Com base nos textos motivadores abaixo, produza uma redação dissertativo-argumentativa sobre o tema: ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL.

Texto 1

O ensino a distância no Brasil

O ensino a distância no Brasil vem evoluindo consideravelmente nos últimos tempos e muitas coisas estão se desenvolvendo ao mesmo passo. Com o avanço da tecnologia, a demanda por cursos online EAD vem aumentando consideravelmente e se mostra como a grande tendência para a educação nos próximos anos, além de se configurar como uma grande oportunidade de negócio.

Para se ter uma ideia, o último Censo EAD Brasil 2014/2015 revelou que existiam 1840 cursos a distância regulamentados no Brasil, com uma média de quase 520 mil alunos ativos matriculados. A tendência é que 56% das instituições em 2016 aumente os investimentos na área visando acompanhar as evoluções tecnológicas e o aumento acelerado da demanda.

Dados:

Cursos online EAD:

Ensino a distância no Brasil

Matrículas em cursos EAD:

Ensino a distância no Brasil

Investimentos em EAD no Brasil (comparação 2014 e 2015):

Ensino a distância no Brasil

Fonte: http://www.edools.com/ensino-a-distancia-no-brasil/

Texto 2

Evasão é o maior problema do Ensino a Distância, aponta estudo

A evasão dos estudantes é o maior obstáculo para o EAD (Ensino a Distância), segundo instituições que ofertam cursos nesta modalidade. O resultado foi obtido pelo Censo EAD.br 2010, o último divulgado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). Pela metodologia, foram considerados alunos evadidos os que não iniciaram os cursos na modalidade a distância ou os que abandonaram de uma forma ou outra.

redacao-online-enem

A seguir, em segundo lugar como fator mais desafiador, está a resistência dos educadores à modalidade. Em terceiro aparecem as dificuldades de adaptação da educação presencial para EAD e, em quarto, a resistência dos alunos ao novo formato.

PRINCIPAIS OBSTÁCULOS AO EAD, SEGUNDO INSTITUIÇÕES DE ENSINO*

 Cursos autorizadosCursos livresTotal
Evasão de alunos592483
Resistência dos educadores432265
Adaptação da educação presencial para EAD451459
Resistência dos alunos391554
Custos de produção dos cursos272249
Restrições legais30939
Suporte pedagógico e de tecnologia para os estudantes221436
  • Fonte: Censo EAD.br 2010
  • *Os dados na tabela referem-se ao número de respostas obtidas no estudo

As causas de evasão mais apontadas pelas instituições foram falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia.

Segundo João Vianney, consultor em ensino a distância, o primeiro semestre é o principal período de evasão de alunos no EAD. “Uma parte não se adapta à rotina de estudos individuais que a modalidade exige e acaba desistindo. Isso acontece porque ainda há o imaginário de que é possível aprender sem esforço no EAD, o que não é verdade. Os alunos têm de dedicar entre 12 a 15 horas estudos semanais para aprender, pois o conteúdo é equivalente ao que se ensina em uma faculdade presencial”.

CAUSAS DE EVASÃO, DE ACORDO COM AS INSTITUIÇÕES*

 Cursos autorizadosCursos livresTotal
Falta de tempo para estudar e participar422163
Acúmulo de atividades no trabalho361450
Falta de adaptação a metodologia301141
Desemprego15621
Viagens a trabalho13316
Custo de matrícula ou mensalidade13114
Impedimentos criados pelas chefias112
  • Fonte: Censo EAD.br 2010
  • *Os dados na tabela referem-se ao número de respostas obtidas no estudo

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/08/02/evasao-e-o-maior-obstaculo-ao-ensino-a-distancia-para-instituicoes-diz-estudo.htm

ESCREVER SOBRE ESTE TEMA!

Comentários do Facebook