Incentivo à adoção de animais no Brasil | Tema de Redação

por | ago 1, 2022

Início » Propostas de redação » Incentivo à adoção de animais no Brasil | Tema de Redação

Já passou pela sua cabeça a adoção de um animal abandonado? Vendo tantos animais abandonados, tivemos a ideia de pedir para você dar sua opinião sobre a adoção de animais. É um tema que vai derreter seu coração – e quem sabe caia na prova de redação Enem.

Então, escreva uma dissertação argumentativa sobre o seguinte tema: Incentivo à adoção de animais no Brasil, como fazer isso dar certo? Use argumentos da sua experiência de vida, aproveite os textos motivadores e o repertório abaixo.

TEXTO 1

 

Lei que cria o Programa Estadual Adote Um Animal completa dois anos: confira novas proposituras na Alesp

 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, atualmente, existam cerca de 30 milhões de animais abandonados em todo o país, sendo 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos. Apesar dos números não serem exatos, é de conhecimento público que a população de animais abandonados nas ruas de São Paulo seja numerosa e algo recorrente. 

Levando esta questão em consideração e a necessidade de mitigar esse problema, os parlamentares da Assembleia se mantiveram atuantes no combate ao abandono animal por meio da instituição de normas e projetos de lei, com o objetivo de promover a qualidade da melhoria de vida dos bichos. 

É o caso da Lei 17.231/19, responsável por instituir o Programa Estadual Adote um Animal, que agora completa dois anos. Criada pelo deputado Márcio da Farmácia (Podemos), a norma tem a finalidade de incentivar pessoas físicas ou jurídicas a realizarem adoções de animais domésticos em situação de abandono ou abrigados em centros de controle de doenças. 

O programa propõe a participação do poder público em conjunto com a sociedade civil e empresas privadas, no qual os dois últimos podem participar efetuando doações de serviços, insumos e equipamentos; atendimento veterinário clínico e cirúrgico; castração; medicação; e similares.

Fonte: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=432323

 

TEXTO 2

 

animal adoção cachorro

 

Fonte: https://bityli.com/nSLyhY  

 

TEXTO 3

 

Cães e gatos vira-latas se tornam os animais mais adotados no Brasil

 

Um dos motivos para o crescimento de vira-latas no lar é o aumento da quantidade de pessoas incentivando a adoção responsável, acreditam Beatriz Fragoso e Carolina Tonissi, protetoras independentes e responsáveis pelo projeto de resgate de animais Toda vida importa. “As pessoas estão se conscientizando cada vez mais sobre a importância de adotar um animalzinho, em vez de comprar, já que todos merecem ser amados igualmente”, afirmam.

Em convergência com a fala das protetoras, a veterinária Ingrid Gomes conta que o acesso à informação e a disseminação de notícias ajudou no processo de percepção do problema social da grande quantidade de animais abandonados. “Além disso, outro fator que fez aumentar o número de animais adotados nos domicílios foi a pandemia. O fato de as pessoas estarem em isolamento por grande tempo estimulou a procura por pets para fazer companhia, tanto aos humanos quanto aos animais que já tinham em casa”, completa a profissional.

A adoção da cadela Luna, da tutora Yasmin Muniz, 20, ocorreu por meio de uma parente. “Estavam doando filhotes que foram rejeitados após o nascimento em frente ao trabalho da minha prima, que decidiu trazer para nossa casa”, relata. A cadela, que só tinha poucos meses de vida, foi nomeada de Luna e acolhida por toda a família. Hoje, a vira-lata tem por volta de oito anos e, como características marcantes, é rápida, brincalhona e carinhosa. “Ela é muito dócil, nós a temos como uma espécie de anjo da guarda, que está sempre alerta e ao nosso lado para o que precisar”, menciona a estudante.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2022/05/5003635-caes-e-gatos-vira-latas-se-tornam-os-animais-mais-adotados-no-brasil.html

 

TEXTO 4

 

Pesquisa revela os “motivos” que levam tutores a abandonar animais

 

Embora seja difícil crer que uma pessoa possa abandonar seu animal, essa realidade ocorre com mais frequência do que se imagina e pelos motivos mais fúteis. É o que indica a pesquisa “Paixão por Bichos de Estimação” produzida pelo Ibope e o Instituto Waltham.

Nela, as estatísticas mais impressionantes configuram a falta de empatia com os animais domésticos. Nos dados, apenas 41% dos tutores afirmam que levariam o animal junto, caso tivessem que se mudar. Mais da metade dos entrevistados, portanto, afirmou que deixaria o animalzinho para trás ao trocar de casa.

Além disso, 14% dos brasileiros que já tiveram um cão ou gato justificaram a separação por causa da mudança de endereço, sendo que grande parte dessas famílias teria condições de adequar o animal à mudança, mas se negaram.

Outros 14% justificam o abandono alegando motivos facilmente contornáveis, alguns deles como: não ter tempo para cuidar como gostaria; porque o comportamento era inadequado; porque o filho nasceu; porque era muito caro. Entre os que já tiveram animais e não tem mais, 67% dos entrevistados responderam que o animal morreu, 5% que foi envenenado e 2% que foi roubado.

Fonte: https://anda.jusbrasil.com.br/noticias/396844961/pesquisa-revela-os-motivos-que-levam-tutores-a-abandonar-animais

 

TEXTO 5

 

tirinha-adoção-animais

 

Fonte: https://www.ufsm.br/midias/arco/adocao-animais/  

 

Repertórios socioculturais relacionados ao tema “incentivo à adoção de animais no Brasil”

 

Notícia – confira caso do cachorro que foi adotado e acabou sofrendo maus tratos.

Reportagem – conheça a história do Fifo, um gatinho adotado por um hotel. 

Reportagem – como são criados os animais postos à venda? E bom entender como funciona esse comércio! Confira aqui

Livro – São & Salvo é um livro que conta a história de animais adotados e ajuda no patrocínio de uma ONG. 

Filme – Sempre ao seu lado é um comovente e famoso filme sobre um cão Akita adotado.

Informativo –  aqui você encontra tudo sobre o funcionamento da Sociedade Protetora dos Animais. 

ONG – o Instituto Luiza Mell é muito conhecido e tem informações ótimas em seu site

Notícia – como os animais abandonados depois do rompimento da barragem de Brumadinho estão sendo ajudados? Saiba aqui.

 

Agora que você acabou de ler tudo sobre a adoção de animais para sua redação Enem – será que vai sair uma redação nota 1000? Envie para nossos corretores e você vai saber!

QUERO ENVIAR MINHA REDAÇÃO

Margarete Pulido é redatora e professora pela USP há mais de 30 anos, e é especializada em desbloqueio de escrita. Atualmente também cuida de seu próprio blog, escrevacertoblog.wordpress.com.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM