logo redação online

Como se preparar para a prova da Unicamp com as mudanças no calendário

escola mesa do professor

Esta é a primeira edição em que as provas da Unicamp de primeira e segunda fase ocorrerão no mesmo ano

A prova da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está diferente este ano. Para começar, estudantes que já prestaram o vestibular em outros anos e estavam acostumados a realizar a segunda fase em janeiro terão que se adaptar a um intervalo mais curto. 

Agora, a primeira e segunda fase acontecem ainda este ano, com uma brecha de pouco mais de um mês entre elas. 

Isso sem contar outros “obstáculos” no caminho: os candidatos que também fazem a Fuvest, que seleciona para a USP (Universidade de São Paulo), terão que encarar uma outra prova entre as duas fases da Unicamp. 

Com tanta mudança, será que é preciso recalcular a rota na hora de planejar os estudos?

Anderson Bigon, diretor pedagógico da Oficina do Estudante de Campinas (SP), explica que quando as segundas fases eram apenas em janeiro, o estudante costumava priorizar o estudo para as primeiras fases até dezembro e iniciava o estudo para as segundas fases a partir de então.

Com a mudança no calendário do vestibular Unicamp, o ideal agora é conciliar os estudos, treinando questões de múltipla escolha e questões dissertativas, de acordo com as provas que irá prestar.

Confira abaixo algumas dicas de estudo considerando combinações entre o vestibular da Unicamp e outros. 

Para quem vai prestar Unicamp e Enem

“Para quem vai prestar apenas Unicamp e Enem, por exemplo, a recomendação é focar em questões ‘tipo teste’ até a semana em que se encerra o segundo dia do Enem (20 de novembro). Depois, poderá iniciar o estudo só com questões dissertativas, podendo fazer uso das provas anteriores da segunda fase da Unicamp”, explica Bigon. 

Para quem vai prestar Unicamp, Enem e Fuvest

Já para quem também vai prestar Fuvest, o foco é, mesmo após o Enem, conciliar o estudo com questões de múltipla escolha, para também se preparar para a primeira fase do vestibular da USP, que ocorre no início de dezembro. O estudo pode ser divido:

  • Ao longo do dia, com metade das horas de estudo dedicadas a testes e a outra metade para dissertativas;
  • Ou ao longo da semana, intercalando um dia para testes e um dia para dissertativas.

Quando é hora de começar a revisão para as provas?

A maioria dos cursos pré-vestibular iniciam o período de revisões agora, em outubro – ou seja, no mês anterior ao início dos principais vestibulares

Mesmo assim, a orientação do diretor é que os estudantes não fechem um período exato para revisar, mas passem a incluir, no dia a dia, a realização das provas anteriores, de 2018 a 2022. Assim, já se acostumam com o modelo das provas oficiais e, ao mesmo tempo, realizam uma revisão dos assuntos das questões que tenham errado. 

“Cabe ressaltar que revisar é importante, mas dificilmente o estudante conseguirá passar novamente por todos os conteúdos. Por isso, recomendamos que ele priorize as matérias que tenha maior dificuldade, baseado nos resultados dos simulados ou das provas anteriores.” 

Dicas para quem vai fazer a prova da Unicamp este ano

  • Verifique o conteúdo programático do vestibular Unicamp 2023, pois alguns assuntos (exemplo: matrizes) foram excluídos da ementa;
  • Comece a revisão para a Unicamp, se ainda não começou, duas semanas antes do vestibular, no mínimo; 
  • Faça as provas anteriores dos últimos cinco anos – ou pelo menos as mais atuais, que já estão com 72 questões;
  • Para a segunda fase, vá além das disciplinas específicas do seu curso e dê uma importância a matemática e português, principalmente nas obras que ainda não foram cobradas em anos anteriores. Essas duas disciplinas tendem a ser um diferencial na segunda fase no vestibular Unicamp;
  • Dê um foco maior para a redação da Unicamp nas duas últimas semanas que antecedem a segunda fase.

Este texto é fruto de uma parceria entre o GUIA DO ESTUDANTE e o Redação Online, plataforma de correção de redações. Por meio dela, você envia suas redações e recebe as correções detalhadas, de acordo com cada competência, em até 3 dias úteis! Garanta aqui o seu pacote com 20% de desconto usando o cupom GUIADOESTUDANTE20.

POSTS RELACIONADOS