Ensino médio e cursinho: como conciliar?

por | fev 22, 2022

Seja para o ENEM ou vestibulares específicos, candidatos que querem concorrer a cursos mais disputados costumam recorrer a métodos para estudar mais e melhor. Uma das medidas adotadas por muitos é fazer ensino médio e cursinho ao mesmo tempo.

Por outro lado, mesmo com os diversos benefícios que essa estratégia proporciona, nós sabemos (e você deve imaginar) que muitas dificuldades acompanham essa decisão. Foi com isso em mente que nós preparamos este texto.

Na sequência, você poderá ver, antes de qualquer outra coisa, se realmente vale a pena fazer ensino médio e cursinho ao mesmo tempo. Depois disso, nós ainda damos algumas dicas de como conciliar as duas atividades e extrair o melhor de cada uma delas.

Continue a leitura para entender melhor!

Vale a pena fazer ensino médio e cursinho ao mesmo tempo?

Antes de aprender a conciliar, é preciso ter a certeza de que vale a pena tentar. Logo, é preciso analisar as vantagens e as desvantagens desta aventura — que, de uma forma ou de outra, não deixa de ser uma jornada dupla, não é mesmo?

Começando com as vantagens, a primeira que devemos citar é a maior preparação — como já havíamos mostrado na introdução. Estudar em ensino médio e cursinho, contanto que você se dedique ao máximo em ambos, já fará com que você esteja duplamente mais preparado que a maioria dos outros candidatos.

Além disso, há a questão da revisão dos conteúdos. Nós sabemos como esta técnica é uma das mais importantes na hora de estudar para provas do ENEM e vestibulares. Com o cursinho, você revisará seus conteúdos de forma praticamente imediata, o que aumenta ainda mais a possibilidade de que eles se fixem na sua cabeça.

No entanto, não podemos simplesmente ignorar os pontos negativos. O principal deles é um que tem um certo peso: ao conciliar ensino médio e cursinho, você terá muito menos tempo para lazer e descanso.

É preciso questionar a si mesmo: “estou pronto para abrir mão desses pontos importantíssimos para ter qualidade de vida por um ou mais anos?”. Se a resposta for positiva, é possível que você consiga superar esta desvantagem.

Mas ainda tem mais: mesmo que você tenha essa disposição, os conteúdos cobrados não serão a única coisa que deverá ser aprendida. Até mesmo mais importante que eles, você precisará aprender a administrar seus horários. Somente com uma escala muito bem construída e respeitada você terá tempo para fazer tudo que precisa.

E como conciliar?

Ufa! Complicado, não? Analisar os pontos positivos e negativos é a melhor forma de decidir, de uma vez por todas, se fazer ensino médio e cursinho simultaneamente é mesmo a melhor opção. Se, mesmo com tudo que nós falamos, você ainda quer seguir neste caminho, a última seção deste texto é exatamente o que você procura.

A primeira dica para conciliar os dois é algo sobre o qual nós já falamos aqui: aprender a administrar os horários.Caso você não seja (ou não se torne) um verdadeiro mestre da organização e da disciplina, dificilmente conseguirá dar conta de tudo.

Mas este não é o único conselho que temos para você. Começamos o segundo com uma pergunta: você já reparou que tem mais dificuldades em algumas matérias do que outras, certo? Por que, então, ao invés de fazer um cursinho completo, não escolher algum curso especializado nas matérias em que você sente mais dificuldade?

Além de poupar tempo, isso ainda fará com que você consiga ter um foco maior nos pontos em que realmente deve melhorar.

Se a sua dificuldade é com a escrita da redação perfeita, saiba que o Redação Online pode te ajudar com isso! Nossa plataforma de correção de redações acaba funcionando da mesma forma que um cursinho, fazendo com que você aprenda ainda mais.

Ela funciona assim: você faz seus textos, os materiais são corrigidos por professores altamente qualificados e, com a redação corrigida em mãos, você consegue ver quais pontos podem ser melhorados. Fácil, não achou?

Para saber mais e entender melhor, não hesite em entrar em contato conosco!

Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM