logo redação online

20 temas de redação que NÃO vão cair no Enem 2022

Temas Enem
O que pode cair na redação do Enem muita gente comenta. Mas você vai ver agora 20 temas de redação que não têm chance de cair no Enem 2022 – não perca tempo com eles!  

1. Consequências da burocracia no Brasil

  Lentidão de processos na Justiça, lentidão para abrir uma empresa… isso é que é a burocracia na prática.  Jovens recém-saídos do ensino médio têm pouca ou nenhuma noção do que é a burocracia, pois nem começaram a trabalhar. Por isso não acreditamos que seja um possível tema do Enem  

2. O problema do roubo de cargas

  Embora seja um problema – e comum -, não consideramos que resulte em argumentação suficiente para 30 linhas na redação Enem. É tema mais adequado para a polícia.   

3. O impacto da crise de energia na Europa

  É um problema, claro que é. Mas é improvável que o Enem discuta temas de outros países. As chances desse tema cair na redação do Enem são mínimas.   

4. A guerra na Ucrânia

  A guerra na Ucrânia também não seria um tema viável para o Enem, devido ao fato de não ser um problema interno brasileiro. Isso para não dizer que a solução não sairia da cabeça de um vestibulando…  

5. Os efeitos da globalização no Brasil

  Esse é um tema amplo demais – daria um livro – e dificilmente seria resolvido com uma proposta de intervenção, concorda? Além do que, é assunto para especialistas, como cientistas políticos, por exemplo.   

6. O voto obrigatório no Brasil e seus efeitos

  Hoje o voto obrigatório é lei no Brasil, e lei não se discute, se cumpre. Nem se pensa em propostas de intervenção para leis.   

7. A persistência das crises políticas no Brasil 

  Um tema como este é de discussão extremamente complicada. Seria mais adequado para cientistas políticos que para alunos do ensino médio.  Além disso, como sabemos bem, qualquer debate nesse âmbito gera facilmente reações acaloradas, polarizadas demais. E se nem os políticos têm solução para isso, que dirá um aluno do ensino médio…  

8. A aprovação da eutanásia no Brasil 

  No Brasil a eutanásia não é permitida por lei, então não haveria por que a redação Enem levantar esse assunto. E soluções para situações que levantariam a hipótese da eutanásia são bem difíceis…  

9. Controle sobre a programação da TV

  Não é esse um tema bem delicado?! Faz lembrar a época da censura. Certamente o Enem não incluiria um tema assim na prova de redação – ele não deixaria espaço para se cogitar qualquer controle sobre a mídia.   

10. O populismo no Brasil e suas implicações

  Igualmente à discussão sobre crises políticas, este tema joga muita lenha na fogueira, e pode levar a críticas acirradas contra o governo atual ou os anteriores.  O Enem não tem a intenção de provocar radicalismos na redação – a redação serve para que o aluno demonstre seu domínio da escrita e do raciocínio.   

11. O papel da Polícia Federal na democracia brasileira

  Um tema super específico, sobre o qual os alunos do ensino médio não saberiam o que dizer. E quanto a propostas de intervenção, menos ainda.   

12. A persistência de crimes sexuais no Brasil 

  Este é um tema nefasto demais para uma redação de final de ensino médio, como é o Enem! Claro que é um problema, mas traria um certo ar depressivo à prova.   

13. O drama do suicídio juvenil

  Outro tema pesado demais para uma redação. Não deixa de ser um problemão, e do qual os candidatos ao Enem estão por dentro, mas… deixemos para psiquiatras estudarem e tentarem resolver.   

14. O fenômeno das modificações corporais extremas

  Você já deve ter ouvido falar de pessoas que alteram o rosto cirurgicamente para se parecerem com ídolos, não? Um psiquiatra falaria facilmente sobre o caso e ainda daria propostas de intervenção.  Mas seria um tema improvável na prova do Enem, para quem acabou de terminar o ensino médio.  

15. A especulação imobiliária e seus impactos nas cidades

  Acreditamos que esse tema não teria chance de ser usado pelo Enem, porque a especulação imobiliária ocorre especialmente nas metrópoles. Um tema assim deixaria alunos de cidades menores em desvantagem na argumentação, já que eles não estão familiarizados com dificuldades de moradia nas cidades grandes.   Mas que é um problema é.  

16. Normas trabalhistas e sua adaptação ao trabalho remoto

  A prova de redação do Enem é feita para o nível médio, já dissemos, e no nível médio poucos candidatos têm ideia das normas trabalhistas a ponto de discutir sobre elas.  Esse é um assunto para advogados e juízes.   

17. Cobrança de impostos para templos religiosos

  Veja aí um tema muito polêmico, que não apareceria numa redação do Enem!  Nele haveria duas situações problemáticas: o candidato acabaria discutindo sobre a importância da religião, o que é muito arriscado; e não teria muito a falar sobre tributação de áreas e terrenos, nem soluções a dar.  

18. Zoológicos: maus-tratos a animais ou local de lazer e aprendizado?

  Como muitas cidades brasileiras têm zoológicos, que inclusive são áreas de lazer, é estranho discutir se seria o caso de fechá-los, se estão maltratando animais. Ainda que seja uma discussão pertinente, não seria no âmbito do ensino médio, e sim no dos administradores públicos.   

19. O problema do endividamento das famílias brasileiras

  Enquanto não se trabalha, não se tem a exata noção do que é uma dívida. E um candidato à prova de redação do Enem, sendo do nível do ensino médio e sem experiência no mercado de trabalho, não seria capaz de argumentar apropriadamente.  Não acreditamos que esse tema caia na redação do Enem. Mas que é um problema, isso é.  

20. A violência policial e suas consequências na população

  A polícia faz parte de nosso Estado Democratico de Direito, é absolutamente necessária. Portanto discutir a atuação dela não parece uma boa ideia.  Os casos em que alguns membros da polícia agem de forma incorreta ficam a cargo da Justiça. Não faz sentido discutir isso numa redação de Enem.    Agora, confira os últimos 10 temas que foram cobrados no Enem e analise as características das propostas:  
  Ajudamos você com este artigo? Esperamos que sim. E tem mais ajuda aqui! Envie sua redação pra gente e receba a correção em até 3 dias úteis! Nossa plataforma possui mais de 400 temas que podem cair no Enem!  

QUERO ENVIAR MINHA REDAÇÃO

 

POSTS RELACIONADOS