Cronograma de estudos para Ensino Médio – Faça o seu!

por | ago 5, 2022

Início » Enem » Cronograma de estudos para Ensino Médio – Faça o seu!

Cronograma de estudos para o Ensino Médio: monte o seu aqui!

Saber elaborar um bom cronograma de estudos para o Ensino Médio é essencial, pois uma das maiores dificuldades dos estudantes é conseguir conciliar os estudos, trabalho e vida social. Infelizmente, sem essa ferramenta podemos ter resultados ruins nas provas, bem como apresentar uma baixa absorção dos conhecimentos.

Criar uma rotina de estudos pode fazer muita diferença no seu dia a dia. Pensando nisso, neste post vamos te mostrar como montar um cronograma de estudos para você terminar o Ensino Médio preparado para fazer o Enem. Continue a leitura para aprender!

Organize sua rotina

Já é hora de você se dedicar ao Enem, pois a prova é daqui a alguns meses. Então, escreva num papel todos os seus compromissos e crie uma grade de horários do seu dia a dia. Coloque o horário de sua escola e do seu cursinho (se for o caso). Inclusive, se tiver atividades extras, como estágio, exercícios físicos, curso de idiomas, entre outros, anote tudo.

Organizar a rotina é essencial para que você consiga saber como utilizar melhor o seu tempo. Assim, poderá dedicar a quantidade de horas necessárias para cada atividade sem deixar de descansar. Ficará mais fácil obter os resultados esperados, ou seja, obter um bom desempenho nas provas.

Crie um cronograma

Seu cronograma deve ser organizado em formato de calendário semanal e deve conter seis dias da semana. Então, escolha um dia do seu final de semana para descansar. A partir daí, comece a montar seus horários de acordo com os compromissos que você tem no dia a dia. Não se esqueça de incluir as atividades extras e os momentos de descanso.

É importante sempre deixar um espaço no cronograma para os estudos fora da sala de aula. Pois esse momento é essencial para fixar os conhecimentos repassados pelos professores no período normal de aula, bem como para estudar temas do Enem. Por exemplo, você pode incluir as horas de estudo na escola no período da manhã e os estudos extras na parte da tarde ou vice-versa.

Leia também: 5 dicas de organização para aumentar a produtividade nos estudos

Separe os assuntos e as matérias

O próximo passo é separar todos os assuntos e as matérias que vão cair no Enem. Lembre-se de deixar em destaque aquelas que você tem mais dificuldade. Isso porque é importante dar atenção necessária para elas, pois o Enem avalia todos as disciplinas por igual, exceto redação, que tem peso maior.

Então, organize seu cronograma intercalando as áreas, como história e física, português e biologia, entre outros. Também prefira estudar as matérias mais difíceis em horários que você tem mais disposição. Assim, é possível cansar menos e poderá fixar melhor os conteúdos.

Defina os horários

Após separar as matérias que precisa estudar, você deve definir quais são os melhores dias e horários para incluir no seu cronograma de estudos. Afinal, quantas horas você vai se dedicar aos estudos? Lembre-se de que não pode ser de mais e nem de menos, ou seja, deve existir um equilíbrio.

É muito importante delegar o mesmo tempo de estudo para cada disciplina. Além disso, a cada hora de estudo, faça um intervalo de 10 a 15 minutos. Porém, cuidado para não passar disso.

Leia também: Ensino Médio e cursinho: como conciliar?

Encontre o local de estudo

Agora que você já sabe o que e quando estudar, escolha bem o seu lugar de estudos. Às vezes sua casa ou seu quarto não é a melhor opção para isso, pois podem haver muitas distrações. Nesse caso, você pode optar por estudar em uma biblioteca ou em um coworking.

Porém, não esqueça que você pode precisar de algumas coisas durante as horas de estudo, como ir ao banheiro ou fazer um lanche. Também é importante escolher um local calmo, bem iluminado e arejado. Assim, é possível ter maior qualidade no estudo.

Reveja os assuntos da aula

Se você ainda cursa o terceiro ano do Ensino Médio, ou faz algum cursinho, tente conciliar os assuntos do dia ao seu cronograma. Com isso você aprende realmente o que foi dado na aula e fixa melhor os estudos. E assim evita ter que estudar todos os assuntos na véspera das provas.

Isso é essencial para você ter um melhor aproveitamento dos estudos do dia a dia. Essa prática poupa tempo e esforço, já que reforça o conteúdo estudado no dia. Assim, você não precisará ficar se matando nos dias que antecedem os exames da escola. Não se esqueça de incluir essa revisão no seu cronograma esses estudos.

Treine! Faça simulados

Muito importante que você programe um simulado a cada duas semanas, resolva provas antigas, treine sua redação e resolva tudo no tempo da prova. É bom se preparar de todas as formas possíveis. O momento da prova pode ser muito estressante e se você já estiver acostumado, isso pode fazer a diferença.

Além disso, cole lembretes no seu espelho, na sua porta e no guarda-roupa. Assim, a informação é assimilada naturalmente pelo seu cérebro.

Comece o seu cronograma!

Portanto, criar um cronograma de estudos é essencial para você conseguir os resultados esperados. Seja em relação às provas, vestibulares e ao Enem. É extremamente importante montar e colocar em prática no dia a dia. Não basta apenas estruturá-lo no papel, também deve-se transformá-lo em realidade.

Agora que você já sabe como montar um cronograma de estudos e organizar toda sua rotina, mãos a obra! Como mencionamos, não adianta ficar só na vontade, tem que pôr em prática. Mas se você acredita que o sono pode atrapalhar sua nova rotina, leia o nosso artigo Estudar com sono – Saiba como reverter essa situação e confira as dicas.

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM