COMO TIRAR NOTA MIL NA REDAÇÃO ENEM?

por | mar 29, 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), todos os anos, tira o sono de muitos estudantes e pessoas que já concluíram essa etapa da Educação Básica. Isso porque ele avalia os conhecimentos dos participantes e uma boa nota pode ser o passaporte de ingresso em uma universidade. As provas do Enem são famosas por serem exaustivas, contendo muita leitura e interpretação de texto, habilidades que boa parte da população não domina segundo alguns estudos na área. Além disso, é necessário escrever uma redação de até 30 linhas e ela vale, sozinha, 20% da nota final. Produzir uma redação nota 1.000, portanto, é o objetivo de quem faz a inscrição no Enem.

Você sabe como fazer uma redação nota mil? Se não sabe, acompanhe a leitura e entenda tudo que é preciso para conseguir o nível mais alto na avaliação da prova. Se já sabe, acompanhe para aproveitar as nossas dicas e melhorar ainda mais o seu desempenho no exame nacional! Vamos lá!

O que é um texto dissertativo-argumentativo?

Antes de mais nada, é fundamental conhecer a estrutura do tipo de texto cobrado pela banca do Enem. Muitos estudantes não conhecem as diferenças entre os gêneros textuais e produzem, por exemplo, artigo de opinião quando deveriam escrever uma redação dissertativa-argumentativa. Mesmo que haja algumas semelhanças, é imprescindível saber a diferença se você quiser sonhar com a nota mil.

Tanto o artigo de opinião quando a dissertação são gêneros do tipo argumentativo que têm em comum a intenção do autor em defender o seu ponto de vista de forma fundamentada sobre alguma demanda social. A diferença básica é que, como o próprio nome diz, no primeiro a opinião é marcadamente pessoal, podendo ser feito o uso da primeira pessoal gramatical (eu). Já o texto dissertativo-argumentativo é marcado pela impessoalidade na escrita, embora também seja voltada ao convencimento do leitor a respeito de uma ideia.

Outra confusão comum é entre dissertação argumentativa e dissertação expositiva. Na primeira, como desenvolveremos na sequência, é requerido uma tese, ou seja, uma clara defesa de algum modo específico de enxergar os fatos. Na expositiva, no entanto, apenas são apresentados dados e referências sobre o assunto, demonstrando amplo conhecimento, mas sem a necessidade de propor soluções. Todos esses gêneros textuais se estruturam em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. No caso do Enem, você verá que o encerramento do texto exigirá uma proposta de intervenção. Logo vamos mostrar como fazê-la. Siga na leitura!

Como o Enem avalia as redações?

Para se dar bem e conseguir a almejada redação nota mil, você precisa saber o que será avaliado pelos corretores oficiais da prova. O Enem tem uma especificidade que é a atribuição de notas por competências e em níveis, assim é possível que avaliadores do Brasil inteiro consigam atribuir pontuação para milhões de participantes de forma mais justa. Portanto, tais critérios são bastante objetivos e distribuídos em escalas (níveis) conforme o desempenho do participante. Assim, saiba que uma das premissas do trabalho de quem corrige os textos é possibilitar que todas as pessoas consigam tirar uma boa nota considerando o que apresentou no texto.

As competências são cinco e visam avaliar o desempenho em relação aos seguintes aspectos:

  • Competência I: avalia-se o uso formal da língua portuguesa na modalidade escrita, portanto é preciso demonstrar o domínio, ou seja, que você consegue escrever sem desvios (erros de escrita) e com uma estrutura sintática excelente (organização das orações e períodos, tornando a leitura clara e fluida).
  • Competência II: verifica-se se houve entendimento da proposta de redação e se foram aplicados conhecimentos diversificados (repertório sociocultural) de modo produtivo no desenvolvimento do tema. Além disso, será avaliado o atendimento ao gênero textual dissertativo-argumentativo.
  • Competência III: o avaliador identificará se há um projeto de texto que primou pela seleção, relação organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Deve haver coerência nessa articulação de dados.
  • Competência IV: o texto precisa apresentar mecanismos linguísticos suficientes para a construção da argumentação. Aqui, portanto, o participante precisa demonstrar domínio do uso de elementos coesivos e operadores argumentativos inter e intraparágrafos. Ou seja, estamos falando de coesão textual.
  • • Competência V: o participante precisará propor alguma intervenção a ser feita diante da problemática tratada no texto, coerente com a sua argumentação e sua tese. Essa proposta deve conter cinco elementos obrigatórios: ação + agente + modo/meio + efeito + detalhamento. Fique tranquilo(a) que explicaremos como fazer isso na sequência deste artigo!

Quantos erros são admitidos para alcançar a nota 1.000 na redação?

Engana-se quem pensa que as redações nota mil são todas perfeitas, sem erros. Embora seja, sim, possível que alguns participantes não cometam desvios, alguns textos com nota máxima podem apresentar algumas pequenas falhas que não comprometeram a atribuição do nível 5 em todas as competências. Veja abaixo o que não prejudica a avaliação da sua nota no nível mais alto:

  • Competência I: permitido haver até dois desvios (erro de grafia, acentuação, concordância, pontuação, vírgula, uso da crase etc.), no máximo. Além disso, pode haver apenas uma falha de estrutura sintática (truncamento ou justaposição de orações ou períodos).
  • Competência III: são admitidos deslizes pontuais tanto de projeto de texto quanto de desenvolvimento das ideias, fatos, opiniões e argumentos.
  • Competência IV: os textos de nível 5 nesta competência podem apresentar raras repetições dos elementos coesivos, todavia não pode haver inadequações – uso equivocado desses mecanismos. Ou seja, não pode um elemento que deveria ter sentido de conclusão quando a ideia era de adversidade, por exemplo.

E as competências II e V? Não são admitidos erros?

A resposta é não. Nesses dois casos, o texto precisa ser “perfeito”, ou seja, na competência II o participante precisa abordar completamente o tema, mostrar as três partes do texto, sendo que nenhuma delas pode ser embrionária (poucas linhas desenvolvidas). Além disso, o repertório deve ser legitimado e pertinente ao tema, com uso produtivo. Assim, deve haver informações relevantes para a defesa do ponto de vista, coerentes com o tema, funcionando para o convencimento do leitor sobre as ideias apresentadas.

Já na competência V, para conseguir os 200 pontos, é obrigatório que a proposta de intervenção apresente todos os elementos citados anteriormente: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento. Portanto, é fundamental estudar e começar a entender como fazer bom uso das informações no texto e fazer propostas completas na conclusão para que a sua redação seja nota mil!

O que as redações nota mil têm em comum?

A cada edição do Enem, o número de redações avaliadas com nota máxima vem reduzindo. Em 2017 e 2019, houve 53 redações nota mil. Em 2018, o número foi semelhante, com 55 redações com essa pontuação. Mas já houve anos em que 481 participantes tiraram nota 1.000, como em 2013. De todo modo, se considerarmos que milhões de pessoas fazem as provas Enem, é um número bastante baixo. Os fatores para isso podem ser muitos, que vão desde déficit educacional até falta de investimentos na área, passando ainda por uma cultura que privilegia aquilo que é de mais rápido consumo e de pouca reflexão, como tecnologias e mídias sociais. Portanto, diante desse quadro, ser excelente em todas as competências torna-se um grande desafio.

No entanto, mesmo considerando todas essas adversidades, não é impossível alcançar a nota máxima, e as redações nota mil que ainda aparecem todos os anos estão aí para provar isso. Uma boa recomendação é que você leia alguns exemplos de redação nota mil para tentar perceber por que razão foram tão bem avaliadas. Com base no que você já aprendeu neste artigo, saiba que as redações nota 1.000 têm em comum os seguintes requisitos:

  • Escrita formal em língua portuguesa

Privilegiaram o padrão da escrita formal, respeitando todas as regras gramaticais. Os autores souberam apresentar estruturas sintáticas mais completas, e não somente a ordem clássica (sujeito + predicado + objeto/complemento). Mostraram domínio de inversões sintáticas e um vocabulário amplo, com poucas repetições e inadequações. Além disso, evitaram formas típicas da oralidade.

  • Compreensão da proposta de intervenção

As redações nota mil deixam evidente a estrutura dissertativo-argumentativa, sem traços de outros tipos textuais (como os narrativos e descritivos). A escolha do repertório condiz com a temática, sendo organicamente pertinente ao tema (leia-se: não forçam a barra com referências que não são relevantes para a discussão). Isso significa que a escolha de dados, fatos, citações etc. é produtiva, assim contribuindo para a clareza do texto.

  • Apresentação da tese na introdução

O tema e o ponto de vista sobre ele estão já nas primeiras linhas do texto. É a partir disso que o desenvolvimento e a conclusão formarão um todo coerente com as ideias e a fundamentação apresentada. Mostram a tese de cara e deixam clara para o leitor a linha de raciocínio.

  • Parágrafos de desenvolvimento argumentativos

Textos com as notas mais altas não só fazem uso de referencial como também conseguem desenvolvê-lo de modo a contribuir para a defesa da tese. Assim, durante todo o texto há desenvolvimento completo das ideias, não sendo deixado para o leitor completar as lacunas do autor.

  • Conclusão com proposta de intervenção completa

Os participantes com melhor desempenho não esquecem que há cinco elementos obrigatórios na conclusão. Além disso, propõem soluções que são coerentes com a tese e com o que foi desenvolvido ao longo da redação.

Como estudar redação?

Esqueça a ideia de que escrever bem é um dom. Todo mundo pode desenvolver essa habilidade, desde que haja estudo e, principalmente, treinamento. Não há fórmulas mágicas, embora muitas sejam vendidas em sites e perfis da internet. O único modo de fazer uma redação nota mil é escrevendo muitas redações que talvez não fossem avaliadas com essa nota. Escrever bem e conseguir a tão sonhada nota máxima no Enem é um processo! Veja agora algumas dicas para você começar agora mesmo a estudar redação.

  • Leia muito!

O hábito de ler está cada vez mais sendo abandonado pelas pessoas. A busca por respostas rápidas tem prejudicado que elas se entreguem a uma leitura de maior fôlego. Até mesmo na internet, são poucos que leem um texto que exija mais de 7 minutos de leitura, e por essa razão alguns portais de notícias informam, junto ao título, o tempo que o leitor levará para receber a informação (que é cada vez menor). Algumas técnicas de engajamento nas redes também privilegiam uma escrita mais curta, o que tem nos deixado bastante mal-acostumados. O ideal é que você leia de tudo, desde notícias variadas sobre as atualidades como obras literárias, biográficas, históricas, em diversos gêneros textuais. Isso certamente será útil como repertório no dia de escrever uma redação Enem.

  • Habitue-se a escrever

De nada adianta saber tudo sobre a estrutura do texto e sobre a gramática se você não colocar esses conhecimentos em prática. Quem está se preparando para o Enem precisa estabelecer um cronograma de estudos em que a escrita de, no mínimo, uma redação por semana seja contemplada. Se você fizer uso de plataformas de correção, como o Redação Online, espere sempre a devolutiva de sua redação corrigida antes de escrever uma nova sobre outro tema. É fundamental reescrever os textos já produzidos e que ainda podem ser aprimorados. Observe os apontamentos dos corretores e abuse das reescritas, pois são elas que de fato colocarão seu texto mais próximo das notas mais altas em todas as competências avaliadas.

Calcule o tempo usado para compreender a proposta, levantar os argumentos, escrever o rascunho, reler o texto (fazendo os ajustes) e passar a limpo. Escreva sempre à mão para deixar sua letra bem legível. Com as facilidades atuais, são poucos os momentos em que colocamos as mãozinhas para trabalhar. Elas também precisam de treinamento!

  • Coloque-se na posição do leitor

Jamais escreva um rascunho e o passe a limpo sem reler a redação algumas vezes para identificar se a construção dos períodos deixou claras as suas ideias. Pense como o leitor do texto: houve objetividade e está acessível a qualquer público? A linguagem está adequada? O vocabulário usado é rico, mas sem ser difícil de entender? Há diversidade de uso de conectivos e operadores argumentativos em todo o texto? Se não houver, é possível inserir alguns? A proposta de intervenção tem os cinco elementos obrigatórios? Conforme você identificar as falhas, arrume-as ainda no rascunho. Convém também deixar o texto de lado por alguns minutos para poder fazer a leitura dele com mais calma e a cabeça mais fria e atenta posteriormente. Isso ajudará a identificar os problemas com mais facilidade, bem como dará tempo para você amadurecer as ideias apresentadas e verificar se elas estão coerentes.

Dicas sobre como fazer uma redação nota mil

  • Compreenda o comando da prova. Ele trará informações fundamentais como número mínimo e máximo de linhas da sua redação, obrigatoriedade ou não de apresentar título, gênero textual a ser priorizado, entre outras.
  • O Enem não exige a apresentação de título, mas caso você use um no seu texto, saiba que ele será alvo de avaliação. Portanto, é primordial que você saiba como produzi-lo de forma eficiente.
  • Vá além dos textos motivadores apresentados na prova. Eles estão ali para que você entenda melhor sobre o que precisa escrever, no entanto copiá-los ou fazer uso apenas dos dados apresentados neles fará sua redação ser avaliada como mediana na competência II, o que impacta – e muito – na avaliação das demais. Apresente sempre uma boa fundamentação. Para isso, então, vale a pena você separar alguns minutos para escrever um projeto de texto ou mesmo fazer um mapa mental com todas as informações que você deseja desenvolver para defender seu ponto de vista.
  • Evite rasurar a sua folha de prova. Ao errar uma palavra, passe apenas um traço simples por cima dela e escreva-a corretamente na sequência. Faça todos os ajustes necessários na folha de rascunho e muita atenção à hora de passar a limpo. Faça a transcrição com o mínimo de desvios.
  • Não ultrapasse as margens da folha de prova ou do caderno. Respeite os limites das linhas e não esqueça de sinalizar as entradas de parágrafo. Conforme você for treinando, entenderá melhor como desenvolver bem os argumentos num espaço tão limitado. Em geral, distribua o texto em quatro parágrafos: um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão. Além disso, cuide para que todos os parágrafos tenham mais ou menos o mesmo número de linhas (entre 5 e 7).
  • Respeite as regras de separação silábica na translineação. Quando uma palavra não couber inteiramente em uma linha, coloque um traço após uma das sílabas e continua-a na linha seguinte. Apenas um traço na linha anterior é necessário, na nova linha não coloque nada além da continuação da palavra.
  • Evite ter a prova zerada por produzir qualquer tipo de identificação na folha de prova, pois esse é um critério de desclassificação. Por incrível que pareça, o desconhecimento muitas vezes leva pessoas que escrevem bem a tirar zero. Por essa razão, leia atentamente o edital do Enem e a cartilha do participante para saber quais os fatores que levam à nota zero bem como todos os critérios usados nas avaliações de forma mais detalhada. Não seja pego de surpresa! Todas as informações já estão disponíveis e são amplamente divulgadas. Acesse-as!

Como agir no dia da prova para tirar a nota 1.000 na redação?

Depois de um ano inteiro de preparação, chega a hora da verdade. Isso mesmo! O momento de, enfim, realizar a prova pra valer pode causar bastante ansiedade e apreensão. Portanto, quanto mais preparado(a) você estiver, menores serão os temores que sentirá no momento decisivo de mostrar tudo o que você sabe.

Em primeiro lugar, lembre-se de: tudo que você poderia fazer para tirar mil já foi feito na preparação. No dia da realização da prova não é recomendável você escrever textos ou fazer leituras muito densas para tentar arrumar repertório de última hora. Embora seja muito difícil prever qual será o tema, foque em uma preparação prévia eficiente, com a leitura de notícias e fatos sociais mais relevantes dos doze meses anteriores ao dia de prova, especialmente os do primeiro semestre de cada ano. Como as provas são elaboradas com meses de antecedência do dia da aplicação, assuntos mais recentes têm pouca probabilidade de serem cobrados. Então, relaxe! Se você estudou durante o ano, poderá se sair muito bem!

Chegue com tempo de sobra para fazer a prova. Quanto mais dificuldades você tiver para chegar ao local de prestar o Enem, mais ansioso e tenso(a) ficará. Estar psicologicamente bem é fundamental para um bom desempenho, então elimine todo tipo de obstáculo externo para que o foco esteja na prova. Respire fundo e mantenha a mente no momento presente! Não é hora de ficar pensando no que você poderia ter feito, o passado não dá pra mudar. Faça o melhor possível no agora, com tudo o que você tem!

Há muitas técnicas para elaborar a redação nota mil no dia da prova e você deve testá-las ao longo do ano para saber qual a melhor para você. Uma delas é a seguinte: assim que receber seu caderno de provas, leia os textos motivadores e saiba qual o tema de redação. Planeje o que como desenvolverá o texto e escreva o seu rascunho. Depois, faça alguma das provas do caderno que você se sente mais confiante para “dar um tempo” do seu texto. Assim, quando for ler novamente, conseguirá perceber o que precisa ser feito para melhorá-lo. Releia o texto algumas vezes, até ele fazer 100% de sentido pra você. Só depois de tudo isso é que você deve passar a limpo, e não deixe essa etapa para quando faltarem poucos minutos de prova. O nervosismo pode fazer você acabar cometendo erros bobos. Faça uma boa gestão do tempo e tudo dará certo.

Depois de entregar sua prova, saiba que não está mais nas suas mãos. Por essa razão, faça tudo que for necessário antes, estudando e se preparando bem. Missão cumprida, é hora de descansar e aguardar o resultado do Enem. Depois de todas essas informações e dicas, temos certeza de que você se sairá bem e poderá até conseguir a redação nota mil se colocar a mão na massa!

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Cláudia Bechler

Bacharela e Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSC. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC.
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