Texto 1:

Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.

A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.

Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/554/os-desafios-da-educacao-inclusiva-foco-nas-redes-de-apoio

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Texto 2:

O capítulo III, Seção I, artigo 206 da Constituição Federal de 1988 diz: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.” Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 4.024/61, em seu Artigo 88, traz o seguinte texto: “A educação de excepcionais deve, no que for possível, enquadrar-se no sistema geral de educação a fim de integrá-los na comunidade.” Não há, portanto, uma coerência nas leis brasileiras em relação a como deverá ser o processo de inclusão de alunos com déficit de aprendizagem no sistema educacional. A partir daí já podemos ter uma ideia das deficiências do ensino brasileiro no que se refere ao tema inclusão.

Fonte: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-salesiano-santa-teresinha/educacao-inclusiva-teoria-e-pratica/

Texto 3:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-IXN42f6uyQA/TgapyDvRUWI/AAAAAAAAA9g/hAqeucPb72Q/s1600/professor+despreparado+para+educa%25C3%25A7%25C3%25A3o+especial.JPG

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Os desafios da Educação Inclusiva no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

QUERO USAR ESSE TEMA!


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