Vai fazer o Enem neste ano? Já tá cansado de ir mal na redação? É a milésima vez que vai fazer o Enem? Ou, então, é seu primeiro Enem e você NEM SABE POR ONDE COMEÇAR A ESCREVER A REDAÇÃO? Então este texto é pra você!

Assim como você, todos os alunos querem se dar bem na redação, né? E sabe o que vai te diferenciar de todo o resto? O seu conhecimento!

Antes de mais nada, é preciso ter em mente algumas informações importantes. Vamos a elas?

1. Precisa ler o edital e entender o que o Enem espera de você na hora de produzir o seu texto;

2. Leia também o manual do aluno e conheça os aspectos do seu texto que serão avaliados. Assim, você estará, em teoria, preparado para começar a escrever;

3. Procure temas das redações de ENEMs anteriores, para se familiarizar com o estilo da prova.

Tudo bem, feito! E depois, é pra fazer o quê?

Agora chegou a parte mais complicada: a hora de colocar em prática as informações. E sabe como fazer isso? Você precisa praticar, espertão (como o nome já diz)!

Mas, pra iniciar essa prática, nós podemos te ajudar nisso!

Vamos, então, aos passos mais importantes na hora de se preparar pra redação do ENEM.

Confira a nossa receita infalível para você acertar na redação do Enem

1. Planeje o seu texto!

Este é o momento de planejar a sua redação! Depois de escolher um tema, em um rascunho, anote, pontualmente, os tópicos que serão desenvolvidos em cada parte do seu texto – introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso mesmo, você precisa fazer um “esqueleto”, um esquema ou sei lá, escolhe um nome aí pra isso.

A questão é: você precisa planejar o que vai ser desenvolvido. Então, você vai precisar escolher um tema, decidir qual vai ser o seu posicionamento e planejar os argumentos que vão te ajudar.

2. Está na hora de escrever!

Vamos para a escrita da redação! Siga o esquema que você criou e vá desenvolvendo os parágrafos, sempre lembrando de manter uma clara organização. Neste momento você precisa lembrar que na introdução deve haver uma tese clara, que a argumentação deve ser consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e trazer excelente domínio da tipologia.

redação

3. Receba feedback!

Essa é fácil: pra você melhorar, não basta ir escrevendo mil textos e deixa-los guardados. É preciso mostrar ao mundo do que você é capaz! Ou seja: você deve mostrar seu texto para alguém capacitado, para que esta pessoa avalie seus conhecimentos e, principalmente, mostre quais aspectos precisam ser melhorados (nós podemos te ajudar nisso hehe).

4. Reescreva seu texto!

Ninguém disse que essa tarefa seria fácil, amiguinho! Depois de receber o feedback, você precisa reescrever o texto, levando em consideração os apontamentos e melhorando os aspectos nos quais você se saiu mal. E envie, novamente, a redação para correção!

Prontinho! Depois disso, é só reiniciar o ciclo, sempre tendo em mente as dicas sobre os textos anteriores. O ideal é que você escreva sobre os diversos temas que podem cair no Enem (a gente já postou vários aqui no blog).

Conseguiu “pegar” a nossa receitinha para o sucesso? Ela é bem simples: exige preparação, e preparação exige prática! Tem gente que chega no dia da prova sem saber, por exemplo, quais são as competências avaliadas no texto. Mas não é o seu caso, né? Você já vai chegar lá preparado, depois de seguir todas as nossas dicas!

Nós sabemos que nem sempre é fácil se sentir estimulado para escrever, principalmente pra quem tem dificuldades neste aspecto. Porém, é a prática que vai te ajudar a melhorar, então, não há outro segredo! Quando bater o desespero, você precisa lembrar que nenhum sucesso vem sem esforço.

Então, quando estiver desanimado, se imagine tomando uns bons drinks em uma praia paradisíaca, depois de ter conquistado o trabalho dos seus sonhos. Aí, pare de imaginar e vá escrever! Entre em nosso site e veja os planos que podem te ajudar!

QUERO APRENDER REDAÇÃO!


Leia mais:

Dicas de como estudar sozinho para o ENEM

Como estar pronto para qualquer tema que caia no Enem

O que são as competências da Redação do ENEM?

Escolha profissional: 5 dicas importantes para o seu futuro

Comentários do Facebook