Com base nos textos motivadores abaixo, produza uma redação dissertativo-argumentativa sobre o tema: ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL.
Texto 1
O ensino a distância no Brasil
O ensino a distância no Brasil vem evoluindo consideravelmente nos últimos tempos e muitas coisas estão se desenvolvendo ao mesmo passo. Com o avanço da tecnologia, a demanda por cursos online EAD vem aumentando consideravelmente e se mostra como a grande tendência para a educação nos próximos anos, além de se configurar como uma grande oportunidade de negócio.
Para se ter uma ideia, o último Censo EAD Brasil 2014/2015 revelou que existiam 1840 cursos a distância regulamentados no Brasil, com uma média de quase 520 mil alunos ativos matriculados. A tendência é que 56% das instituições em 2016 aumente os investimentos na área visando acompanhar as evoluções tecnológicas e o aumento acelerado da demanda.
Dados:
Cursos online EAD:
Matrículas em cursos EAD:
Investimentos em EAD no Brasil (comparação 2014 e 2015):
Fonte: edools – ensino a distância no brasil
Texto 2
Evasão é o maior problema do Ensino a Distância, aponta estudo
A evasão dos estudantes é o maior obstáculo para o EAD (Ensino a Distância), segundo instituições que ofertam cursos nesta modalidade. O resultado foi obtido pelo Censo EAD.br 2010, o último divulgado pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). Pela metodologia, foram considerados alunos evadidos os que não iniciaram os cursos na modalidade a distância ou os que abandonaram de uma forma ou outra.
A seguir, em segundo lugar como fator mais desafiador, está a resistência dos educadores à modalidade. Em terceiro aparecem as dificuldades de adaptação da educação presencial para EAD e, em quarto, a resistência dos alunos ao novo formato.
PRINCIPAIS OBSTÁCULOS AO EAD, SEGUNDO INSTITUIÇÕES DE ENSINO*
Cursos autorizados | Cursos livres | Total | |
Evasão de alunos | 59 | 24 | 83 |
Resistência dos educadores | 43 | 22 | 65 |
Adaptação da educação presencial para EAD | 45 | 14 | 59 |
Resistência dos alunos | 39 | 15 | 54 |
Custos de produção dos cursos | 27 | 22 | 49 |
Restrições legais | 30 | 9 | 39 |
Suporte pedagógico e de tecnologia para os estudantes | 22 | 14 | 36 |
- Fonte: Censo EAD.br 2010
- *Os dados na tabela referem-se ao número de respostas obtidas no estudo
As causas de evasão mais apontadas pelas instituições foram falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia.
Segundo João Vianney, consultor em ensino a distância, o primeiro semestre é o principal período de evasão de alunos no EAD. “Uma parte não se adapta à rotina de estudos individuais que a modalidade exige e acaba desistindo. Isso acontece porque ainda há o imaginário de que é possível aprender sem esforço no EAD, o que não é verdade. Os alunos têm de dedicar entre 12 a 15 horas estudos semanais para aprender, pois o conteúdo é equivalente ao que se ensina em uma faculdade presencial”.
CAUSAS DE EVASÃO, DE ACORDO COM AS INSTITUIÇÕES*
Cursos autorizados | Cursos livres | Total | |
Falta de tempo para estudar e participar | 42 | 21 | 63 |
Acúmulo de atividades no trabalho | 36 | 14 | 50 |
Falta de adaptação a metodologia | 30 | 11 | 41 |
Desemprego | 15 | 6 | 21 |
Viagens a trabalho | 13 | 3 | 16 |
Custo de matrícula ou mensalidade | 13 | 1 | 14 |
Impedimentos criados pelas chefias | 1 | 1 | 2 |
- Fonte: Censo EAD.br 2010
- *Os dados na tabela referem-se ao número de respostas obtidas no estudo
Fonte: educação uol – evasão é o maior obstáculo ao ensino a distância para instituições