logo redação online

Como é a redação do vestibular UFU? 

redação-ufu

Hoje vamos contar tudo sobre a redação cobrada no Vestibular UFU. A prova de redação da Universidade Federal de Uberlândia é muito exigente. 

Para quem não sabe, a UFU fica no sul de MG e tem 7 campi espalhados por Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, com 67 cursos de bacharelado. Lá o curso de Medicina chega a ter mais de 250 candidatos por vaga!

Pelo que analisamos, os candidatos da UFU têm a redação corrigida de forma rigorosa e o que é exigido do candidato varia um bocado. Vamos aos detalhes. 

Como será o dia da prova de redação UFU?

A prova de redação do vestibular UFU ocorrerá na 2ª fase do processo. Serão 5 horas e 30  minutos para o candidato escrever a redação e também as questões dissertativas das outras disciplinas.

Serão fornecidas duas situações, ou seja, duas opções de redação para o candidato escolher uma sobre o qual escrever em, no máximo, 34 linhas. Já vamos explicar mais isso para você entender o que precisa estudar. 

O que cai na prova de redação UFU? 

Atenção aqui porque a UFU não pede apenas dissertação argumentativa, não! 

O candidato escolherá uma opção de redação, que será de um dos gêneros abaixo:

  • Carta argumentativa (carta de solicitação, carta de reclamação, carta aberta)
  • Texto de opinião
  • Editorial
  • Notícia
  • Resumo
  • Resenha crítica
  • Relato
  • Relatório
  • Texto de divulgação científica
  • Perfil

Quem segue nosso blog já sabe como funciona cada gênero – se você é novo por aqui, veja tudo neste artigo.

Cada uma das duas opções de redação que a UFU fornece terá 1 ou 2 textos de apoio, e isso faz parte dos critérios de correção da UFU: ela mede a capacidade do candidato de compreensão de texto. Inclusive ela ressalta que o candidato deverá dialogar com eles. 

O que é dialogar com os textos? 

Dialogar com os textos significa aproveitar as ideias dos textos para uso na redação. Treine para saber como usar os textos motivadores sem correr o risco de copiá-los.

Como a redação UFU abrange vários gêneros, não é fácil indicar um conteúdo específico para o candidato estudar. A dica é estar super ligado no que a mídia divulga, estar atento às matérias escolares. Também é uma boa ler colunas de jornais e revistas e ver documentários. 

Em quais casos a UFU zera a redação?

Como diz o edital, as situações perigosas são as seguintes:

  1. Fuga da situação escolhida;
  2. Texto em diálogos, poesia ou outra forma que não a indicada;
  3. Redação com 12 linhas ou menos;
  4. Cópia dos textos motivadores, e
  5. Qualquer identificação do candidato na folha de redação, com exceção do cabeçalho da folha  

Importante saber: no caso de o candidato zerar a redação, ele está desclassificado do vestibular.

Como é a correção da redação UFU?

Os corretores da redação UFU usarão esta tabela para corrigir a redação:

Vamos explicar esses critérios!

Capacidade leitora 

Você vê na coluna da esquerda que é preciso compreender o que o texto fornecido diz, escrever o que a proposta pede e dialogar com os textos. 

Esse critério é básico, porque se o candidato não tiver feito o pedido ou não tiver entendido o assunto, não adianta “gabaritar” os outros critérios.

Aspectos do gênero do discurso escolhido 

Na coluna do meio vemos que a UFU vai analisar o conteúdo que o candidato usou para o gênero que ele escolheu, a montagem da estrutura da redação, e o estilo. 

O conteúdo não deve ser nada que assuste, porque em vestibulares são usados temas de conhecimento do nível do ensino médio, sem falar que ainda vai haver textos de apoio para ajudar. 

A estrutura de cada redação depende do gênero escolhido, então nem sempre será a estrutura da dissertação-argumentativa! O candidato precisa lembrar que cada gênero citado acima tem uma estrutura particular. 

Estilo tem a ver com a personalidade do candidato, quer dizer, quanto mais treino o candidato tem, mais naturalmente ele escreve. Uma redação com estilo é o oposto de uma redação que parece usar uma fórmula rígida.  

Aspectos textuais

E na coluna da direita temos a coesão e a coerência. Lembra que explicamos o que é coesão e coerência

Coesão está relacionada à ligação entre ideias, que precisa ser perfeita. Coerência está ligada à lógica entre cada ideia que o candidato põe no papel, de modo que elas não conflitem entre si.

Agora, as convenções de escrita que a tabela indica nada mais são que a gramática, incluindo pontuação.  

Cada redação passará pelo crivo de dois corretores, mas um não saberá qual nota foi dada pelo outro, e nenhum corretor saberá de quem é a redação, por isso não é permitido ao candidato identificar essa folha de maneira nenhuma. A nota final do candidato é a média dessas notas parciais.

A redação será recorrigida se as notas parciais tiverem uma diferença entre si que supere 20% do que vale a redação. Se acontecer de um corretor dar zero à redação, essa redação passará por nova correção.

Como você vê, é uma correção cuidadosa ou não é?

Quais temas já caíram na redação UFU? 

Temos aqui a lista de temas de redação que já caíram no vestibular UFU:

2017 – Relato em primeira pessoa sobre uma situação catastrófica / carta argumentativa

2018 – Texto de opinião sobre testes genéticos / resumo de reportagem de revista semanal

2019 – Carta de solicitação ao secretário do meio ambiente / editorial sobre se criar uma cópia de um ser vivo

2020 – Texto de opinião sobre a possibilidade de se estender a longevidade humana / carta aberta aos médicos do SUS, sobre ataques cibernéticos a dados de pacientes

2021 – (para todos os candidatos exceto Medicina) Carta de solicitação ao Ministério da Saúde solicitando informações sobre a posição do Brasil em relação às tecnologias que aumentam o potencial humano / editorial defendendo a implantação de cidades inteligentes

2021 – (para candidatos a Medicina) Carta aberta sobre educação domiciliar / resumo focando a importância do folclore e a valorização desse gênero de cultura de origem popular 

É isso que o vestibulando precisa saber para ir bem na redação UFU. Redação é questão de treino, então mãos à obra aí e, precisando de correção, fale com a gente! Nossos professores também fazem correção de redações no modelo UFU! Garanta já o seu plano!

POSTS RELACIONADOS