Temas de redação cobrados em concursos públicos de 2021

por | mar 22, 2022

Início » Dicas para Concursos » Temas de redação cobrados em concursos públicos de 2021

 

Analisar os temas cobrados nos últimos concursos públicos é essencial na hora de estudar redação. Mas se você é um concurseiro de plantão, isso não deve ser uma novidade não é mesmo?

Nem todo concurso público exige redação – ou, como é chamada, prova discursiva –, por isso é importante se atentar ao edital do concurso que você vai prestar para saber se vai ser cobrado ou não. Assim, você consegue se preparar com antecedência para escrever uma redação digna de aprovação. 

Neste artigo, listamos alguns temas cobrados em concursos públicos em 2021 e contamos, de forma geral, como são os temas de redação de concurso. Continue a leitura para conferir!

 

Como são os temas de concursos públicos?

 

Os temas de redação de concursos públicos podem variar entre atualidades ou um tema específico à área que você está concorrendo. Por isso, antes de tudo, é fundamental conhecer como funciona a banca avaliadora da prova e as especificidades dela. As bancas mais comuns são a Cebraspe (Cespe), VUNESP, FCC, FGV e Cesgranrio

Por exemplo, se a prova que você realizará é direcionada para cargos diferentes, é bem provável que o tema será mais abrangente e trate de atualidades. Por outro lado, se a prova for para um cargo em específico, como o da Polícia Federal, é mais comum que ala cobre temas relacionados à área de atuação, como Segurança Pública e Direito Penal, por exemplo. 

Para ter uma noção dos temas cobrados em concursos públicos, listamos a seguir alguns temas que caíram em 2021. Confira!

 

1 – Polícia Federal

 

O tema de redação do concurso público da Polícia Federal em 2021 foi “A atuação da Polícia Federal e a garantia dos direitos e das garantias fundamentais”. A prova discursiva apresentou apenas um texto motivador composto por trechos dos artigos 5º e 144º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

De forma geral, os trechos afirmavam que a PF é um dos órgãos responsáveis por garantir o direito à segurança pública. A partir disso, o participante deveria escrever uma redação dissertativa, abordando os seguintes tópicos: 

  • o papel da polícia na garantia do direito à segurança pública; 
  • a observância dos direitos previstos na CF como garantia da validade dos atos praticados pela polícia;
  • o desempenho da função de policial federal e o respeito aos direitos humanos como valor da Polícia Federal.

Assim, esperava-se que o participante relacionasse a execução da Polícia Federal com artigo 144 e com outros direitos garantidos na Constituição.

 

 

2 – Polícia Rodoviária Federal

 

Já a prova discursiva da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2021, foi “A inovação legislativa como instrumento para a redução dos acidentes de transporte terrestre (ATT)”. 

A proposta apresentou três textos motivadores: um gráfico sobre a evolução das mortes por acidentes entre o período de 1996 e 2013; um texto que defendia que a maior inovação do Código de Trânsito de 1997 foi a inclusão de um capítulo específico sobre os crimes de trânsito; e um trecho que apresentava dados de acidentes de trânsito durante a pandemia causados por álcool.

A partir desses textos, o participante deveria redigir um texto dissertativo, abordando os seguintes tópicos:

  • o impacto da previsão dos crimes de trânsito no que se refere aos ATTs e as possíveis causas desse impacto; 
  • o impacto da Lei Seca no que se refere aos ATTs e as possíveis causas desse impacto; 
  • 3 ações para a redução dos ATTs. 

Assim como a prova da PF, o tema do concurso público da PRF abordou um assunto pertinente para a atuação do cargo e pediu para abordar tópicos específicos ao tema e uma intervenção ao final do texto.

 

3 – IBAMA

 

O tema de redação do concurso público do IBAMA foi: “Os avanços tecnológicos e seus impactos: salvarão o mundo ou destruirão o planeta?” 

Assim como os concursos da PF e PRF, o concurso público do IBAMA também é realizado pelo Cebraspe e, como de costume, a banca apresentou textos motivadores para a realização da prova e exigiu uma redação dissertativa.

A proposta apresentou dois fragmentos de textos que abordavam o avanço da tecnologia e os impactos ao meio ambiente. O candidato, para gabaritar na prova, deveria abordar os seguintes tópicos: ciência e tecnologia no mundo contemporâneo; agressões ambientais e o futuro do planeta Terra; e, por fim, o desafio da sustentabilidade.

 

4 – Polícia Civil

 

O tema de redação do concurso público da Polícia Civil foi: “Fake News e Segurança Pública: é possível coibir a disseminação de fake news?”. O participante teve quatro textos motivadores para se apoiar e escrever um texto dissertativo-argumentativo.

O primeiro texto apresentava o resultado da 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, em que afirmava que as pessoas, principalmente de classe superior, estão preferindo passar o tempo livre nas redes sociais em vez de ler um livro; o segundo texto apresentava a origem do termo fake news; o terceiro era uma ilustração de pessoas conectadas a celulares; e o quarto texto era um relato do músico Aurino Pinduca Firmino Gonçalves, que afirma ter sido vítima de fake news.

A partir dos textos motivadores, os participantes deveriam se posicionar em relação à pergunta do tema e abordar os seguintes tópicos: o acesso à informação na atualidade; as fake news na sociedade e os impactos na segurança pública; e, por fim, o papel da polícia frente às fake news.

 

 

5 – ACT

 

Diferente desses temas de redação de concursos públicos que acabamos de ver, a prova discursiva da ACT, realizada pela Banca ACAFE, apresentou uma proposta diferente: sem tema explícito. Ou seja, não apresentou uma frase temática e, portanto, quem deveria definir era o próprio participante.

Para direcionar o candidato, a banca propôs três textos motivadores dentro do eixo temático educação e solicitou que o candidato interpretasse e realizasse uma redação dissertativa sobre eles. Nesse caso, era preciso também apresentar um título para o tema.

O primeiro texto abordava o papel do professor na formação do cidadão; o segundo era um gráfico que mostrava as profissões mais escolhidas pela população e entre as menos escolhidas estava a do professor; e o último texto era uma tirinha do Charlie Brown e Snoopy com o seguinte diálogo: “Afinal o que faz um professor? “Na pior das hipóteses o professor faz toda diferença.”

A partir disso, os participantes deveriam relacionar os três textos, apresentar um título e redigir um texto dissertativo sobre a temática.

 

E aí, gostou de saber quais foram os temas cobrados nos concursos públicos em 2021? Aproveite para acessar as propostas e escrever a sua redação para os temas. Lembre-se de praticar bastante! Só assim você consegue desenvolver a habilidade escrita.

Aqui no Redação Online, nós temos um plano de correções somente para concursos públicos. Conheça o plano agora e comece a treinar conosco!

Se você gostou desse conteúdo, confira também:

 

Marina Dias

Bacharela em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC, revisora de textos e redatora.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM