Ao almejar a excelência na escrita, é crucial analisar exemplos que se destacam. Nesse sentido, explorar Redações Nota 1000 do ENEM 2023 oferece informações valiosas. Dessa forma, neste post, centraremos nossa atenção em um exemplar representativo, desvendando sua estrutura e os repertórios empregados. Vamos mergulhar na análise da Redação Nota 1000, ENEM 2023.
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Exemplo de redação nota mil Enem 2023
Introdução
[P1] A Constituição Federal, promulgada em 1988, foi esboçada com o objetivo de delinear direitos básicos para todos os cidadãos – como condições satisfatórias de trabalho. [P2] Contudo, hodiernamente, esse postulado constitucional é deturpado, visto que o contato com a área trabalhista, por meio dos desafios enfrentados no trabalho de cuidado realizado por mulheres, encontra-se invisibilizado e não efetivado na sociedade nacional. [P3] Acerca disso, para discutir a questão de maneira ampla, hão de ser analisados os seguintes fatores: as desigualdades no acesso à informação e a inobservância governamental.
Legenda:
[P1] Contextualização com repertório sociocultural;
[P2] problematização do tema;
[P3] Projeto de texto ( argumento 1 e argumento 2);
Desenvolvimento 1
[P1]Em primeiro âmbito, é válido perceber o panorama de assimetria social como fator potencializador da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. [P2]Segundo Ariano Suassuna, ilustre pensador brasileiro, o território nacional está dividido em dois países distintos: o dos privilegiados e o dos despossuídos. Sob essa lógica, o autor faz um alerta a respeito da desigualdade de renda, de oportunidades e de acesso à informação vigente no Brasil. [P3]Nesse sentido, parcela da população feminina, majoritariamente jovem preta, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, padece frente à carência de informações relacionadas às garantias de assistência previstas para esse setor trabalhista, pois tem dificuldade em obter meios de comunicação, como o aparelho celular, pelo custo elevado. [P4]Esse cenário potencializa a invisibilidade do trabalho de cuidado, tendo em vista que a desinformação permite que muitas mulheres fiquem passivas e inativas na busca por seus direitos, ocasionando, consequentemente, explorações em jornadas de trabalho exaustivas, muitas vezes, não remuneradas. [P5]Dessa maneira, por não reconhecer a importância da assistência e da regulamentação do trabalho, por exemplo, muitas mulheres assumem trabalhos de cuidado sozinhas e na informalidade – conduta que dá margem à formação de diversos problemas, como desgastes físicos e psicológicos, dificultando, assim, o combate à invisibilidade do trabalho de cuidado. [P6]É essencial, então, a difusão de informações sobre a assistência a esse setor laboral.
Legenda:
[P1] Retomada do argumento 1 (tópico frasal);
[P2] Repertório sociocultural relacionado ao argumento 1;
[P3], [P4], [P5] Aprofundamento crítico do argumento
[P6]Fechamento (ou seja, retomada do argumento e/ou tema);
Desenvolvimento 2
[P1]Outrossim, cabe enfatizar a negligência governamental como um dos principais fatores que viabilizam a invisibilidade do trabalho de cuidado no tecido social. [P2]Nesse aspecto, por não investir suficientemente na criação e na implementação de projetos que fiscalizem e promovam assistências nos trabalhos de cuidado, o país omite esse impasse do meio comunitário e permite, dessa forma, a continuidade desse infeliz cenário de exploração da classe feminina. [P3] Nessa perspectiva, como afirmou o filósofo Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, dado que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. [P4]Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do Artigo 23 da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, condições dignas e satisfatórias de trabalho. [P5]Sob esse viés, evidencia-se que a pouca atuação do Estado no que concerne à garantia de condições laborais dignas para as mulheres possibilita, de certa forma, a existência de várias “cidadãs de papel” no Brasil, uma vez que, embora um ambiente de trabalho satisfatório seia um direito constitucional, muitas mulheres sofrem com a falta de assistência ao realizar trabalhos de cuidado. P6 ]É preciso, pois, como alternativa ao enfrentamento da invisibilidade do labor de cuidado, a reformulação dessa postura estatal.
Legenda:
[P1] Retomada do argumento 2 (tópico frasal);
[P3]Repertório sociocultural relacionado ao argumento 2;
[P2], [P4], [P5] Aprofundamento crítico do argumento;
[P6] Fechamento ( ou seja, retomada do argumento e/ou tema);
Conclusão
[P1] Portanto, é nítido que o debate sobre os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil é relevante e precisa ser difundido. Para tanto, urge que as instituições educacionais, a exemplo de escolas e faculdades, promovam, por meio de verbas governamentais, campanhas e palestras em espaços públicos, validando a importância da valorização do trabalho de cuidado e informando as garantias assistenciais desse setor para a classe feminina, visando garantir a construção de uma mentalidade crítica na coletividade. Ademais, cabe ao Ministério do Trabalho desenvolver, em parceria com o Ministério da Mulher, fiscalizações em ambientes de trabalho assistenciais, aspirando mitigar formas de exploração das mulheres no labor de cuidados. [P4] Quiçá, nessa via, tornar-se-á notável a amenização do infortúnio, e a Constituição será cumprida de forma precisa.
Legenda:
[P1] Retomada do tema e/ou argumento
Agente
Detalhamento
Ação
Efeito
Meio/modo
[P4] Fechamento
P = período
Redação nota mil Enem 2023: Análise dos repertórios
Confira este vídeo com sugestões de repertório para a redação do Enem 2023:
Em 1988, a Constituição Federal foi promulgada com o objetivo de delinear direitos básicos para todos os cidadãos, como condições satisfatórias de trabalho.
Constituição Brasileira
Direitos Humanos
Artigo 1º: “A República Federativa do Brasil (…) tem como fundamentos: I – a soberania; II – a cidadania; III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – o pluralismo político.” Artigo 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (…).”
Cidadania
Artigo 6º: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados (…).” Artigo 14: “A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos (…).”
Política
Artigo 2°: “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.” Artigo 37: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.”]
Artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”Educação
Artigo 206: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.”
Meio Ambiente
Artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.”
Artigo 225, parágrafo 1º: “Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: I – preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; II – preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; III – definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei.”
Ariano Suassuna (Literatura e Cultura Brasileira)
[…] Segundo Ariano Suassuna, ilustre pensador brasileiro, o território nacional está dividido em dois países distintos: o dos privilegiados e o dos despossuídos. Sob essa lógica, o autor faz um alerta a respeito da desigualdade de renda, de oportunidades e de acesso à informação vigente no Brasil. […]
Ele foi um renomado intelectual, escritor, dramaturgo, artista plástico e advogado brasileiro, sobretudo, conhecido por sua defesa apaixonada da cultura brasileira e da identidade nacional.
Teorias: Suassuna destacou-se por suas críticas ao “lixo cultural” importado e pela defesa da arte como expressão cultural, não como produto de mercado. Além disso, ele também enfatizou a divisão do Brasil em dois países distintos: o dos privilegiados e o dos despossuídos.
Argumentos relacionados: divisão social no Brasil, isto é, valorização da cultura nacional, crítica ao consumismo cultural, preservação da identidade brasileira.
Como usar na redação: as ideias de Ariano Suassuna podem ser utilizadas em redações para argumentar sobre a importância da preservação e valorização da cultura brasileira frente às influências externas, por exemplo.
Logo, seus pensamentos sobre a divisão social no país fornecem uma perspectiva crítica sobre as disparidades econômicas e culturais no Brasil e podem alimentar discussões sobre desigualdade social, identidade cultural e resistência ao consumismo na esfera cultural.
Gilberto Dimenstein (Jornalismo e Educação)
foi um jornalista e escritor brasileiro
[…]Nessa perspectiva, como afirmou o filósofo Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, dado que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do Artigo 23 da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, condições dignas e satisfatórias de trabalho. […]
Teorias: em sua obra “O Cidadão de Papel”, Dimenstein discute a desvalorização de certos indivíduos na sociedade brasileira, já que evidencia a diferença entre a garantia teórica de direitos humanos e sua aplicação prática.
Argumentos relacionados: Direitos humanos, desigualdade social, cidadania, exclusão social, como também negligência governamental.
Como usar na redação: a obra de Dimenstein oferece uma base crítica para debater a realidade dos “cidadãos de papel” no Brasil, uma vez que enfatiza discrepância entre os direitos assegurados e a sua efetivação.
Nesse sentido, isso permite discutir a negligência governamental na implementação de políticas que efetivem direitos, ou seja, abordando temas como desigualdades sociais e a necessidade de medidas concretas para assegurar uma cidadania plena.
Atenção!
O aluno Roney Coelho, que conquistou nota mil em sua redação, originalmente publicou este texto em seu perfil no Instagram. Todavia, mesmo que os espelhos das redações oficiais ainda não tenham sido disponibilizados, o aluno escolheu compartilhar o rascunho de seu texto online.
Desse modo, estamos acessando e divulgando o conteúdo com base nessa publicação. Por isso, espera-se que os espelhos das redações oficiais sejam disponibilizados em breve para consulta pública.
Por fim, compreendemos agora a estratégia por trás de uma Redação Nota 1000. Se a sua meta é alcançar esse feito, não hesite em acessar nossa plataforma para obter a melhor correção de redação do Brasil. Por isso, estamos aqui para guiá-lo rumo ao sucesso na sua jornada de escrita!