4 dicas para se concentrar nos estudos

por | nov 17, 2021

Uma dificuldade comum a milhares de estudantes do Brasil inteiro é a concentração. Por mais que se queira estudar, é comum que o cérebro simplesmente não consiga focar no que realmente importa — o que pode ser um verdadeiro empecilho. E foi pensando nisso que o Redação Online compilou algumas dicas para se concentrar nos estudos.

Seguindo nossos conselhos, mesmo que continue tendo certa dificuldade, você estará colocando em prática algumas técnicas que terão papel importante nos seus estudos. E, como ter uma boa rotina de estudos é fundamental para conquistar notas altas no ENEM e nos vestibulares, conseguir se concentrar deve ser uma de suas metas, certo?

Para aprender a aumentar seu rendimento, é só continuar a leitura abaixo!

4 dicas para se concentrar nos estudos

1. Fique longe das redes sociais

Não há dúvidas de que, atualmente, as redes sociais são a maior distração da maioria dos jovens brasileiros. Você até pode achar que pegar o celular por 2 minutos para responder aquele amigo ou para conferir as últimas novidades da timeline do Twitter não farão tanta diferença assim, mas este não é bem o caso.

Isso porque, mesmo que o celular em si tome “apenas” 2 minutos, o tempo necessário para que você recupere o foco é muito maior. Além disso, uma pequena checada no celular atrás da outra acumula tempo e, sem nem perceber, você acaba perdendo uma hora de seus estudos.

Portanto, para evitar o desejo de pegar o celular, o mais recomendado é deixá-lo longe da sua mesa de estudos — preferencialmente até mesmo em outro cômodo.

2. Esteja descansado e bem alimentado

Com a vontade — e, às vezes, até mesmo desespero — de estudar o máximo possível, há diversos estudantes que fazem longas sessões de estudos, muitas delas sem nenhum tipo de pausa para descansar ou se alimentar. Se você pensa que isso irá ajudá-lo a render mais, saiba que o efeito pode ser exatamente o contrário.

Isso porque, uma má alimentação e um corpo cansado atrapalham o rendimento, além, é claro, dos danos à saúde. Estando neste estado, dificilmente você conseguirá ter toda a concentração que poderia. Uma boa solução é apostar em uma longa noite de sono e ter alguns lanches por perto — sem abusar dos carboidratos e açúcares, é claro.

3. Tenha um cronograma de estudos

Você sabia que muito da concentração vem da rotina? Quando estamos acostumados com a realização de atividades pré-determinadas em horários específicos, nosso cérebro já se prepara para realizá-las da melhor forma possível.

Aqui, o primeiro passo é montar um cronograma de estudos. Divida seu tempo por matérias e atividades, deixando um intervalo já estabelecido para cada competência. Com isso, você garante que estudará todas as matérias que precisa.

Mas, além deste cronograma, outro passo importante é organizar a própria rotina — para além dos estudos. Lembre-se que a rotina pode ajudá-lo a ter mais foco, o que é exatamente seu objetivo, certo?

4. Esteja em um local adequado

Para encerrar nossa lista de dicas para se concentrar nos estudos, talvez uma das mais importantes. Se você está com dificuldades de concentração e continua estudando no sofá ou na cama, saiba que esta pode ser uma das raízes do seu problema. Afinal de contas, você sabe que isso está longe de ser a condição ideal, não?

Para que seus estudos realmente tenham resultados satisfatórios, você deve estudar em um local adequado. Isso inclui uma mesa com bastante espaço, uma cadeira confortável e, é claro, uma iluminação que permita que você consiga ler tudo sem precisar de maiores esforços.

Tenha a certeza de que, com estas dicas para se concentrar nos estudos, sua rotina de aprendizado será muito melhor aproveitada. Caso tenha gostado das informações que trouxemos e queira receber mais conteúdo como este, siga o Redação Online no Facebook e no Instagram!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM