem que é perfeito para ilustrar e sustentar seu argumento? Ótimo, cite-o também, acrescentando sempre o título da obra a que ele pertence e a autoria da produção.

 

 

Documentários

Você já leu, leu, leu sobre algum tema e ainda não conseguiu entendê-lo? Quem sabe um documentário pode te ajudar? Por se tratar de outro veículo de transmissão de informações, não raramente a assimilação é maior, o que facilita muito nossa vida, principalmente quando não temos mais tanto tempo de sobra para as provas. Existem documentários sobre os mais variados assuntos, de todas as áreas e disponíveis em diversas plataformas (algumas delas até gratuitas) e o melhor é que eles são produzidos a partir de ampla pesquisa sobre o assunto, com depoimentos de especialistas no campo, dados, justificativas históricas etc., ou seja, é um conteúdo de qualidade e que certamente vai te acrescentar bastante repertório sobre a temática abordada.

Músicas

Da mesma forma da literatura, a música também revela os pensamentos, os costumes, as relações de um povo ou indivíduo diante de certa situação histórica ou social. No momento da produção da redação, você se lembrou de alguma música que fala sobre aquele assunto? É possível citá-la com coerência, sem que haja desvio ao tema? Se as respostas das duas perguntas forem positivas, usar a tal música como exemplo pode ser uma mão na roda. De maneira mais aprofundada, ao ouvir uma música, você pode buscar respostas para as seguintes questões: por que foi escolhido esse gênero musical? O que essa letra quer dizer para os ouvintes no âmbito pessoal e coletivo? Há alguma crítica sendo feita? A que ou a quem? Se não há crítica, do que a letra fala? Qual é o assunto central? A qual tema de redação essa canção poderia se relacionar? A que público ouvinte ela foi produzida? Todos esses dados vão te auxiliar a enxergar a expressão musical com uma função muito maior do que a de apenas entreter os ouvidos.

Quer ajuda com músicas na redação? Vem com a gente!

 

 

Por último, não se esqueça jamais: toda alusão ou citação deve estar coerentemente ligada ao tema proposto na redação, não se pode citar algo apenas “por citar”. Tenha sempre motivos claros e justificáveis para incluir uma informação em seu texto.

E aí, gostou da dica de hoje? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Ah, siga-nos no INSTAGRAM: @redacaonline

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


Aqui vão mais dicas para você arrebentar na redação:

Gramática na redação, o que prioriza na hora dos estudos

Como fazer uma boa redação no ENEM 2019?

Como escrever uma redação sem saber nada sobre o tema?

Como fazer uma boa proposta de intervenção na redação do ENEM?

Diferenças e semelhanças entre a redação do ENEM e de vestibulares

Como estudar para o ENEM 2019: Enem Game

Redação Nota 1000 ENEM 2018: Uma Análise Completa

Como estudar de graça para o ENEM?

Comentários do Facebook