logo redação online

Por que eu devo pesquisar sobre o tema antes de produzir o meu texto para o ENEM?

Mais uma dica da equipe do Redação!

Frequentemente, os alunos nos fazem o seguinte questionamento: se eu não terei acesso a nenhum material de apoio na hora de fazer a redação do ENEM, por que vocês insistem que eu devo pesquisar sobre o tema antes de iniciar a produção do meu texto? Para início de conversa, vamos nos voltar para a competência 2, descrita na Matriz de Referência do ENEM da seguinte forma: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Ou seja, como diria Arnaldo Cezar Coelho, a regra é clara: para obter o nível 5 na competência 2, o estudante precisa apresentar conhecimento de áreas variadas, demonstrando amplo domínio do tema e indo além do senso comum. Certamente você deve estar se perguntando como fazer e a resposta é bem simples: pesquisando muito! Venha ver Por que devo pesquisar sobre o tema antes de produzir o texto?

redacao-online-enem

Agora, vamos a mais uma dúvida muito comum entre os alunos: se não sabemos previamente qual será o tema da redação, de que adianta fazer tanta pesquisa? Bem, a resposta, nesse caso, também é bem pontual: quanto maior o número de temas com os quais você tem contato, maiores são as chances de se deparar, na hora da prova, com um tema conhecido. E, cá entre nós, é MUITO mais fácil falar sobre algo o qual pesquisamos, né?

texto comp 2

O estudo do tema também vai lhe ajudar a desenvolver a competência 3, visto que não tem como defender um ponto de vista de forma efetiva sem ter conhecimento sobre o que está se falando. Além disso, não podemos nos esquecer que a prova do ENEM cobra muitos conteúdos de atualidade, logo, mesmo que você não use todas a suas pesquisas para aplicação na redação, há uma grande de chance de esse conteúdo pesquisado lhe auxliar na resolução do exame. Isso sem contar, é claro, que conhecimento nunca é demais! Ter bagagem de leitura é de grande serventia nas entrevistas de emprego, na sua futura vida acadêmica, nas discussões com o seu tio chato no almoço de família, nas rodas de conversa do bar e até para conquistar o seu crush.

Então, já passou da hora de deixar a preguiça de lado e lembrar que o Google não serve só para pesquisar sobre a vida daquele do ator de série preferido, tá? Mãos à obra, pessoal! Gostou de nossas dicas e do Por que devo pesquisar sobre o tema antes de produzir o texto?  🙂

                                                                                        Professora Juliane

                                            Supervisora e corretora do Redação Online

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes