5 dicas de organização para aumentar a produtividade nos estudos

por | mar 21, 2022

Início » Dicas de Estudo » 5 dicas de organização para aumentar a produtividade nos estudos

Se você está com o objetivo de alcançar excelentes resultados no vestibular, saiba que o seu planejamento deve ir além do cronograma de estudos. Otimizar o tempo, adotar técnicas para fixar melhor o conteúdo e treinar muito através de simulados, também são ótimas estratégias para aumentar a produtividade nos estudos.

Porém, existe um detalhe que muitos estudantes acabam deixando de lado e que faz toda a diferença para aumentar a performance: a organização do espaço onde você vai ficar horas em frente aos livros.

Acredite! Um ambiente limpo, arrumado, bem iluminado e sem elementos que causam distrações é capaz de exercer forte influência na sua rotina de estudos. Pensando nisso, a equipe do Redação Online separou 5 dicas de organização para você aumentar a produtividade nos estudos. Acompanhe e prepare-se para impulsionar os seus resultados!

1. Mantenha uma rotina de estudos

É recomendado que os estudos aconteçam sempre no mesmo lugar e, de preferência, nos mesmos horários. Você sabe o motivo? A nossa mente trabalha por associações, isso quer dizer que, ao montar uma rotina de estudos para o mesmo horário e ambiente, você estará condicionando o seu cérebro a associar aquela situação à necessidade de concentração.

Também procure ficar o mais longe possível das distrações – isso inclui televisão, aparelhos de som e, claro, o inseparável smartphone com as suas redes sociais preferidas.

Separe o estojo, o caderno, uma garrafa de água, entre outros objetos essenciais para o seu processo de aprendizagem. Assim, você não precisará sair do espaço e pode manter a motivação por mais tempo. Lembre-se, um período com algumas privações pode ser recompensador quando você alcançar aquele objetivo tão desejado!

produtividade nos estudos

2. Escolha um ambiente calmo e silencioso

No quesito foco, a família também tem papel importante para manter a atenção do estudante nos estudos. Além de questões práticas, como espaço e barulho, existe outro fator que torna essa situação ainda mais delicada: a falta de empatia. 

Infelizmente, não é sempre que todos os moradores da casa respeitam os seus horários e o seu espaço. Portanto, caso necessário, deixe um lembrete na porta do ambiente de estudos para que ninguém entre e atrapalhe a sua concentração. Essa é uma atitude simples que pode evitar a sua queda de produtividade nos estudos.

3. Priorize a limpeza

Para muitos estudantes, a limpeza do ambiente de estudos é fundamental para que o cérebro esteja preparado para absorver o conteúdo das provas. É como se o ambiente físico precisasse estar em perfeita sintonia com o ambiente mental. Por isso, nada melhor que planejar um espaço agradável para o momento de dedicação aos estudos.

Ambientes bagunçados e abafados são verdadeiros inimigos da nossa concentração. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriu que, quando estamos em um espaço confuso, nossos índices de cortisol e estresse aumentam.

Dessa forma, os sentidos se sobrecarregam, levando à distração e à incapacidade de concentração. Vamos combinar que você não está precisando disso, concorda? Então, é hora de colocar tudo em ordem!

4. Garanta uma boa iluminação

Você sabia que uma iluminação correta pode influenciar a sua produtividade nos estudos? Pois é! Quem nunca teve uma dor de cabeça intensa e colocou a culpa nas horas dedicadas aos livros e ao computador? Isso é muito comum de acontecer, mas é bom que você saiba que o problema pode ter relação direta com a má iluminação do ambiente de estudos.

Além disso, outro relato comum de muitos estudantes é a sensação de ardência nos olhos. Isso pode ocorrer com frequência, caso o tom e o direcionamento da luz não estejam adequados. Por isso, é fundamental se organizar para garantir a correta iluminação do seu ambiente:

  • Aproveite a luz natural para estudar o máximo que puder;
  • Em relação à iluminação artificial, o ideal é que ela não atinja os extremos de claridade e não gere sombras, proporcionando a chamada “fadiga visual”;
  • Se for estudar no período noturno, evite se posicionar de modo que seu campo de visão esteja alcançando a lâmpada, o que pode gerar ofuscamento.
produtividade nos estudos

5. Tenha cuidado com a ergonomia

A última dica, mas não menos importante, vai proporcionar maior produtividade nos estudos e manter a saúde do seu corpo em dia! Quem precisa passar horas sentado em uma cadeira, sabe o quão é importante se sentir bem e confortável para ter foco no aprendizado.

Portanto, a organização também deve passar pela questão da ergonomia do espaço, ou seja, no quanto ele é adaptável e se ajusta às suas necessidades. É fundamental, por exemplo, ter uma cadeira confortável – mantendo a região lombar apoiada no encosto da cadeira e os pés apoiados no chão -, além de uma mesa que disponha de espaço para todos os seus materiais de estudo.

Pronto, com essas 5 dicas de organização as suas horas de estudos renderão muito mais! Agora que você já sabe como ter mais produtividade nos estudos, é só seguir o Redação Online no Facebook, no Instagram e no TikTok para receber mais conteúdos como este!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM