logo redação online

6 podcasts para estudar atualidades

6 podcasts para estudar atualidades

Reunimos recomendações que te ajudam a ficar em dia com o que acontece no mundo

Em ano de eleições, novas doenças, conflitos geopolíticos e de resquícios da pandemia de covid-19, acompanhar as atualidades pode parecer uma tarefa quase hercúlea para os vestibulandos, certo? Então, será que é possível ficar em dia com tudo que acontece e chegar preparado para as provas? Por isso, é bom podcasts para estudar atualidades!

Acredite ou não, mas é possível se atualizar gastando até menos de uma hora todos os dias. Assim, separamos 6 podcasts para estudar atualidades que apresentam e analisam os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Vamos ler abaixo as dicas?

Café da Manhã 

A primeira dica, é fruto da parceria entre Folha de S. Paulo com o Spotify Studios, esse podcast foi feito para ser a primeira parte do seu dia. Por isso, ele reúne as notícias mais quentes e que devem bombar durante o dia, seja na área da saúde, da política e da cultura. Para ficar por dentro das notícias você precisará ver os episódios que duram no máximo 30 minutos e, ainda, têm entrevistas de especialistas para debater o tema.

Disponível no site da Folha de S. Paulo e no Spotify.

O Assunto

Já esse podcast é apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, trazendo o assunto do momento com profundidade. Além da contextualização, ela recebe outros jornalistas e analistas do Grupo Globo para conversar sobre as temáticas. 

Disponível no site do G1, no Spotify, no Apple Podcasts e no Google Podcasts.

++10 podcasts para você ir além do Inglês

 

Foro de Teresina

Com episódios longos e análises profundas, o podcast de política é apresentado pelos  jornalistas Fernando de Barros e Silva, Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, com novos episódios publicados todas as sextas-feiras. Além disso, apresenta dados e pesquisa sobre os assuntos, os apresentadores comentam e trazem mais referências para o debate. Para ficar por dentro das novidades, baOs episódios duram em torno de uma hora.

Disponível no site da Revista piauí, no Spotify, no Apple Podcast, no Google Podcasts e no YouTube.

Durma com essa

Neste podcast do jornal digital Nexo,  é possível você encontrar boas análises e interpretações equilibradas. De segunda a quinta, a principal notícia do dia é explicada por jornalistas da redação. Além disso, eles trazem a contextualização e uma análise sobre o tema com materiais de referência da própria publicação. Os episódios duram em torno de 10 a 20 minutos.

Disponível no site do Nexo Jornal, no Spotify, no Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Deezer.

 

Mamilos

A penúltima dica, o podcast Mamilos tem essa proposta “Jornalismo de peito aberto”. Ju Wallauer e Cris Bartis debatem os temas semana de forma leve e com bom-humor, sem deixar de lado dados e argumentos sólidos. Os programas são semanais e têm um cardápio de assuntos variados.  Além das análises das apresentadoras, elas sempre propõe um debate com especialistas para que você forme sua opinião.

Disponível no site da B9, no Spotify, no Apple Podcasts e no YouTube.

 

Guia do Estudante – Atualidades

Por fim, você sabia que o Guia do Estudante também está com você em formato podcast?

Assim, reunindo os assuntos mais relevantes do momento, o GE – Atualidades te ajuda a se preparar para o vestibular com episódios de até 20 minutos. O programa foi criado em parceria com o Curso Anglo.

Disponível no site do Guia do Estudante, no Spotify e no Google Podcasts.

Portanto, esse texto é fruto de uma parceria entre o Guia do Estudante e o Redação Online, plataforma de correção de redações. Clicando aqui é possível acessar os planos de correção disponíveis. Utilize o cupom GUIADOESTUDANTE20 e ganhe 20% de desconto.

POSTS RELACIONADOS