SOMENTE HOJE: 15% OFF usando o cupom SUCESSO15 em todos os planos!

Confira as melhores dicas de como estudar em casa

menina sentada no sofá estudando

Os estudos atualmente não precisam acontecer somente na sala de aula, na faculdade ou na biblioteca. Nos últimos anos, muitas instituições de ensino têm apostado no ensino à distância, o EAD, e com a recente pandemia, essa modalidade se intensificou de estudar em casa. Agora, Confira as melhores dicas de como estudar em casa.

Dessa forma, o lar de muita gente se tornou, também, sua sala de aula, sem a necessidade de deslocamento até a organização estudantil. Mas como estudar em casa e ter o mesmo rendimento do que em sala de aula?

Pensando nisso, o Redação Online te mostra algumas dicas neste artigo para você ter mais qualidade durante seus estudos, além de aprender novos hábitos que podem ser levados para outras áreas da sua vida.

Lembrando que essas dicas não são inflexíveis. Se necessário, você pode fazer algumas alterações e ver aquelas que melhor se adaptam ao seu estilo de estudo, podendo acrescentar outros elementos que se encaixem aos seus métodos.

E vamos para as nossas dicas de como estudar em casa com o Redação Online!

Detalhes antes de iniciar os estudos em casa

Antes de pensar em começar a fazer suas anotações das suas matérias favoritas e resolver as atividades, é importante se atentar a alguns detalhes. São cuidados especiais, para facilitar sua rotina de estudos. Colocando-os em prática, você aproveitará muito mais o seu aprendizado e poderá ver uma melhora nos seus resultados.

Listamos algumas condições necessárias para iniciar seus estudos em casa, veja:

Tenha um local adequado

Antes de tudo, é ideal que você tenha o seu cantinho do aprendizado. Por mais que seja difícil olhar para seu sofá confortável ou sua cama, não é recomendado fazer os estudos nesses locais. Além de causar distrações e prejudicar o seu rendimento.

Por isso é importante poder contar com um local adequado para os estudos na sua casa. Por exemplo, uma mesa bem organizada, boa iluminação e que não tenha tanto barulho. Isso pode ajudar nos momentos de aprendizado e melhorar seu desempenho.

Procure estabelecer horários organizados

Essa é outra condição indispensável para estudar em casa. A organização de horários é para evitar aquela de “estudar quando der”, e todos nós sabemos que isso nunca funciona e seu rendimento é prejudicado.

Dessa forma, organizar sua agenda para realizar os estudos em casa e outras atividades pode ser uma maneira de manter maior foco e não correr o risco de não aprender todo o conteúdo necessário. E claro que você também pode fazer algumas outras práticas de organização para aumentar sua produtividade, alcançando assim melhores resultados durante seus estudos para um vestibular ou ENEM.

Tenha os materiais adequados para os estudos

Se você ficar parando o tempo todo para consultar um livro que está em outro cômodo, perderá rendimento. Por isso é importante que, antes de iniciar os estudos, você prepare todos os seus materiais necessários.

Além dos materiais necessários para seus estudos, deixar separado alguns lanches e água é também uma ótima opção. Isso pode ajudar a manter um maior foco, além de melhorar o rendimento enquanto estuda em casa.

6 dicas de como estudar em casa

Agora que você já tem as melhores condições para estudar em casa, está na hora de vermos algumas dicas de como manter a concentração e estudar melhor o conteúdo.

1. Crie uma rotina fixa

O ideal é que você crie uma rotina clara e tenha disciplina. Faça um plano de estudos para isso, selecione quais horas do seu dia e da sua semana você terá para estudar com eficiência em casa, quais serão os conteúdos, frequência e intensidade. Feito isso, coloque em prática, sem perder o foco.

Sabe porque isso ajuda? Além de o seu cérebro entender que aquela é a hora de estudos, seu corpo também vai se adaptar a isso, e você vai apreender os conteúdos de forma mais proveitosa. Ah, e entenda isso como um compromisso!

2. Faça um planejamento conforme as matérias

Sabemos que fazer os estudos em casa nem sempre é uma boa ideia. E se você deixar para aprender somente no momento que estiver no seu local de estudo, com certeza perderá muito tempo.

Por isso, é importante que crie um planejamento dos seus estudos. Defina o que é prioridade naquele momento entre as suas disciplinas e qual será a ordem das atividades.

3. Não fique preso somente à teoria

Muitos podem entender que estudar em casa pode ser somente aprender a teoria, mas não é bem assim.

Para não ficar nada tão monótono, é interessante fazer algo mais prático e de outras formas, como criar resumos ou mapas mentais. Também é importante realizar os exercícios e revisar todo o conteúdo estudado anteriormente para uma melhor fixação. Com essas práticas, você pode memorizar mais facilmente o que foi aprendido ao longo do tempo. Você também pode conferir algumas técnicas de memorização aqui no blog.

4. Procure outras formas de aprendizado

Já que estamos falando de como estudar em casa, por que não aprender outras formas de aprendizado? Além dos seus livros e apostilas, assim como as apresentações de aulas tradicionais, a internet pode ser uma boa alternativa.

O que você pode fazer é procurar vídeos ou podcasts relacionados ao tema do conteúdo, ver vídeos no Youtube e usar simuladores. Mas cuidado para não perder o foco durante a navegação, combinado?

5. Fuja das distrações

Por mais que existam benefícios ao estudar em casa, não podemos desconsiderar os malefícios. Sabemos que muitos estudantes ainda moram com os pais ou então dividem o local com colegas, além das outras distrações presentes no ambiente.

Por exemplo, a sua televisão com Netflix está a um botão de distância para ser ligada ou seu celular carregado está em suas mãos. Sempre que possível, fuja das distrações.

Procure deixar a televisão desligada sempre que possível e desative as notificações do celular. Coloque uma música relaxante no seu fone de ouvido e se concentre nos estudos, o que mais importa no momento.

6. Faça pausas durante os estudos

Ainda que seja importante manter a atenção nos estudos, é essencial fazer pausas. O nosso cérebro tem um limite do quanto podemos aprender de forma contínua, por isso, é importante descansar.

É primordial que a cada 1 ou 2 horas, façamos uma pausa de 10 a 15 minutos para fazer outras atividades ou relaxar. Outro detalhe importante, é fazermos pequenas refeições e não pular de jeito nenhum as principais ou então deixar de dormir o tempo recomendado por noite. Atenção quanto isso, pode prejudicar e muito seu rendimento e a sua saúde.

Depois de todas essas dicas, está na hora de começar a estudar! Não se esqueça de colocar as práticas de escrita de redações em seu planejamento. Lembre-se de sempre manter o foco durante os estudos, ao perceber os resultados, você irá comprovar que valeu a pena criar uma rotina bem organizada.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e se gostou deste tipo de tema, não esqueça de olhar nossos outros textos aqui no blog com informações e dicas para seus estudos. Te esperamos no próximo post!

POSTS RELACIONADOS

Calendário dos Principais Vestibulares 2024

Primeiramente, sabemos a dificuldade que os vestibulandos enfrentam para se organizar. Por isso, preparamos um calendário completo dos principais vestibulares do Brasil para 2024. Aqui,