logo redação online

Tema de Redação: A importância do ensino à distância no Brasil

ensino-a-distancia-importancia-brasil-redacao-online

TEXTO 1

ensino à distância é uma modalidade educacional que oferece um processo completo de aprendizado de maneira dinâmica e mediada através das novas tecnologias. Mesmo separados por tempo e espaço, os alunos e os tutores EAD conseguem fazer uma integração virtual pautada na interatividade e construir um ótimo ambiente de aprendizado.
Essa característica do EAD combina bastante com os novos padrões de comportamento das pessoas no mundo globalizado, que estão cada vez mais dinâmicas e interativas, buscando cada vez mais adquirir novas competências e aperfeiçoarem suas habilidades profissionais.
Através do EAD, as pessoas puderam começar a produzir seus próprios conteúdos para ensinar terceiros e até mesmo de criarem um negócio na área. O ensino à distância cresceu em ritmo acelerado e hoje se tornou um dos métodos de ensino mais completo e eficiente.
Grande parte da importância da EAD atualmente se deve ao seu papel de quebrar várias das barreiras que impedem as pessoas de terem acesso a uma educação de qualidade, representando a importante função de ajudarem pessoas a se qualificarem como profissionais.
Pessoas que muitas vezes possuem dificuldade em frequentar um curso presencial, seja por dificuldade de seguir a rotina de estudos ou por causa dos preços altos, agora estão conseguindo ter acesso ao melhor do aprendizado, em qualquer horário e em qualquer lugar.
O ensino a distância é a solução perfeita para essas pessoas finalmente terem acesso à capacitação profissional, seja economizando gastos com transporte, por dar maior flexibilidade de tempo ou até mesmo por oferecer uma maior facilidade de acesso aos conteúdos educacionais.
Outra importância da EAD é de descentralizar os polos de educação com o uso das tecnologias, quebrando as barreiras como as dificuldades de mobilidade ou distâncias geográficas.
O ensino à distância permite que até mesmo as pessoas que habitam áreas remotas possam ter acesso a cursos que elas têm muita dificuldade em fazer no modelo presencial. Com a internet, a educação deixa de ser centralizada nas regiões Sul e Sudeste e passa a fazer parte da realidade de pessoas de todas as regiões do país.
Material impresso, PowerPoint, imagens, videoaulas, jogos, gráficos. Existem diversas formas de transmitir conteúdos para os alunos. Com o ensino a distância, essas transmissões ficam ainda mais variadas e inovadoras.
Com o apoio das novas tecnologias, a importância da EAD também está em aperfeiçoar os métodos de ensino com as técnicas multimídia, promovendo discussões sobre os assuntos das aulas em fóruns, aumentando a interatividade dos alunos e a ampliação dos conteúdos através das bibliotecas virtuais.
Mesmo em meio à crise econômica, o sistema de ensino a distância continua crescendo no Brasil, sendo um dos mercados que mais crescem no país. Todos os anos, milhares de novos cursos online são reconhecidos pelo MEC.
Desde 2003, o número de alunos inscritos no EAD passou de 50 mil para 1,3 milhões. Essa movimentação da economia vem fazendo com que as pessoas enxerguem no ensino à distância, uma nova oportunidade de negócio.
Fonte: estudio site – qual importância da ead atualmente

TEXTO 2

ensino a distancia
Fonte: 3.bp.blogspot

TEXTO 3

tirinha
Fonte: Ifbp

Com base nos textos motivadores e no seu conhecimento, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema: A importância do ensino à distância no Brasil


Confira mais temas:
Tema de redação: Ensino tradicional x Escolas inovadoras: quebra de paradigmas na educação
Tema de redação: O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e as novas profissões
Tema de redação: A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil
Tema de redação: Os desafios da Educação Inclusiva no Brasil

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes